Escolhi um notebook com Linux porque pretendia aprender a utilizar o sistema por curiosidade. Como o Linux era completamente desconhecido pra mim, eu não sabia que existiam tantas distros e presumi que os fabricantes usassem sistemas muito conhecidos, como o Ubuntu.
Depois descobri que a distro da Lenovo, a Linux Lux (baseada em Debian), é pouco conhecida e não tem tem uma reputação muito boa. Li vários relatos de usuários que não gostaram e acabaram trocando a Lux por outra distro.
Esta é a minha dúvida: Ela realmente é ruim? Um iniciante que pretende utilizá-la para tarefas básicas como reuniões no Meet, leitura de PDFs, jogos simples etc. (é um notebook para trabalhos leves), e que almeja segurança e estabilidade para esses trabalhos básicos, além de conhecer um pouco sobre o Linux, pode ficar satisfeito?
Se não for uma boa opção, quais seriam as alternativas mais adequadas para esse perfil de usuário e para o hardware do Lenovo IdeaPad 1i com i3 e 4gb de ram?
Eu iria num Mint ou Ubuntu clássico mesmo. Se quer algo mais próximo do Windows melhor o Mint. Esse Lux, se não me engano, é baseada em uma versão antiga do Debian. Se você for usar flatpaks até que dá pra usar, mas melhor ir pra algo mais certeiro pra não ter perrengue no futuro. Mint, por exemplo, dá pra atualizar tranquilo sem dor de cabeça de uma versão para outra e mantem os updates regulares.
Dá uma pesquisada no link abaixo pra ver qual se enquadra no seu perfil. Tem alguns com essas distros bizarras, mas o fato de ter linux instalado garante compatibilidade de hardware, permitindo instalar outras distros. https://quenotebookcomprar.com.br/?s=Linux
Não haveria uma forma simples (isto é, fácil para um leigo) de fazer com que o Lux se tornasse um Debian puro e atualizado, para não necessitar fazer outra instalação?
Fazer isso seria bem mais complicado do que simplesmente instalar o Linux Mint. Fazer uma instalação limpa e básica (que vai ser o seu caso) do Linux Mint (Ou até mesmo do Ubuntu) é muito mais simples do que você pode estar imaginando. Não vale a pena quebrar a cabeça para usar um sistema que vai de dar muito mais problema e estresse do que se você simplesmente instalar o Linux Mint.
Mais simples vc instalar outra distro, do que tentar arrumar algo que foi criado pra reduzir o preço da máquina.
Dá uma conferida nesse meu projeto AQUI. Tem diversas aulas ensinando tudo que vc precisa.