O Linux Lite é uma distribuição baseada no Ubuntu, leve e altamente compatível com dispositivos mais antigos, amigável para iniciantes, oferece uma transição suave do Windows para o Linux, com uma interface semelhante, o que ajuda os novos usuários a se adaptarem ao ambiente Linux.
Os requisitos de hardware do PC para Linux Lite são muito inferiores aos do Windows. Por exemplo, a série Linux Lite 6 exige que você tenha apenas 768 MB de RAM, 8 GB ou mais de armazenamento, um processador de 1 GHz e VGA capaz de resolução de tela de 1024x768.
Recursos notáveis do Linux Lite
O Linux Lite tem muitos recursos excelentes para oferecer. No entanto, aqui estão alguns dos melhores que você pode querer considerar.
1. Fácil de usar, mesmo para usuários do Windows
Um dos principais objetivos do Linux Lite é a facilidade de uso e interface baseada no XFCE. Você encontrará uma barra de tarefas com o botão Iniciar no canto inferior esquerdo e também pode adicionar atalhos à área de trabalho, praticamente como faria no Windows.
2. Todos os aplicativos necessários são pré-instalados
Instalar os aplicativos necessários é um processo demorado e desgastante. O Linux Lite resolve esse problema oferecendo todos os aplicativos necessários pré-instalados no sistema, tornando-o um sistema operacional totalmente funcional pronto para uso.
O Linux Lite possui Google Chrome, VLC Media Player, LibreOffice Suite, GIMP, Timeshift para backup, visualizador de PDF e outros aplicativos utilitários necessários integrados. Além disso, possui os drivers necessários para o bom funcionamento do sistema.
3. Ferramentas integradas como Lite Tweaks e Lite Software
O Linux Lite é uma distro poderosa, com recursos avançados. Ele possui ferramentas de energia integradas, como o Lite Tweaks, executando tarefas a nível de administrador com segurança.
Essas tarefas podem incluir corrigir problemas de inicialização, limpar arquivos de log, alterar o nome do host, localizar arquivos maiores para limpar o armazenamento etc. Também permite que você selecione várias tarefas para execução simultânea.
Outra ferramenta integrada, o Lite Software, permite que se instale ou remova facilmente aplicativos do sistema, eliminando a necessidade de lembrar e executar comandos de terminal.
4. Desenvolvido pelo Ubuntu
O Linux Lite é baseado na versão de suporte de longo prazo do Ubuntu e essa base do Ubuntu é o que o torna mais estável e oferece um sistema operacional sólido no qual você pode confiar para uso diário.
5. Segurança
O Linux é mais seguro do que outros sistemas operacionais, por causa de seu acesso restrito a detalhes no nível do sistema. O Linux Lite também é uma distribuição segura com todos os protocolos de segurança aplicados. Pode-se gerenciar e personalizar o firewall, melhorando a segurança.
Uma dica é ficar atento às atualizações e patches de segurança para manter seu sistema protegido contra possíveis ameaças. A maioria das atualizações de segurança críticas são aplicadas automaticamente ao sistema.
6. Suporte sólido
O Linux Lite tem uma comunidade bastante ampla, onde pode-se obter ajuda. Além disso, como é baseado no Ubuntu, você também pode procurar ajuda da comunidade Ubuntu.
Você pode pesquisar problemas solicitados anteriormente por outros usuários ou se comunicar diretamente com os desenvolvedores criando suas próprias consultas.
Como o Linux Lite funciona em um PC antigo
O desempenho é um dos principais objetivos do Linux Lite. Ele possui requisitos mínimos de hardware em comparação com o Windows e outras distribuições principais do Linux, permitindo que você dê vida aos seus dispositivos mais antigos.
Experimente o Linux Lite hoje mesmo!
Linux Lite é uma distro bastante decente, que você pode experimentar. Não é necessário conhecimento técnico ou know-how de comandos de terminal para usá-lo.
É leve e funciona bem com dispositivos de baixo custo, facilitando a mudança de outros sistemas operacionais para o Linux, especialmente do Windows.
FONTE: aqui