O Grande Benchmark de Distros Linux: qual é a melhor para você?

Comparamos 19 de distribuições Linux mais o Windows 11 em hardware Intel, AMD e NVIDIA. Descubra as melhores opções para jogos, renderização e IA, navegação na internet e mais, em diferentes cenários.

7 curtidas

Eu não sei ou não entendi se eu consigo separar pelos resultados

Como desenvolvedor java com hardware x, pelos resultados, a melhor distro em performance é tal ou pra jogos, ou pra uso regular só de navegador e office…
Da pra ter essa ideia? Talvez na planilha com uns totalizadores adicionais somando só as colunas que possam fazer sentido pra esses usos e rankando nisso?

Dionatam… Trabalho incrível… Parabéns, não faça todo mês, preserve dua saúde mental ehheeh mas 2x ou 1x por ano seria incrível

2 curtidas

Belo trabalho. Será que se os desenvolvedores se debruçarem sobre esses dados conseguem fazer ajustes nas distros?

1 curtida

Depois de assistir esse vídeo, minha opinião continua a mesma: A melhor distro pra mim (ou pra qualquer um) é aquela me melhor atender às necessidades, kk… O vídeo é super completo e muito esclarecedor, ajuda e muito em qual rumo tomar ao se escolher uma distro, principalmente pra quem está começando no mundo Linux. Porém, a decisão vai ser tomada a partir de testes que a cada um fizer, na sua máquina, e de acordo com suas necessidades.

4 curtidas

Pensei que o Windows fosse ficar logo atrás do Pop OS, mas só conseguiu ficar na frente do Deepin em matéria de desempenho.

2 curtidas

Ótimo trabalho Dio, imagino a trabalheira que isso deu e também comeu alguns anos de vidas do SSD/NVME :rofl: :rofl:.
Eu senti falta de mais testes de jogos, ferramentas de benchmark sempre se mostraram muito aleatórias, testes de multicores e single core por exemplo se executar apos ligar o PC e conectado-a internet terá um resultado mais baixo do que quando o PC esta ligado por mais de 30min e fora da rede.

Se um dia o Dio for realizar uma nova bateria de testes, poderia colocar o Red Hat ou algum de seus derivados, Alma, Rocky, Oracle.

1 curtida

Linux Mint bem na fita. Instalou-se e funcionou com perfeição, e ainda ficou bem posicionado nos testes de desempenho.

Manjaro esmerado no desempenho mas caótico no funcionamento… BigLinux consertou o caos de sua base Manjaro, mas parece que tantos reparos na base lhe custaram desempenho.

OpenSUSE Leap fez valer sua compatibilidade bit por bit com o sistema de uso empresarial da SUSE, destacando-se na estabilidade e confiabilidade. Já o TumbleWeed dá a impressão de ser uma plataforma de testes…

Arch sendo Arch. Confiável, porém exigente do usuário.

1 curtida

Um dia o Dionatan vai fazer a parte 2 do grande benchmark de distros linux e o meu PeppermintOS vai está entre eles e vai ganhar em primeiro lugar :heart_eyes: :checkered_flag: :blush:

1 curtida

Tumbleweed foi uma das piores experiências que já tive na minha máquina, lerdo pra instalar e instável pra usar, uma bagunça. Única rolling release que funcionou legal aqui foi o Arch mesmo. Nunca testei o Leap, se for tipo o Ubuntu ou Debian LTS aí é show.

1 curtida

É isso mesmo: OpenSUSE Leap equivale a Debian estável e Ubuntu LTS. Aliás, há algum tempo que o Leap se tornou uma cópia do SUSE Enterprise Linux; então, nesse aspecto, ele equivale ao antigo CentOS ou aos atuais AlmaLinux e Rocky Linux em relação ao Red Hat Enterprise Linux.

Logicamente, essas características indicam que o OpenSUSE Leap tem solidez. Estabilidade e confiabilidade são prioridade num sistema de uso empresarial, e o Leap está calcado em um, dos mais conhecidos e usados Mundo afora.

2 curtidas

Nos comentários do vídeo, alguém comentou sobre organizar os resultados a partir de porcentagens, achei uma boa ideia.

O resultado foi esse:
image

6 curtidas

nossa sou apaixonado por ele, eu e minha esposa usamos no nosso pessoal, só não tá no meu do trabalho pq n posso mudar o ubuntu que a empresa manda instalado xD

Legal o Ubuntu aparecer no “pódium”. Estou usando ele no meu notebook e não tenho observado lentidão nos snaps, embora eu use pouquíssimos. O firefox por exemplo está “voando” no Ryzen 7 5700U