Bom eu vi aqui tem um tópico bem parecido, mas acho que esse não seja o caso aqui, estou usando o Pop!_OS 21.04 no momento, e meu wifi ou a internet cabeada, cai depois de um certo intervalo de tempo, a principio eu achei que era o cabo, já que da primeira vez eu conectei ele, troquei e mesma coisa, e com o wifi a mesma coisa, peguei o wifi do vizinho e por algum motivo ele funciona sem o menor problema.
Estou cogitando dois problemas de hardware mesmo, um é na entrada de ethernet da minha placa mãe, E quando eu conecto o meu celular ele funciona de boas.
Existe a possibilidade de o problema ser no seu modem, já que em outra rede o problema não ocorre.
Eu considero essa possibilidade, o mais estranho é que eu to usando wifi agora pelo celular, e não caiu até agora.
Eu to comecando a acretidar que o roteador não aguenta o meu pc conectado
Monitorei os logs, e não aparece nem um erro de desconexão o que me deixa ainda mais confuso sobre isso, então eu mudei algumas configurações no roteador ele não cai mais em momentos aleatórios comigo fazendo qualquer coisa, agora ele apenas cai quando eu uso o discord, seja ele no desktop ou no navegador.
e usando o jounal clt não exibe nada de erro
Já levou em consideração ser o dns?
Tente colocar no PC o dns do Google ou outro qualquer…
Por exemplo
1.1.1.1
8.8.8.8
1.0.0.1
8.8.4.4
É via cabo?
Já tentou trocar o cabo?
Pode ser configuração
Qual a saída do comando?
lspci -v
verificou se, por acaso, não esta com IP repetido na rede?
troque o cabo da rede
troque o DNS
Não sei se pode ser o seu caso, mas eu tinha um problema parecido com meu PS4. Todos os outros dispositivos tinham conexão normalmente mas no PS4 a conexão caia periodicamente. Fiquei muito tempo sem saber o que fazer. Fiz configuração manual de MTU e nada. Um dia mudei o modo de rede do roteador e a conexão parou de cair no PS4. O roteador tinha os modos B, G, N e o que eu fiz foi desativar o modo N. Hoje em dia uso outro roteador e não tive que fazer nenhuma configuração adicional.
Já, foi a primeira providência que tomei mudei os cabos, e continuou a mesma coisa
Já testou em outro sistema?
Passe a saída do comando que passei para ver se existe alguma configuração extra
Isso funcionou em partes, agora ela não cai mais exceto quando eu entro em call no discord, por alguma razão ele derruba a internet
experimenta mudar o canal do seu roteador e deixar um ip statico para seu pc.
Veja se configurando o MTU melhora o discord. Tem esse tópico que ensina ver o melhor MTU e a configurar.