Comparamos 19 de distribuições Linux mais o Windows 11 em hardware Intel, AMD e NVIDIA. Descubra as melhores opções para jogos, renderização e IA, navegação na internet e mais, em diferentes cenários.
Eu não sei ou não entendi se eu consigo separar pelos resultados
Como desenvolvedor java com hardware x, pelos resultados, a melhor distro em performance é tal ou pra jogos, ou pra uso regular só de navegador e office…
Da pra ter essa ideia? Talvez na planilha com uns totalizadores adicionais somando só as colunas que possam fazer sentido pra esses usos e rankando nisso?
Dionatam… Trabalho incrível… Parabéns, não faça todo mês, preserve dua saúde mental ehheeh mas 2x ou 1x por ano seria incrível
Belo trabalho. Será que se os desenvolvedores se debruçarem sobre esses dados conseguem fazer ajustes nas distros?
Depois de assistir esse vídeo, minha opinião continua a mesma: A melhor distro pra mim (ou pra qualquer um) é aquela me melhor atender às necessidades, kk… O vídeo é super completo e muito esclarecedor, ajuda e muito em qual rumo tomar ao se escolher uma distro, principalmente pra quem está começando no mundo Linux. Porém, a decisão vai ser tomada a partir de testes que a cada um fizer, na sua máquina, e de acordo com suas necessidades.
Pensei que o Windows fosse ficar logo atrás do Pop OS, mas só conseguiu ficar na frente do Deepin em matéria de desempenho.
Ótimo trabalho Dio, imagino a trabalheira que isso deu e também comeu alguns anos de vidas do SSD/NVME .
Eu senti falta de mais testes de jogos, ferramentas de benchmark sempre se mostraram muito aleatórias, testes de multicores e single core por exemplo se executar apos ligar o PC e conectado-a internet terá um resultado mais baixo do que quando o PC esta ligado por mais de 30min e fora da rede.
Se um dia o Dio for realizar uma nova bateria de testes, poderia colocar o Red Hat ou algum de seus derivados, Alma, Rocky, Oracle.
Linux Mint bem na fita. Instalou-se e funcionou com perfeição, e ainda ficou bem posicionado nos testes de desempenho.
Manjaro esmerado no desempenho mas caótico no funcionamento… BigLinux consertou o caos de sua base Manjaro, mas parece que tantos reparos na base lhe custaram desempenho.
OpenSUSE Leap fez valer sua compatibilidade bit por bit com o sistema de uso empresarial da SUSE, destacando-se na estabilidade e confiabilidade. Já o TumbleWeed dá a impressão de ser uma plataforma de testes…
Arch sendo Arch. Confiável, porém exigente do usuário.
Um dia o Dionatan vai fazer a parte 2 do grande benchmark de distros linux e o meu PeppermintOS vai está entre eles e vai ganhar em primeiro lugar
Tumbleweed foi uma das piores experiências que já tive na minha máquina, lerdo pra instalar e instável pra usar, uma bagunça. Única rolling release que funcionou legal aqui foi o Arch mesmo. Nunca testei o Leap, se for tipo o Ubuntu ou Debian LTS aí é show.
É isso mesmo: OpenSUSE Leap equivale a Debian estável e Ubuntu LTS. Aliás, há algum tempo que o Leap se tornou uma cópia do SUSE Enterprise Linux; então, nesse aspecto, ele equivale ao antigo CentOS ou aos atuais AlmaLinux e Rocky Linux em relação ao Red Hat Enterprise Linux.
Logicamente, essas características indicam que o OpenSUSE Leap tem solidez. Estabilidade e confiabilidade são prioridade num sistema de uso empresarial, e o Leap está calcado em um, dos mais conhecidos e usados Mundo afora.
Nos comentários do vídeo, alguém comentou sobre organizar os resultados a partir de porcentagens, achei uma boa ideia.
O resultado foi esse:
nossa sou apaixonado por ele, eu e minha esposa usamos no nosso pessoal, só não tá no meu do trabalho pq n posso mudar o ubuntu que a empresa manda instalado xD
Legal o Ubuntu aparecer no “pódium”. Estou usando ele no meu notebook e não tenho observado lentidão nos snaps, embora eu use pouquíssimos. O firefox por exemplo está “voando” no Ryzen 7 5700U