O Lançamento de Abril do EndeavourOS já está entre nós!

Olá a todos!

Para quem não conhece, o EndeavourOS é uma distribuição Rolling-Release baseada no Arch (sucessora do Antergos) e acabou de lançar a segunda ISO deste ano!

Entre as novidades pode destacar-se:

  1. O ambiente live e a edição offline do Xfce incluem:
  • Calamares 3.2.39.3-2
  • Firefox 87.0-2
  • Linux kernel 5.11.14-arch-1-1
  • Mesa 21.0.2-1
  • nvidia-dkms 465.24.02-1
  1. Devido a alguns problemas, o Deepin deixou de ser uma opção no instalador online

  2. Duas novas edições comunitárias: Sway e BSPWM

Entre muitas outras novidades, por isso recomendo ver este tópico no fórum deles:

6 curtidas

Gostava também de aproveitar este tópico para pedir ao @Dio um review desta distro, visto que não tem nenhum no canal e acho que merecia um :slight_smile:

6 curtidas

No YouTube “pt_br”, sei de análises recentes do Endeavor nos canais Drops Tech (em 14/02/21) e Distro Hopper (06/02).

Além do próprio Arch, o canal Diolinux dá destaque ao Manjaro, mas já chegou a dar atenção ao Reborn OS.

1 curtida

Como é a estabilidade dessa Distro? É boa pra ambiente de produção, tranquila?

1 curtida

Sim, até agora não tive problemas com updates. Recomendo! :blush:

1 curtida

Testei um pouco aqui numa VM e achei bem legal. Achei que é um meio termo entre o Arch e o Manjaro, alguém mais teve essa impressão?

2 curtidas

Sim, é definitivamente um meio termo na minha opinião. Não é tão voltado para iniciantes como o Manjaro (por exemplo não tem interface gráfica para algumas coisas que o Manjaro tem) mas também não é difícil de instalar como o Arch, tenta ser uma porta de entrada para o mundo do Arch Linux que não o Manjaro.

3 curtidas

Estou estudando essa distro, e fiquei fascinado por seu despojamento. Não é minimalista, mas despojada — simples e direta, mas devidamente funcional e bem sinalizada para um usuário intermediário —, e tem o mérito de “forçar” o aprendizado do Terminal.

Tenho ótimas referências da comunidade e do fórum internacionais, tidos como muito amigáveis e prestativos. @Xinux26, como estão a comunidade e o fórum brasileiros?

Sempre quero estar às voltas com uma distro baseada em Arch. Curti a experiência com RebornOS e Arcolinux, e tenho como essencial experimentar o Manjaro, mas antes de ir ao Manjaro queria algo mais simples e direto, e acho que o Endeavour é a melhor opção para isso.

2 curtidas

Infelizmente já não uso o Endeavour neste PC pois não suporta secure boot, mas um dia espero poder voltar a usá-lo. Quanto à comunidade brasileira, nem sequer sei se existe, sempre usei o fórum internacional (que de facto é muito amigável)

1 curtida

Instalei o EndeavourOS e estou curtindo bastante. É a distro mais rápida que já testei, juntamente ao Solus. Mais rápida até que o PCLinuxOS, que voava baixo neste notebook.

O Arcolinux também é rápido, responsivo, mas eu queria uma experiência com Arch mais simples e direta. E, com o fato de que o Endeavour dá mais ênfase ao uso do Terminal, já estou em pleno aprendizado dos comandos do pacman. E até já recorri ao AUR, para instalar o TimeShift.

No entanto, esse ponto do secure boot merece atenção. Aliás, eu me lembro de, vários meses atrás, ao testar o Manjaro em live em meu notebook principal, Samsung, me ver forçado a desligar o secure boot. @Rodrigo_Chile, como está essa questão no Manjaro?

2 curtidas

Ainda não suporta Secure Boot (até onde sei, são poucas que suportam, Ubuntu e derivadas, Fedora e OpenSUSE - não sei das derivadas; tampouco sei se Debian suporta, mas acredito que sim)

O suporte depende muito da validação do kernel, que a Fundação consegue fazer mas que as distros “estragam” ao customizar seus módulos, caso do Arch, do Manjaro e de mais algumas (Solus creio que faz o mesmo)

2 curtidas

Gosto bastante dessa distro. Considero ela um meio termo, entre o Arch e o Manjaro. Veloz, responsiva e bem polida. Uma das coisas que eu mais gosto é que ela vem bem menos carregada de softwares do que as outras duas.

Estou fazendo testes com o Slackware current e ele está voando, muito bom, inclusive suporta sucure boot. Não vem habilitado por padrão, tem que configurar na unha, mas ele suporta. A versão 15 promete muito.

3 curtidas