O Hyperland vale realmente a pena?

Boa tarde pessoal.

Estive vendo no youtube alguns sistemas operacionais diferentes, e me deparei com um sistema muito bonito, com animações fluidas, dimensionamento rápido de janelas, velocidade do sistema, e um setup muito interessante principalmente para quem é programador.

Não sou um usuário tão avançado e por conta do Hyperland ser baseado em Arch, fiquei com um pé atrás de fazer um teste no sistema. O Hyperland é tudo isso mesmo? vale realmente a pena instalar ele?

Hoje possuo um processador Ryzen 7 5700g sem uma placa de vídeo off board, tenh0 16gb de RAM utilizando o Windows 10 e o Mint em um dual boot. Caso eu venha a instalar o sistema, eu trocaria o Mint pelo Hyperland.

Então, O Hyprland não é uma distro e sim um compositor de janelas, assim como o i3, bspwm, awsome, etc. No guia de instalação você pode ver as distros que comportam (acho que todas as principais). Como é um tile compositor, provavelmente a maior parte das tarefas devem ser feitas por atalhos no teclado, salvo engano, então vai mais do quanto você se adapta ao fluxo de trabalho.

1 curtida

É meu gerenciador de janelas padrão. Uso tanto no meu desktop quanto no noteboook (que tem specs mais humildes que as suas). Eu acho o software fenomenal, é leve, bonito, responsivo e raramente me deparo com problemas.

Todavia, recomendo com uma pitada de sal para usuários menos experientes, tendo em vista que toda a configuração é declarativa (por escrito, sem um menu de configurações, por exemplo), e pode ter uma curva de aprendizado até entender a sintaxe. Mas, tendo tempo e disposição para aprender algo novo, recomendo bastante.

Da mesma maneira, também indico o cuidado com a utilização de scripts de instalação com dotfiles prontos sem conhecer bem as configurações do sistema, que tende a tornar o troubleshooting extremamente difícil posteriormente. A fim de testes, para conhecer o sistema, é uma boa opção, mas para utilização como seu sistema principal, tenha bastante cuidado.

Outros esclarecimentos, o Hyprland não é baseado em Arch, este é uma distribuição Linux e aquele é um gerenciador de janelas, tal qual o Kwin do KDE e o Mutter do Gnome. A diferença é que o Hyprland existe sem a necessidade dos ambientes de desktop (KDE, Gnome, xfce, Cinnamon, etc), o que torna o sistema bastante leve sem as diversas aplicações integradas.

O que se assemelha em relação a Arch é a filosofia rolling release do Hyprland, em que o desenvolvedor não fornece uma versão com suporte a longo prazo, a única versão que tem suporte é a última versão, sendo um software sempre bleeding edge. Essa filosofia pode demonstrar inconsistências com distribuições com suporte a longo prazo (como o Mint, por exemplo), por “segurarem” as atualizações do repositório de pacotes, a fim de estabilidade.

Nesse sentido, o Linux Mint é uma distribuição, tal qual o Arch, que acompanha por padrão o ambiente de desktop Cinnamon e, para se fazer a alteração para o Hyprland, seria recomendado você alterar sua distribuição para alguma que tenha suporte.

Segundo a Wiki, essas distros são Arch, NixOS e openSUSE Tumbleweed. Recomendo mais uma leitura para entender melhor.

Espero ter dado uma luz. Abraço.

2 curtidas

Caso queira testar um tiling window manager semelhante mas com menos features visuais tem o sway, tem uma spin do fedora que já vem configurado.

1 curtida

Ah sim! realmente errei ali na minha colocação. Entendo perfeitamente, não tenho certeza se me adaptaria legal nos atalhos, mas talvez eu faça um teste em uma máquina virtual, parece mais interessante para a primeira experiência.

Obrigado pela sua explicação! de fato errei na minha colocação ali dizendo que o Hyprland é baseado no Arch.

Eu pensei em talvez instalar em uma distro que tenha suporte em uma VM, para eu conseguir ter a experiência sem precisar afetar a minha distro atual que uso para trabalhar, que é o Mint. Talvez seja uma solução mais viável para mim no momento. Caso eu venha a gostar, estudo o suficiente para instalar e faze-lo rodar no meu PC e torno ele o meu gerenciador de janelas padrão.

Obrigado novamente pela explicação!

Agradeço a indicação! No meu caso, caso eu venha a migrar para alguma distro que suporte o Hyprland, eu iria preferir instalar O Hypr mesmo, eu acho.

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.