Onde isso foi feito? Pode indicar?
No primeiro post eu cito que acredito que ter micros pré instalados pode ser benéfico e no segundo que até hoje ainda tivemos isso “do modo certo”.
Não consegui acompanhar seu raciocínio.
É porque isso já aconteceu no Brasil em larga escala com PCs de entrada a intermediário e a situação só piorou
E não foi isso que eu disse?
Reiterando o primeiro meu post:
Realmente você tem toda a razão, sou Técnico de Informática e já veio na minha informática vários PCs para formatar e que nos adesivos da tampa indicavam o Ubuntu como SO e ao perguntar as respostas eram geralmente: "Veio um sistema estranho lá e mandei formatar, não tinha Word, não tinha anti vírus… ".
Eu acredito que ter mais incentivo para Linux vai melhorar, e muito, a qualidade de uso do computador, como assim? Só em 2021 eu pude perceber, pelos clientes, que 90% não sabe usar o computador, usam o Windows e “se viram” porque qualquer coisa que você fizer no Windows vai dar em alguma coisa, mas saber usar MESMO o Windows (coisas básicas) a maioria não sabe, e se comparar Linux e Windows na parte de “usar o navegador de internet, ouvir uma música, ver um vídeo, abrir um documento” então é praticamente a mesma coisa e em 10 minutos você ensina a pessoa a fazer isso no Linux, pena que ninguém dá chance
Pois é, tanto q o @Natanael.755, eu e outros estamos trabalhando muito para q a versão 22 do TigerOS seja a melhor em tudo q conseguirmos, inclusive para termos material de treinamento e também, para guia de alguns passos no sistema.
@eddiecsilva na verdade concordei com vc. É que as pessoas que vão contra seu argumento analisam os contextos de modo enviesado, como se fossem iguais. Estou apenas reforçando seus argumentos. Julgo que sua análise é bem pertinente.
Então tenho q me desculpar, pois também interpretei errado seu comentário.
Na verdade o erro foi meu: respondi pra pessoa errada. Rsss… mas tá valendo.
tenho lá minhas dúvidas se vier pré-instalado vai mudar alguma coisa.
Eu acho que vir pré-instalado uma boa distro é um inicio, mas não acho q só isso seja suficiente. Há uma questão maior que envolve usuários comuns q é o comodismo. Usar um produto que já é familiar para o usuário e para as massas. Um exemplo é o próprio Windows que por ser o sistema dominante os usuários não querem ter o trabalho de usar outra coisa, mesmo essa outra coisa sendo melhor. Tem muitas pessoas q saíram do Windows pra Mac e depois voltaram porq n queria se adaptar a um novo Workflow, mesmo o Mac sendo superior e mais fluido em algumas atividades. Vemos isso tmb no mundo Linux quando usuários iniciantes já procuram algo parecido com Windows (Mint, Kubuntu, ZorinOS). A mesma coisa com quem usa Android e vai usar iPhone acaba reclamando, chamando o sistema de limitado mesmo os aplicativos (que no final é o q realmente importa) de ambos tendo as mesmas funções e realizando as mesmas tarefas. Eu mesmo só acredito que os Brasileiros q usam iPhone o usam puramente pelo “status” q ele oferece e n por seu S.O. Caso o iPhone n fosse uma marca voltada pra ricos (pelo menos aqui no BR) a maioria n daria a mínima pra esse Smartphone. Resumindo meu ponto de vista: O Windows é o sistema dominante, o padrão! Acredito que será assim por muito tempo. N acho q as distros devem se focar em tentar substituir o Windows, mas sim desenvolver sua própria personalidade assim como a Apple fez com o Mac. E precisamos de sistemas de qualidade, bem feitos e não distros que quebram ao instalar um app, ou distros que tem apps mal feitos ou repetidos. Precisamos de mais padronização, qualidade e apps no mundo Linux.
Meu caro! é o usuário q procura já pedindo pra tirar e colocar o Windows e o Office kkkkkkkkkkkk
O q vc chama de comodismo. Eu chamo de inteligência. Ninguém vai comprar um carro q da mais trabalho pra arrumar se o q já tem é mais fácil. As coisas no Windows são mais fáceis de se resolverem. Os Hardwares já vem escrito, compatível com o Windows X e Mac. Se vc quer jogar, basta baixar o jogo e ser feliz sem gambiarras, quer fazer Streaming não precisa ter dor de cabeça, diversas opções para tal. No linux uma distro facilita o Streaming, a outra vem com as gambiarras para alguns jogos, o Windows não é melhor em tudo, mas tudo é feito bem nele. Isso o torna o q é! Já venderam Dell com a Ubuntu, vc podia escolher no site da Dell, era mais barato, tiraram, pois ninguém queria. A system 76 vende o hardware com o pop-os, e ainda sim, enfrenta o mesmo problema. As grandes empresas estão com o Windows.
E eu chamo de crime… Comprar um notebook ou desktop com Linux e instalar Windows pirateado ou usar além do limite do tempo estipulado pelo EULA. Nojo desse tipo de ser
Se vc estiver falando de empresa, sim. Se vc pegar qualquer pc hoje e instalar o Windows, a microsoft reconhece a placa mãe e autentica o Windows. Só tem q comprar a licença novamente se vc comprar e montar por sua conta. Se vc comprar um Dell com o linux a Microsoft ativa ele digitalmente
Não, não estou me referindo apenas do contexto corporativo. Usuário doméstico também.
Como se você não pagou pela licença OEM? Alguma fonte disso?
Por isso o Windows domina. Praticidade. Vc não tem q ser um Expert ou quebrar a cabeça com coisas triviais para resolver. Peguei um pc com problema de BdProchot. Não encontrei nada de errado na placa, troquei coolers, pasta térmica, memoria, processador, e tudo na mesma. Baixei um programa chamado
ThrottleStop. Dei um clique e salvei, tudo resolvido. No linux tive q criar um script baseando nas informações de configurações do Throttlestop. Usuário do Windows não vai fazer isso e nem precisa
Atenção ao escopo da discussão.
Leia novamente o q falei e veja o exemplo q dei com Mac e iOS. Aí vc vai entender o q eu quis dizer com “comodismo”.
Dizer por exemplo q é mais simples baixar um software de um site do que de uma loja não faz sentido algum!
TuxedoBook, SlimBook e algumas tentativas pertinentes da System76, certo?
Depende do usuário, eu mesmo acho Linux mais fácil que Windows para solucionar problemas, e eu sou usuário que veio do Windows 98 ao 7, só depois migrei para o Linux, tive problemas com Windows que eu nunca soube solucionar.
Ambos sistemas operacionais são fáceis de usar, um sistema operacional só é difícil quando você já conhece um outro sistema, em outras palavras, usuários que tiverem o primeiro contato com Linux e aprenderem, sentirão sérias dificuldades com Windows posteriormente.
E concordo sobre a maioria das coisas serem projetadas para Windows, se o usuário depender de ferramentas exclusivas Windows, talvez seja mais fácil o usuário aceitar usar Windows mesmo.