O KDE pensou até nos que tem crise convulsiva

A atualização KDE Plasma 6.4.1 desativou por padrão um efeito visual que poderia causar convulsões em usuários fotossensíveis. A notícia se refere ao efeito de “realce de janela” (highlight window) ativado quando você passava o mouse sobre as miniaturas de janelas no Gerenciador de Tarefas.

O efeito esmaecia as janelas quando se passava o cursor sobre a miniatura de uma janela, podendo causar uma cintilação em tela cheia com frequências acima de 3 Hz, o que pode desencadear convulsões em pessoas sensíveis. O efeito também era considerado visualmente desagradável para muitos usuários, mesmo nos sem fotossensibilidade.

Essa mudança é parte de um esforço do KDE em tornar-se totalmente compatível com as novas regras de acessibilidade da União Europeia, demonstrando o compromisso com a acessibilidade e a segurança de seus usuários.

Mesmo que o cenário para desencadear o efeito seja incomum, a equipe agiu proativamente para eliminar o risco potencial e melhorar a experiência para todos, tornando o Plasma um ambiente mais inclusivo. A equipe está trabalhando em vários níveis da pilha de software para garantir que o ambiente seja mais inclusivo.

4 curtidas