O Linux é melhor que o Windows (li isso em um blog)

Li isso em um blog:

O Linux se destaca em relação ao Windows por várias razões. Enquanto o Windows parece ter estagnado em termos de inovação, o Linux continua evoluindo de maneira constante.

O Windows tem como principal ponto forte a Microsoft, uma empresa gigantesca. Essa grandiosidade proporciona ao Windows uma equipe de engenheiros altamente capacitados, com salários elevados e uma diversidade de habilidades provenientes de colaboradores ao redor do mundo.

Além disso, a marca Windows domina cerca de 98% do mercado, estando presente em 8 de cada 10 PCs fabricados. Essa predominância é impulsionada pela enorme influência financeira e de mercado da Microsoft. É compreensível que, dadas essas circunstâncias, o Windows tenha alcançado o status de sistema operacional mais utilizado.

Agora, imagine se o Linux contasse com recursos semelhantes. Se o Linux tivesse o respaldo financeiro e o alcance de mercado da Microsoft, é possível que superasse o Windows. No entanto, é importante notar que grande parte do Linux é mantida por comunidades sem fins lucrativos, como o BigLINUX e diversas outras distribuições.

Enquanto o Windows muitas vezes é praticamente imposto aos usuários, o Linux oferece uma escolha mais aberta. O Linux é grande não apenas em termos de capacidade técnica, mas também em sua base de apoio diversificada e colaborativa. Essa diversidade de contribuições cria um ambiente dinâmico e inovador, permitindo que o Linux continue a crescer e evoluir.

Assim, embora o Windows possa ser mais difundido devido à sua conexão com a Microsoft e seus recursos financeiros, é essencial reconhecer as qualidades do Linux e a contribuição valiosa das comunidades que o sustentam. A escolha entre os dois sistemas operacionais vai além da imposição, envolvendo a compreensão das vantagens intrínsecas de cada um.

2 curtidas

O que torna o Windows ruim não é nem o próprio Windows mas um mantra que é praticamente uma religião dentro da Microsoft, o famoso WTA (Winners Take All) o que trouxe o Windows pro topo tá levando ele pro buraco onde as pessoas tem acesso a tecnologia diversificada, a lógica é o seguinte:

• Alguma empresa rival ou startup descobre ou cria um jeito revolucionário de usar o computador

• Microsoft fica a espreita copiando em segredo a tecnologia evitando campos patenteados e criando patentes fantasma

• Quando a empresa rival acha que está ganhando espaço, a Microsoft lança uma atualização do Windows que implementa os recursos do rival (ou deixa o windows propositalmente incompatível) e esmaga a concorrência

Porém essa tática depende de táticas que eventualmente se tornaram ilegais, uma pequena, longa lista de exemplos:

• Windows x PC-DOS, o Windows recebeu um código que criava uma tela de erro fake quando rodava no PC-DOS

• Windows x Linux, o Windows criava um erro falso de zero bytes quando se plugava um pendrive formatado em EXT ou quando se fazia dualboot com a partição visível dando a entender que o Linux danificou o pendrive/HD

• Windows x Meta, o Windows lançou inúmeros recursos de VR (até no Power Point e Excel pra ver o quão doentio é) incompatíveis com o metaverso da Meta

• Windows x Apple x Google, o Windows de Desktop vira literalmente um sistema de smartphones e tablets para concorrer com iPhone, iPad e Android

E por aí vai, só que isso tem vários problemas:

• Algumas práticas como exibir erros falsos que matou dezenas de sistemas operacionais concorrentes se tornou ilegal

• Os novos recursos passaram a deixar o Windows cada vez mais lento, pesado e instável além de fazer o usuário ter que aprender e desaprender a usar o sistema várias vezes

Isso tem um custo de bilhões e a mais nova prova que a MS segue isso praticamente como uma religião, é o próprio Windows Copilot onde a Microsoft inclusive já baixou regras para o Windows 12 em que novos computadores devem vir com uma (caso tenha duas) ou a única tecla do Windows não com a logo do windows, mas do Copilot

4 curtidas

Não tenho mais coragem hoje em dia para limitar o Linux a um mero S.O. O vejo como uma plataforma de uso geral em vários tipos de projetos. O Windows em minha análise superficial é apenas uma plataforma de jogos de PC.

2 curtidas

A questão de ser melhor ou pior é pessoal, especialmente falando-se de forma abrangente.

