O Linux Mint nunca mais será o mesmo. Mas essa mudança está longe de ser iminente. Hoje, destrinchamos as novidades planejadas para o sistema, que estão sendo desenvolvidas com toda a calma necessária.
Estou só a espera do update no natal
sempre achei essa história de lançamentos x.1, x.2 e x.3 uma loucura. ninguém aguenta. uma por ano é mais que suficiente. dá tempo para se fazer o trabalho com calma e agregar o que realmente pode fazer a diferença.
Pra mim o Linux Mint poderia adotar o esquema de “Rolling Release/Atualização Continua”, eles poderia lançar 1 imagem ISO a cada 1 ou 2 anos e implementar 4 repositórios para o usuário decidir o que quer fazer (qual escolher):
Os repositórios seriam:
- repo-alpha: programas mais recentes em fase de teste/beta que podem conter bugs;
- repo-beta: programas que já passaram da fase beta com a maioria dos bugs críticos corrigidos;
- repo-stable: programas recentes considerados estáveis para uso (versão final);
- repo-lts: programas estáveis da versão anterior (versão antiga) caso alguém não queira migrar diretamente para a nova versão e queira continuar mais algum tempo na versão antiga.
Como implementar isso eu já não faço ideia, mas acredito que seria um caminho viável pois dessa forma sempre poderíamos ter novidades sem esperar o lançamento de uma ISO completa e o time de desenvolvimento do Linux Mint poderia trabalhar o tempo necessário em cada programa sem se preocupar com prazo de lançamento de uma nova ISO (versão do sistema).
Se eles adotassem esse esquema teria que lançar uma iso a cada 6 meses pelo menos, porque em rolling release uma iso fica datada muito rápido. Mas a ideia em si boa.
Só uma correção, acho que você invertou alpha e beta. Alpha programas em fases de testes e mais instaveis. Beta programas que passaram da fase alpha e estão mais estáveis.
Eu acho que isso geraria trabalho desnecessário para a equipe do Linux Mint, além de não combinar muito com o esquema de release deles. Deveria ter só 1 versão “final”.
verdade acabei invertendo, já corrigi, obrigado.
A ideia seria fazer que nem o Windows, lançando uma ISO por ano e o usuário tendo que atualizar o sistema para ter os programas mais recentes, hoje em dia a maioria da população tem internet não precisando depender de mídias físicas para ter um sistema atualizado (mais recente).
O foco de entrega do time do Linux Mint não seria a ISO e sim os programas através dos repositórios da distro.
Exatamente por isso que eu mencionei que mudaria a forma/esquema de como eles trabalham.
Pra mim o Linux Mint poderia adotar o esquema de “Rolling Release/Atualização Continua”
Discordo, isso geraria menos trabalho, pois eles não precisariam compilar/entregar varias ISOs por ano, não precisariam ter um cronograma definido e apertado de lançamentos e testes antes de lançamentos, basicamente eles utilizariam uma metodologia “ágil” pois conforme um determinado programa for finalizado/corrigido/melhorado eles já irão entregar para a comunidade testar/usar sem precisar se preocupar em montar um pacote de novidades numa ISO.
O que a equipe do Linux Mint pode fazer, é lançar ISOs com pacotes mais atualizados, sem necessariamente mudar a versão, porque quanto mais datado for a ISO, mas atualização vai ter que instalar após uma instalação do sistema.
Manter o suporte de uma versão rápida e outra LTS necessariamente te dá mais trabalho