O Google vai deixar você rodar aplicativos Linux no Android e Chrome OS

Você já imaginou poder instalar e usar seus programas Linux favoritos diretamente no seu celular Android? Essa possibilidade está cada vez mais próxima de se tornar realidade.

O Google está trabalhando em uma nova ferramenta para os desenvolvedores criarem um ambiente virtual dentro do Android, onde será possível executar sistemas operacionais como o Linux. Você poderá instalar e usar programas como o Firefox, GIMP, LibreOffice, e muitos outros, no seu smartphone ou tablet.

Tudo isso por meio do Android Virtualization Framework (AVF), uma plataforma que permite a execução de sistemas operacionais dentro de uma máquina virtual. O Google está desenvolvendo um aplicativo chamado Terminal que servirá como um portal para acessar essa máquina virtual.

Inicialmente, o processo de configuração era um pouco complexo, exigindo que o usuário fizesse algumas configurações manualmente. No entanto, o Google trabalha para simplificar esse processo, tornando a instalação e a configuração do ambiente Linux mais intuitiva.

Com isso, você obterá maior flexibilidade ao instalar e usar qualquer programa Linux que você quiser, expandindo as capacidades do seu dispositivo. Terá acesso a ferramentas de desenvolvimento, design e outras áreas que podem ser úteis para o seu trabalho ou estudos. Poderá personalizar o seu ambiente Linux da forma que preferir, escolhendo o sistema operacional, os programas e as configurações.

No futuro, o AVF deverá oferecer suporte a recursos como becape e restauração de sistemas, virtualização dentro de outras máquinas virtuais, além de melhorias gráficas para jogos e aplicativos que exigem mais recursos.

Ainda não há uma data oficial para o lançamento dessa funcionalidade. No entanto, o fato de o Google estar testando essa nova ferramenta em seus dispositivos mais recentes indica que ela pode estar disponível em breve, possivelmente na próxima versão do Android.

Fonte: link no texto

2 curtidas

Se funcionar bem será o motivo de eu parar de usar o notebook e ter um tablet mais leve nas costas.

2 curtidas

Legal a ideia! Será bem interessante quando estiver funcionando e disponível.

1 curtida