Se for falar especificamente, é necessário selecionar os pontos de interesse e quantificá-los. Só assim dá pra ter uma comparação com metodologia. Eu partiria de uma necessidade, para então elencar prós e contras de cada sistema, e então decidir qual é o melhor para aquele caso de uso.

De forma geral em servidores o Linux é líder, mas em computadores pessoais o Windows reina (sem entrar no mérito de abuso de poder econômico e venda casada kkk).

Agora que já expliquei, concordo, o Linux é muito melhor na minha opinião para o meu uso pessoal!

3 curtidas

Gosto do Ubuntu pela robustez dele. E ser seguro!
Apesar que existem falhas e virus para ele. Mas muito dificil algum infectar o Linux. pois precisa de permissao para escrever no sistema. Nao e igual ao Windows que a pessoa compra um PC com ele instalado, e ja sai usando mesmo sem saber usar. tem muita gente no Brasil que e Anafabeta de PC. ou que tem medo de fazer algo errado no computador. Nem todo mundo sabe usar Linux ou outro sistema operacional. Eu sei usar Linux pois aprendi fazendo faculdade de Redes e Curso Tecnico que aborda na grade Linux e sistemas open-source.
Mas antes eu nao sabia usar nada do Linux. ate cheguei a usar, mas bem pouco!!!
Era kurumin e Conectiva!!! E para voce ter uma nocao so comecei a ter conhecimento que existe outras distribuicoes do Linux so agora acessando o Diolinux. Pra mim era CENTOS/Ubuntu/Mint/Kubuntu.

:wave:t2:

Na minha opinião, não é uma comparação justa, “Linux vs Windows”. É mais ou menos que comparar a Árvore com a Fruta, um Motor com um Carro…

1. Computador é uma máquina que programamos para executar diversas tarefas. Exemplos de Computadores: Desktop, Laptop, Smartphone, Smartwatch, etc…;
  2. Linux e Windows, ambos são Sistemas Operacionais mas o Windows é mais “Completo” e o Linux é mais “Específico”;
  3. Sistema Operacional Completo defino como um sistema que todos nós podemos usar, personalizar e Instalar/Programar/Operar/Desinstalar mais programas, etc;
  4. O Sistema Operacional Linux só serve para um grupo muito específico de programadores;
  5. O Linux para ficar “Completo” como o Windows precisa de vários programas desenvolvidos por várias equipes diferentes espalhadas pelo mundo. Exemplos de “Linux Completos”: Ubuntu, Fedora, Mint, Manjaro, Arch, Gentoo, Android;

Linux é um Kernel, um sistema operacional capaz de detectar e entender todos os hardware, dispositivos conectados ao computador (O Windows tem seu Kernel também). Por isso só serve para um grupo muito específico de programadores, aqueles que programam o Linux para entender os hardware disponíveis no mercado.

Se eu instalar o Linux no computador de uma pessoa ela não vai saber o que fazer porque na grande maioria das vezes ela não é programadora. Nem se instalar o Linux num computador de um programador de Python, não vai ser útil.

Então é muito difícil investir $$$ no “Linux Completo” porque são muitos Sistemas Operacionais, Distribuições do Linux, Ubuntu, Fedora, Mint, Manjaro, Arch, Gentoo etc… Se pegarmos os bilhões do Patrimônio da Microsoft e dividir entre estas equipes que desenvolvem estas Distribuições, praticamente não vai dar nem para pagar o café do programador.

Linux é como se fosse o motor e o Windows o carro completo. Estranho comparar uma fabricante de motor com uma fabricante de um carro completo. Comparamos o Windows com Ubuntu, Fedora, Mint, MacOS, IOS, Android e etc… Essa é a comparação justa.

O “Linux Completo” que mais tem $$$ é o Android. Mas o Android é mais complexo porque ele pertence a muitas grandes empresas que investem $$$ seus próprios Androids. O Android da Samsung é da Samsung, o da Google é da Google. Mas eles tem uma aliança que dita as leis do Android, chamada de OHA (Open Handset Alliance). O Android também pode ser nosso, basta pegarmos o AOSP (Android Open Source Project) e programar do nosso jeito, como um Gentoo digamos assim.

Se jogarmos $$$ da Microsoft no Linux, o Linus Torvalds e sua equipe vão se tornar uma das pessoas mais ricas do mundo, mas não vai adiantar em nada, porque isso não vai para as equipes do Ubuntu, Mint, Fedora, Manjaro, Arch, Gentoo… E é mais além, as equipes do Gnome não são as mesmas do KDE Plasma, X11 diferentes do Wayland e etc… Imaginem dividir todo o patrimônio da Microsoft entre eles.

