O Google Chrome pode ir para as mãos da OpenAI?

O Google está passando por problemas jurídicos que podem mudar completamente seu ecossistema e a internet conhecemos, arriscando, inclusive, perder o controle sobre o Google Chrome e o Android. Entenda o drama da big tech.

2 curtidas

Google pode ter seus defeitos mas fez um trabalho excelente com o Chrome. Até certo tempo atrás eu sempre via os videos do Chrome Developers no Youtube, quando saía uma nova versão. Todo video tinha alguma API nova ou função nova no devtools. Se você comparar o devtools do Firefox com o do Chrome, do primeiro parece meio pobre e com menos opções. Não sei se outra empresa teria o mesmo poder de desenvolvimento que o Google tem.

2 curtidas

Sem contar que pelo menos aqui na minha máquina possuo tanto o chrome como o firefox, e o consumo de CPU do firefox está exorbitante mais alto em comparado ao chrome. Já em termo de memória RAM estão quase que empatados. Adoro o firefox, mas acabei adotando o chrome como padrão. Infelizmente não dá, pelo menos aqui na minha máquina.

1 curtida

minha pergunta é: seja qual for o novo dono, continuarão desenvolvendo GC para linux?

Boa pergunta!

Continuo mantendo minha opinião de que nada vai acontecer feijoada.

A única diferença visível do Chromium para o Chrome é a sincronização da Google, que evidentemente não estará mais lá se o Chrome não for mais deles.

Chromium com certeza continuará sendo de código aberto, e continuará sendo feito para Linux dado o interesse financeiro nisso (incluindo da própria Google, já que eles vão continuar com o Android).

1 curtida

Aí, depende da taxa de malvadeza do Google…

Até um tempo atrás, o Chromium sincronizava.

Google apresentou razões (ou pretextos?) para cortar a sincronização dos outros derivados – que concorriam com seu Chrome – e talvez tenha cortado a sincronização do Chromium, só pra não ficar feio no filme.

Se a taxa de malvadeza não atrapalhar, bem que poderia liberar de volta a sincronização do Chromium – que afinal, é financiado (pago) pelo próprio Google.

2 curtidas

Uma boa parte disso já está no chromium, se bem que o chromium é talvez mais de 50% o que é hoje, por causa da Google. A única coisa que eu espero, é que isso não gere mais uma família de navegadores.