O sistema é de grandes qualidades. Talvez seja prejudicado pelo tanto de fanboys que tem.
Canais do YouTube e sites sobre Linux tratam de uma distro qualquer? Seja Mint, Zorin, Ubuntu, Fedora, CachyOS… vai aparecer alguém comentando que usa o Big e que é melhor…
Pensei que só eu tivesse notado isso. Em relação a qualidade do sistema, vejo como um pouco duvidosa. Sistema ioiô: já foi descontinuado, várias mudanças de identidade, é baseado no Manjaro. Respeito quem usa, mas não recomendo a ninguém, existem outros projetos brasileiros com uma qualidade muito melhor.
Regata OS me parece bem interessante, principalmente pra quem gosta de usar KDE Plasma. Cheguei a testar há uns anos e me pareceu um projeto bem sólido.
Tenho Regata OS e Tiger OS como ótimos projetos de sistemas amigáveis (Hyperbola e Gobolinux são experimentais, para utilizadores avançados). Mas vou discordar quanto ao BigLinux. Tem história e terminou por se consolidar como projeto, reunindo uma comunidade de usuários e desenvolvedores. O fato de ter passado por descontinuidade não é sinônimo de precariedade, pois outros bons projetos já passaram por isso, como os do Solus, do WattOS, do Peppermint OS.
Eu não curti a migração de base do BigLinux do Ubuntu para o Manjaro, que é um sistema polêmico e objeto de diversas desconfianças. Se os desenvolvedores queriam uma base mais dinâmica, poderiam ter considerado o Fedora ou mesmo o Arch diretamente. Mas isso não quer dizer que o BigLinux seja um projeto irresponsável. Nem um pouco. Evoluiu, e hoje impressiona pela qualidade.
O que é mesmo um de seus problemas é essa base chata de fãs…
É um caso peculiar pois o criador original morreu.
Não acredito que esse deva servir de parâmetro, sinceramente nunca ouvi falar dele.
Pode-se dizer realmente que o Solus é um bom projeto? Não é a mesma distribuição que já mudou de nome e gerenciador de pacotes várias vezes? Cujo criador original saiu do projeto para criar outra distribuição – mesma situação a qual gerou o Solus, inclusive – além dos vários desenvolvedores que abandonaram o projeto?
Dado o histórico do Manjaro, a mudança de base foi uma decisão irresponsável. Não acredito que signifique que o projeto como um todo seja irresponsável, mas sinaliza que é algo instável e vulnerável as decisões do único desenvolvedor da distribuição.
Exatamente no que isso vem a ser desabonador?
Criador de distro X ir trabalhar em outro projeto desabona em quê? Puppy Linux perdeu prestígio ou qualidade por que o Barry Kauler foi se dedicar ao EasyOS?
Fedora, OpenSUSE e Mageia não chegaram a trocar de gerenciador, mas decidiram pôr seus gerenciadores originais lado a lado com o Dnf. Isso é desabonador?
Não entendo seus critérios.
Gobolinux e Hyperbola são projetos populares e bem organizados. Só entrando no site do “WattOS”, já desencoraja qualquer um de usar a distribuição.
Fedora e OpenSUSE são distribuições populares e apoiadas por empresas. Mageia é outra distribuição extremamente popular, o Solus não é nada disso. Só apontei a desorganização geral no desenvolvimento da distribuição, onde dois dos seus desenvolvedores princiapis saíram do projeto, e um deles é conhecido por esse tipo de conduta. Se você quiser usar, tudo bem, mas eu prefiro usar distribuições estáveis que não têm o risco de desaparecer em um futuro próximo, e é exatamente por isso que não uso nenhuma das distribuições brasileiras que apontei aqui, apesar de apoiar e recomendar para quem quiser usar.
Quanto menor é o projeto, creio que mais disto acontecerá… quem é usuário quer defender, quer divulgar, quer mostrar que é bom, que só vocês que não querem vê ou que não usam por preconceito e etc…eu já fui assim no passado para o KDE, as vezes ainda me deixo levar kkk.
Quanto ao BIG, alguns posicionamentos do responsável do projeto também trouxeram o contrário, haterismo. Estamos num país muito dividido, poli****mente, então as vezes as coisas desenrolam-se para outro lado.
Eu usaria o BIG, creio que as soluções são boas, tem uma comunidade que tá atuante… visualmente não curto, mas não é algo exclusivo do BIG Linux; algumas personalizações eu não faria e deixaria o visual mais similar ao Plasma padrão (logicamente usaria a versão com KDE kkk).
Regata OS é uma outra que valeria dá uma olhada, e como tem menos hiper, a comunidade é menos “nociva” ou “xiita” … Outra distro que também não curtia visualmente kk, mas era bem legazinha era o DuZeru.
Pena que projetos brasileiros padecem de uma simples coisa, desenvolvedores; quando sobrecarrega um projeto nas mãos de um, no máximo dois, desenvolvedores, finda que ou se abdica da vida profissional e as vezes familiar pra tocar o projeto ou é notório que um dia a conta não fecha.
Respeito o Big Linux mas não é uma distro que eu usaria como padrão, justamente devido as mudanças constantes de base, já perdi a conta de quantas vezes mudou.
Atualmente (faz ± 20 dias) estou testando o BrOS (https://br-os.com/) num note Acer Nitro V5, o KDE é o segundo ambiente que mais gosto, o primeiro é o Cinnamon, por enquanto não tenho reclamação dessa distro, simplesmente esta tudo funcionando.
BrOS é quase um remix do Kubuntu. Diferentemente de Regata OS em relação ao OpenSUSE e BigLinux em relação ao Manjaro. São projetos com mais elementos próprios. O Big, por exemplo, vai só deixar como loja de programas a Big Store; e o Regata oferece recursos excelentes, e só dele, para gamers e donos de computadores com uso híbrido de placas de vídeo.
Há um tempo atrás(Quando o Distro Hopping bateu forte hahaha), até cheguei a cogitar utilizar o Big Linux como distro principal, o que me fez desistir foi justamente a base Manjaro. Odeio com todas as forças e muita gente não gosta. Gostaria de saber o motivo de não irem logo pra uma base Arch direto. Acredito que teriam mais usuários, que muito possivelmente eu teria sido um deles na época.
Manjaro é só o Arch Linux com pamac, bastaria remover os repositórios dele e manter os do Arch Linux.
Além de ser remix do Ubuntu, tem aquele banner tosco no site..
É por isso que evito projetos comunitários. Por que eu sairia do Fedora, uma distro estável, com tudo que eu preciso, para uma distribuição que pode desaparecer daqui a 5 anos? Ninguém imaginava que o Kurumin ou Conectiva iriam ser descontinuados, mas foram. Tem gente que acha isso um absurdo e afirma que quem prefere usar projetos estrangeiros em detrimento dos brasileiros é preconceituoso, mas quando é perguntado qual distribuição está usando, sempre respondem “Debian”, “Arch Linux”, “Ubuntu”, “Fedora”, “Gentoo”, nunca uma distribuição brasileira, porém não são só projetos brasileiros que podem desaparecer daqui a 5 anos, projetos estrangeiros também. Só as maiores distribuições que tem uma certa garantia, por isso que prefiro-as.