Já o $$ da Microsoft ficando dentro dela, ae adianta porque fica distribuído entre todas as equipes do Sistema Operacional Windows. O resultado pode não ser o que muitos querem mas serve para a grande maioria dos usuários no mundo inteiro.

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

Este pensamento está defasado, desde 2017 há mais acessos a internet com terminais linux do que terminais windows segundo a statcounter. Quando a gente conhece algo tão incrível como o Linux, tentamos entender por que alguém faria outra escolha? Isso cria pensamentos como o seu e de outras centenas de sonhadores.

Hoje a internet é dominada por celulares android, tornando a distribuição Linux mais difundida de todos os tempos. A Google está tentando conseguir espaço com o Chrome OS, mas ainda há muito chão para outra distribuição Linux superar o Windows. Também há outras empresas além do Google que contribuem para o desenvolvimento Linux como a Microsoft, Oracle, Ericsson, Fujitsu, Hitachi, Huawei, NEC, Qualcomm, Intel e IBM que são contribuidores platinum da Linux Foundation. O Linux é bem mais que as distribuições que usam seu Kernel, olhe para a licença de usuário do seu roteador e da sua TV, la você vai encontrar um disclaimer sobre a versão Linux usada nela, além dos milhares de servidores de internet que também usam Linux e os super computadores usados em render farm e em pesquisa cientifica.

Eu gosto de dizer que o Linux é sim melhor, você jamais vai ver uma versão Linux do Windows, mas hoje já existe Linux feito pela Microsoft, Azure Linux. Além da superioridade em questão de segurança, existem mais vírus para o Windows do que para o Android, mesmo o segundo sendo mais popular.

1 curtida

ANTES DE TUDO, VOU CONTINUAR NO LINUX, NÃO ME JOGUEM PEDRAS COM O COMENTÁRIO ABAIXO:

Migrei para o Linux a uns 2 meses e tenho que te falar…

Apanho até hoje, não é tão fácil quando sempre dizem no youtube primeiramente pela questão de compatibilidade (muitas vezes nós iniciantes queremos programas que no linux não tem e temos que recorrer a algum software similar e quando recorremos a eles vemos que é cheio de bugs e isso é frustrante).
Instalações no linux além de ter a extensão.DEB, instalações via github e apt install não quer dizer que é tão fácil quanto é no windows pois vira e meche tem que instalar dependências (e pra quem ta iniciando isso não é nada claro).

Claro que o LINUX tem suas vantagens de customizações e ser bem mais seguro, E PRETENDO CONTINUAR COM LINUX mas infelizmente muitas empresas ainda não vê ele como potencial (acredito pq tem muuuuuuuitas versões cada uma mais feia e cheia de bugs que a outra).

Ontem mesmo entrem no fórum do FIGMA para solicitar uma versão oficial para LINUX e vi que tinha um tópico onde falavam que no momento não estavam preocupados em lançar isso pra esse publico (isso é frustrante pois a versão snap no linux é bugada), entrei em contato com os devs e disseram que não atendem mais atualizações pra essa versão snap.

Enfim…
Alguns assuntos no mundo linux pra quem ta migrando é super estranho e difícil de entender, embora já tenha o canal do @Dio que antes eu não gostava mas hoje eu AMO :heartbeat: e espero um dia poder trabalhar juntos, será um imenso prazer viu @Dio ? :upside_down_face: fica aqui o meu convite, sou UI DESIGNER e acredito poder contribuir com algo.

MAS NESSE TEMPO DE MIGRAÇÃO EU APRENDI MUUUUUUUITO e to cada vez mais gostando das possibilidades de aprendizado que o LINUX me traz.

Um abraço a todos do fórum! :hugs:

1 curtida

Bem vindo ao Linux samuelxcastro e te entendo, eu passei 2021 e 2022 usando somente o Linux, tem umas distribuições mais bugadas, outras menos, mas bugs tem em todo lugar, inclusive no Windows. Ano passado eu voltei a usar o Windows por conta de um bug no Wayland que impossibilitava o uso do Cura Slicer.

