O kde não instala no meu notebook com placa híbrida

Não consigo instalar distro com KDE plasma. Instalar eu até consigo, mas depois trava e não consigo usar e tenho que voltar pro Pop_os.
Tenho notebook acer nitro 5 com placa híbrida.
Apesar de usar linux, não sou muito experiente.

3 curtidas

Qual é a placa dedicada em questão? Precisamos da configuração completa do computador.

3 curtidas

Olá @Stella_Dias, tudo bem contigo?

Para que a comunidade possa ser objetiva nas respostas, passe a maior quantidade possível de informação sobre seu hardware e qual sistema operacional você está utilizado.

Use as dicas deste post para te ajudar a coletar as informações.

:vulcan_salute:

5 curtidas

Obrigada!!!

Se quer o Plasma rodando em sua máquina e tirando o máximo de proveito dessa placa híbrida, acredito que o RegataOS seja a melhor opção.

1 curtida

Vou testar! :smile:
Mas queria fedora ou alguma baseada no ubuntu.

Em tese, você não precisa instalar outra distro, você pode instalar o Plasma no próprio Pop!_OS.

Um detalhe importante é que a System76 não faz nenhum tipo de mudança nestes ambientes, você vai receber praticamente as opções “de fábrica”.

Para ficar na base Ubuntu e ter uma experiência KDE mais completa, recomendo o Kubuntu ou o próprio KDE Neon.

1 curtida

Sim, isso eu sei. Só queria que continuasse funcionando perfeitamente depois, meu problema é o pós, o travamento, ou nem funcionar mais depois do nada. Seria por causa do wayland?

1 curtida

É bem provável, Wayland e Nvidia ainda não estão “100% amigáveis”. Você já experimentou usar o Xorg com o KDE no Pop!_OS?

1 curtida

Sinceramente: se instalar o Plasma no Pop e depois remover o Gnome/Cosmic, vão sobrar dependências.
Quando indiquei o RegataOS é por saber que ele tem suporte a placas híbridas.

3 curtidas

Na tela de login, haverá uma opção para selecionar o tipo de sessão. Definitivamente é recomendado usar o X11 (Xorg).

Wayland ainda não está maduro o suficiente para usar com placas Nvidia, ainda mais no KDE Plasma… Experiência própria. Estamos chegando lá, mas é bom aguardar mais um pouco.

Eu diria que a maioria das distros mais comuns oferece suporte. Hoje em dia é algo bem estabelecido.

A questão ali muito provavelmente é o Wayland.

3 curtidas

Também me parece incompatibilidade com o Wayland.

Qual é a distro com KDE Plasma? Se não me engano, o Kubuntu 22.04 LTS entra por padrão ainda em X11.

2 curtidas

Sobra dependência mas o APT apaga elas todas com o apt autoremove.
O APT não mantém software que não foi requisitado pelo usuário.

2 curtidas

Não é tão simples assim, tente remover o Plasma, pra ver o quanto de dependências q sobra. Seja QT5 ou kde. Independente do autoremove.

1 curtida

Tenho um Acer Nitro 5 também, e não tive esse problema. Utilizo o Archlinux com KDE Plasma com o servidor gráfico Xorg, e para gerenciar a GPU híbrida utilizo o Optimus-Manager.

Porém se eu tento usar o Wayland, realmente buga, mas nunca fui atrás de solucionar esse erro com o Wayland.

1 curtida

Tentei o fedora, mas travou muito, mesmo com xorg! Então coloquei o kubunto e está mais estável.

1 curtida

Acredito que a melhor baseada no Ubuntu e com KDE seja o próprio Kubuntu. Tem o KDE Neon também que traz a versão mais recente do Plasma, mas o Kubuntu é mais estável.

1 curtida

Tentei, mas sempre travava toda noite após um dia de uso e eu tinha que reiniciar. Aí voltei pro Gnome :tired_face: :cry:

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.