O Manjaro e seus possíveis problemas

Recentemente li alguns textos, respostas e artigos sobre algumas peculiaridades que acontecem no Manjaro e gostaria de saber a opinião de vocês sobre isso, principalmente sobre o fato de o Manjaro “segurar” os pacotes do Arch e não os do AUR, com isso possivelmente podendo ocasionar quebras.

Concordam ou discordam dos outros pontos apresentados nos tópicos dos links abaixo?

https://www.hadet.dev/Manjaro-Bad/

Só pra constar, gosto bastante do Manjaro e de sua ideia de ser um Arch mais amigável, inclusive, por causa disso é uma distro que sempre acompanho e testo. Não estou atacando-os e nem nada do tipo, apenas fiquei curioso quanto à esses ocorridos mencionados.

Agradeço quem puder contribuir com suas ideias.

Bem, vamos lá.
Usuário do Manjaro aqui há 10 meses praticamente. Instalei mesmo sendo o tipo de pessoa que prefere estabilidade.

1. Suporte AUR
    Uma das coisas citadas, sobre o uso de AUR é uma polêmica na comunidade do Manjaro, mas que está na documentação.
    AUR não é suportado oficialmente. Logo, não adianta querer que os DEVs segurem os pacotes AUR, porque eles não são suportados. Simples assim.
    Agora, se eles disponibilizam, e em alguns casos até sugerem o uso de certos pacotes, eles deveriam no mínimo dar algum suporte.

2. Estabilidade
    O pessoal da comunidade costuma dizer que o Manjaro é estável desde que você saiba o que está sabendo. E isso é muito verdade. Parte do que foi exposto aí, se encaixa nisso. No Manjaro, vc precisa saber bem os AUR que utiliza, ficar de olho nos anúncios de atualização e SEMPRE manter backups regulares.
    Dá trabalho? Dá.
    Mas considerando que vc sempre terá pacotes novos minimamente estáveis, eu acho de boa. É tipo ter um PC gamer: dá trabalho mas é bom. Cê precisa limpar as vezes, dar atenção a certos componentes e etc. Não quer preocupar com isso? Melhor comprar um tablet.

3. Segurança
    Eu particularmente nunca tive problemas. Lógico, a questão dos certificados é um problema SÉRIO, mas nada que não posso ser corrigido com mais atenção dos DEVs. Preciso ler mais sobre pra entender e opinar.

Minha opinião: eu concordo em procurar coisas que precisam de melhoria, acho importante os usuários participarem e etc. Mas o Manjaro pode sim ser estável (minimamente), desde que vc saiba o q está fazendo. Sem falar em não fazer atualizações parciais, ficar de olho no que mudou e etc. Coisa básica.
Acho que os artigos dos links não levaram isso muito em consideração.

Já pensei em mudar de distro, pra alguma mais “estável”, mas alguns problemas com o Fedora no meu laptop, Debian eu achei cru demais pra minha máquina de mesa, Ubuntu é muito mexido, e embora eu goste do Pop_OS, gosto do GNOME mais puro com leves modificações.
Sou feliz usando o Manjaro, tive poucos problemas. E olha que eu valorizo bem uma estabilidade kkkkkkkk

2 curtidas