Mudanças nunca são fáceis, mesmo quando usamos o Winex e o Proton para executar os programas nativos do Windows. Vou te alertar uma coisa, o dia que você precisar usar o Windows, você vai passar muita raiva. A gente ta em 2024, ainda hoje precisamos baixar drivers de vídeo para o Windows, bugs, aquela loja horrível, o pior indexador de arquivos do mundo, configurações bem complicadas como colocar o python no PATH e o melhor de tudo, aquele Windows update.

Obrigado pelo incentivo :sweat_smile:

:wave:t2:

Exato. No Windows, se a pessoa quer desenhar e tratar de imagens, ela só precisa saber o nome do Photoshop. Já do lado das Distros Linux, ela precisa saber qual ela vai usar, tem muitos nomes, qual tecnologia ela vai precisar, X11, Wayland… Qual tipo de Interface Gráfica mais se adequa a ela seja DE (Gnome, KDE Plasma, LXQT, Mate, COSMIC etc), seja WM (Sway, I3WM, DWM, BSPWM, etc)… Se a máquina dela vai suportar… Aun que hoje em dia as Distros Linux estão muito mais completas que antigamente.

Então para não complicar, quando a pessoa me pergunta qual é o computador recomendado para ela, eu pergunto as necessidades e explico o essêncial. Se ela quer algo mais barato, porém que faça coisas como ver vídeos, navegar na internet, jogar alguns games, estudar, ae eu indico o Mint, o Ubuntu, em uma máquina mais simples, máquina pode ser nova ou usada. Se a pessoa me diz, vou jogar The Elder Scrolls 6, Hellblade 2, Tomb Raider 2028, Control 2, Formula 1 2030, com tecnologia holográfica 5D, Photoshop Holográfico etc… :joy: ae eu indico uma máquina mais possante com Windows.

Editado:
E por que o Wndows para a máquina possante, sendo que as Distros Linux também são capazes? Na minha opinião, porque enquanto as (Sistemas Operacionais) Distros Linux são centenas de milhares de equipes diferentes no mundo inteiro que além de trabalhar no Linux, podem estar fazendo outros trabalhos para se sustentar como trabalhar CLT, para outra empresa e etc, o Windows tem a Microsoft por trás e todos os recursos ficam somente para evoluir o Windows, as esquipes são sincronizadas e não espalhadas e trabalham, ganham $$ em prol do Windows e muitas vezes não trabalham para os outros. Então o Windows muitas vezes vai estar mais preparado rapidamente que as Distros Linux, dependendo da situação. Se a Microsoft tivesse por trás do Ubuntu, o Ubuntu seria o Sistema Operacional mais top, talvez… Mas ae entra open source e código proprietário, o Ubuntu não poderia usar DE de terceiros, teria de ser desenvolvido pela equipe Microsoft… Todo o sistema deveria falar a mesma lingua.

Tudo depende das necessidades e gostos de cada pessoa.Tem pessoas que querem algo diferente do Windows, então eu indico somente o sistema operacional Pop_OS ou Manjaro KDE e dou uma pequena explicação se ela quiser.

Concordo. Migrar de um Sistema Operacional que estamos acostumados para um diferente, requer tempo e dedicação para aprender e se adaptar. É como se fosse aprender idiomas diferentes do que estamos acostumados e que se esforçarmos com certeza iremos aprender mais.

:vulcan_salute:t2:

Disse tudo que eu queria dizer e que eu não soube impor, obrigado pela contribuição :upside_down_face:

1 curtida

bem vindo ao linux.

eu sou usuário linux deskop. Não entendo nada de programação ou sobre ferramentas avançadas.

estou linux por gosta software open source.

o meu linux favorito é o vanilla.os.

e curto como hobby comprar laptops windows para modificar para o linux.

quando canso do laptop, revendo ele.

eu estou usando duas maquinas, Samsung ultra book e o lenovo yoga book 9i

duas maquinas incríveis onde eu uso o meu linux.

1 curtida

Cara, essa briga persiste. Mas, pra mim, o Linux é muito superior. Não é porque o Windows é um vídeo game bacana que eu vou achar o sistema magnífico. Ou porque o PS instala legal nele. Com 11 anos, me lembro quando saiu a notícia do surgimento do Linux, e após muito tempo, migrei de vez (2006). Hoje faço qualquer coisa nele. O Win não me faz falta. Estou com o Arch, atualmente. Ou seja, são quase 20 anos com o pinguim. O Windows, só no trabalho. Não para uso, mas para manutenção. Qualquer atualização mal feita, o bicho dá pau.