O maior problema do BigLinux?

3 pontos:

1 - se o Big tem usuários/fãs o suficiente para uma suposta fraude, então ele é muito usado

2 - se apresenta mais vantagens que o Arch/Manjaro, é claro que estará melhor rankeado

3 - estranho ver alguém se importando com esse ranking do Distrowatch….

3 curtidas

Fanboy já é ruim, se for fanático brasileiro, vai tornar a distro odiada não pela distro, mas pela sua base de fãs.

Assim , como diria o comando zip -s vamos por partes,

Esse ranking é por média, isso significa que quanto menos votos mais um voto isolado importa o Big Linux tem 114 votos, isso significa que cada voto tem um peso de aproximadamente 0,008 pontos, já o Arch tem 0,003 pontos isso significa que cada fase ruim que o Arch passa tem um peso negativo muito maior porque dependendo de quanto tempo durar (e sim, o Arch passou por umas fases bem ruins) se os usuários votarem muito com notas baixas demora muito pra ele subir a média enquanto o Big Linux levaria metade do tempo

Segundo que o Big é o último sobrevivente da mega fauna de distros brasileiras, ele carrega o peso de uma série de distros brasileiras, isso faz com que principalmente brasileiros que não gostem do sistema tenham o sentimento de se não vou ajudar, também não vou atrapalhar e acabem nem votando, enquanto quem gostou acabe votando, não necessariamente por ser fanboy, mas por ter gostado

Terceiro, o ranking do Distrowatch não mede qualidade ou popularidade, mede principalmente, “dentre quem testou e votou, o que achou?” ou seja, desconsiderando matemática, desconsiderando o contexto histórico focando só no que ele avalia, sim, faz sentido o Big Linux estar a frente do Arch, o estranho é o Arch sequer estar nessa lista, um Arch padrão tem o que pra avaliar? Um terminal Bash e um gerenciador de pacotes? Não tem muito o que achar do Arch

É importante não considerar todo mundo que gostou de algo que você não gostou como fanboy, posso estar sendo rude mas pensa que se existe outro ser humano, as chances dele ter preferências diferentes de você são enormes, no post inteiro não tem um único usuário do Big Linux com comportamento de fanboy, certeza que eles são o problema? Ah mas no vídeo tem, sim sempre vai ter fanboys, mas causam tanto estrago assim?

3 curtidas

Não há nada de estranho em dar uma olhada no ranking do Distrowatch, principalmente lista de avaliações. Ninguém está falando em fraude, mas naquela ação chata de fanboys tentando chamar atenção para o objeto de seu amor. E se número de usuários fosse a questão aqui, o Ubuntu estava no topo de forma absoluta.

Arch é sinônimo de projeto fundador, muito influente, de muito alta qualidade e inspirador de tantos outros. É referência de qualidade no Mundo Linux. BigLinux estar acima do Arch não é natural. O BigLinux não “melhora o Arch”, aliás. As propostas de ambos os projetos são bem diferentes entre si.

Ninguém está pondo todas as avaliações boas no DistroWatch como ação de fanboys. Mas, dado o que é observado Internet afora, não surpreende que muito do que está ali seja ação dos fãs.

Aliás, a turma do Tiger OS parece ter tomado as dores do colega doi projeto nacional. Sendo, inclusive, contraditória. BigLinux não é projeto remanescente, ele continua sendoi um representante influente de projetos brasileiros num meio que hoje conta com vários representantes: Mauna, Regata, Kamarada, BrOS e, sim, Tiger.

O que está sendo criticado, como “ações de fanboys“, na verdade são pessoas que usam, gostam e recomendam a distro. Em um mundo com mais de 1000 opções, isso é extremamente importante, pois como dizem: quem não é visto, não é lembrado.

Na realidade, justamente o fato de ser o mais pesquisado, que poucos se dão ao trabalho de ir no Distrowatch.

Por qual razão, não é natural? Quem opta pelo Big, tal como pelo Zorin, Mint, Ubuntu, em vez do Debian, o faz pela praticidade oferecidas por essas distros.

Inspirador de tantos outros…

Por qual razão inspira? Por outros projetos terem detectado lacunas deixadas pela base.
Inclusive, foi detectando lacunas deixadas pelo Debian, que surgiu o Ubuntu.

O Arch entrega uma tela preta e terminal, te deixando livre para configurar como bem entende, diferente do Manjaro e do Big Linux, que entregam tudo pronto. Quantos realmente tem interesse em gastar tempo fazendo cada ajuste necessário para a instalação do Arch? Meu primo, que começou com Slackware, não conseguiu instalar o Arch.

O Big Bruno e o Josué Vicente não vão atrás de ONGs, empresas e políticos, atrás de parceria. Eu cuido dessa brecha.

E como vc mesmo disse:

Os únicos projetos brasileiros que trazem alguma particularidade, além do Big Linux, são Regata e TigerOS. Os demais, trocam ícones, wallpapers e programas instalados pela base que se inspiraram. Quando muito, alteram o kernel, com a justificativa de trazer melhorias. Mas aí teria que fazer benchmark.

1 curtida

Se a gente for ver, CachyOS, EndevourOS e Manjaro estão acima do Arch.

3 curtidas

Verificação – Sistema Big Linux

Olá, equipe de suporte,

Gostaria de solicitar uma verificação referente a dois pontos observados no sistema Big Linux:

1. Consumo de memória elevado, mesmo com poucos aplicativos abertos.
  2. Conexão com a internet apresentando lentidão, afetando a navegação e uso de serviços online.

Peço, por gentileza, que possam analisar essas ocorrências e indicar possíveis soluções ou ajustes necessários.

Aguardo retorno.
Obrigado!

O BigLinux tem gerenciamento de memória que se vc tiver muita memória fisica o gerenciador usaria para ter um sistema mais responsivo.

1. BigLinux está consumindo menos de 2Gigas se estiver em um computador com 8Gigas
  2. Pode ser sua conexão.

Grato
Ruscher

1 curtida

BigLinux não é o único sistema Linux que vai “pegar” mais RAM se o computador tiver quantidades maiores dessa memória. Vejo isso acontecer também no Linux Mint, por exemplo. Não vejo isso como problema.

Pois é, aqui no Ubuntu 24.04 também consome menos de 2GB.
Então, qual a vantagem?

Já usei o Biglinux, e tenho aversão a ele devido a experiência que tive.

Hoje eu já aprendi que papel de parede não dá boot.

Cara, acompanhei seus comentários e percebo que você realmente teve uma experiência ruim com o Big Linux, e respeito isso, ninguém é obrigado a gostar de tudo. Mas repetir o mesmo discurso em todo post sobre a distro começa a soar menos como crítica construtiva e mais como perseguição gratuita.

A comunidade Linux é feita de escolhas: tem espaço pro Ubuntu, pro Big, pro Arch e pro que você usa. Se o Big não te atendeu, tudo bem, a porta da frente também serve pra sair. Ficar ‘crucificando’ o projeto em toda oportunidade não melhora o ecossistema, só desgasta a comunidade.

No mais, desejo sucesso aí com sua distro atual. Que cada um encontre a que melhor se adapta e siga em frente.

Grato
Ruscher

2 curtidas

Você está e referindo a mim, Ruscher? Porque eu não tenho problemas com o BigLinux. Elogio e eventualmente indico a distro, mesmo não gostando de ser baseada no Manjaro (este, sim, um projeto polêmico). Minha questão é com o fandom do BigLinux. No mais, meus votos de sucesso para o Big e a BigCommunity!