O movimento open source precisa de mais designers

Confira o post completo no blog: O movimento open source precisa de mais designers - Diolinux

O movimento open source conta com ferramentas poderosíssimas, mas a maioria delas peca no aspecto de design.

10 curtidas

Além do artigo ser muito bacana, está bem alinhado com o que eu penso e pratico desde sempre. Apesar de não ser exatamente “um designer” já tive oportunidade de colaborar com artes em diversos projetos e isso é sempre gratificante.

Aliás, fica a dica: se você tem um projeto comunitário ou mesmo uma empresa com viés de ajudar a população através da sua solução, pode me enviar uma DM… ficarei feliz em ajudar de alguma forma.

Nem só de programadores viverá o software. :wink:

:vulcan_salute:

8 curtidas

Se você pensar bem, a maioria dos programas que o público tem mais acesso até que são bonitos, como os ambientes gráficos KDE Plasma e GNOME junto a seus respectivos aplicativos padrão; que é onde está o grosso. Têm o XFCE, MATE e LXQt, que possuem visual bastante aceitável na minha opinião e são para um público mais “diferenciado” de qualquer forma.

Quanto aos navegadores, não tenho o que comentar uma vez que a maioria é multiplataforma e basicamente é a mesma coisa no Windows e no Linux.

Pessoalmente gosto do visual “Office 2003” do LibreOffice, mas é bom que ele dê uma atualizada na interface. O problema é que achei legal a nova interface Notebookbar dele, é aquele negócio que você sente que algo não está certo, mas não sabe apontar onde está o erro.

A questão fica mesmo com o restante dos programas e mesmo esses não fazem feio. Meu maior problema com alguns poucos deles é com o tema dos seus ícones, como é o caso do GIMP e SMPlayer, especialmente esse último. Sei que é possível trocar o tema dos ícones ou skins de alguns desses programas, mas o visual mais bonito já deveria vir na interface padrão.


Meu maior problema com uns poucos programas livres distribuídos para Linux é que, apesar da competência técnica dos seus desenvolvedores, eles são muito tapados na hora de oferecer a melhor experiência aos seus usuários.

Vou me focar nos emuladores, porque é o que tenho na cabeça agora.

Esta semana criei um tópico para criticar o visual do RetroArch.
Fui testar o Mupen64 (interface Qt, que é o que tem nos repositórios do *ubuntu) e selecionei a pasta onde estavam minhas ROMs para que as mesmas fossem exibidas na janela do programa; nada aconteceu, pensei que era um BUG, mas depois vi que, por padrão, a interface não exibe as ROMs, deixa como vazio. Respeito quem prefere deixar sem mostrar nada, mas se seleciono uma pasta de ROMs, é de se imaginar que a maioria que as pessoas que fazem isso querem ver a lista de ROMs na janela do programa! É um detalhe pequeno que faz a diferença.
Outro detalhe: a seleção de teclas dos controles – quando há alguma – é uma piada na maioria dos casos.

5 curtidas

Um bom projeto de UX (experiência do usuário) vai bem além de criar uma interface “bonita” - penso que, em relação à diversos projetos muito importantes hoje, como GIMP e Inkscape, as maiores necessidades são corrigir “gargalos” que tornam o uso do programa menos produtivo do que ele poderia ser.

Tenho um exemplo que diariamente me incomoda, que são as propriedades de ferramentas do Inkscape, que ficam todas “amontoadas” e muitas vezes é quase impossível localizar a que você precisa utilizar.

Com mais especialistas em usabilidade e design contribuindo com o projeto, provavelmente achariam soluções para estes e outros pontos que são passíveis de melhoria.

:vulcan_salute:

8 curtidas

Eu sempre achei que só eu tinha esse problema por talvez meu monitor ser pequeno. Mas vejo que não, é algo totalmente pouco prático essas propriedades desta forma.

Bom, desde 2016 tenho me esforçado para mudar um pouco o cenário do uso de Linux para design por meio do meu canal no YouTube:

A comunidade de design precisa realmente aumentar bastante para que sejamos mais vistos e acho que o ensino dos softwares é uma boa forma de apresentar. O Photoshop e o próprio Corel Draw cresceram muito por ter gente que faz conteúdo desde muito tempo. Está na hora de chegar mais gente conhecer e usar.

7 curtidas

Obrigado por citar o nosso projeto. De pouco em pouco conseguimos mostrar ao mercado que é possível trabalhar com design utilizando software livre.

Para quem tiver interesse, também criamos um site e é possível acompanhar algumas novidades por ele: www.designelinux.com.br

:pray:

4 curtidas

De fato, muitos projetos open source são excelentes, mas a maioria peca na interface, não que as interfaces deles sejam ruins, apenas poderiam melhorar, o Inkscape mesmo é excelente, mas a interface dele com aquelas dock todas do lado direito, isso é um problema, se fosse pelo menos igual o GIMP ou o Krita já melhoraria demais.

3 curtidas

Quem estiver com dúvidas e precisando de uma ajuda com a parte visual, super recomendo conversarem com o @eddiecsilva e com o @designelinux, ambos entendem muito do assunto.

2 curtidas

Trabalho em gráficas e agências desde 2001, e sempre tive os principais softwares open source por perto, até por ser um testador de software por convicção. Já fiz livros que foram produzidos no scribus, logos, folhetos e cartazes no inkscape e muito tratamento de imagem no gimp. O grande problema do mundo open source, a “aparente falta” preocupação com o UX e o pouco investimento em finalização gráfica. Falando especificamente de Scribus, Inkscape e Gimp, que uso junto Indesign, Illustrator e Photoshop, existe uma aparente necessidade de ser diferente dos primos ricos, ignorando que a grande maioria das pessoas que vão testar esse programas, já trabalham com as versões pagas. O Gimp, a exemplo, parece que “tenta imitar” o UI do Photoshop, mas não o UX, e isso dificulta a migração, pois é muito mais fácil se adaptar a uma interface nova de software, do que a uma nova maneira de pensar o trabalho.

3 curtidas

Olá @designelinux vou acompanhar! Parabéns pela iniciativa!

1 curtida

Odysee.com please

É só sincronizar o canal do YouTube com o do odysee e já está

No blog do Linux Mint eles estão a procura de artistas pra ajudar no design do novo site e no próprio Mint

https://blog.linuxmint.com/?p=4116

‘‘Right now we’re working on this website but we’re also constantly looking for artists. Put bluntly we can implement pretty much anything, any website, any software application, we can make it work and work really well, but we can’t make it look nice :slightly_smiling_face: After this website we’ll have more websites to redesign, we’ll want our icon theme, GTK theme, titlebars and the look of the Linux Mint desktop in general to improve as well, and for this we need more artists to come and join us.’’

1 curtida

Eu também estou, mas é complicado.

Olhem esse OS concept.

2 curtidas

Eu gostaria de customizar o gnome pra ficar assim