O GIMP 3.0 está chegando! O que podemos esperar?

https://diolinux.com.br/tecnologia/o-gimp-3-0-esta-chegando.html

Novas ferramentas deixam o GIMP 3.0 ainda mais completo

5 curtidas

Eu tenho instalado no canal beta do Flathub a versão em desenvolvimento, ainda não é perfeito pois faltam também alguns plugins essenciais da comunidade.

2 curtidas

Muito bom o artigo, ansioso pela nova versão do GIMP :vulcan_salute::vulcan_salute::vulcan_salute:.

3 curtidas

Comecei a utilizar recentemente a versão de testes para acompanhar a evolução, ainda faltam vários polimentos (como esperado) e estou tendo um pouco de dificuldade para me adaptar com a nova tela consideravelmente mais escura.

Curioso para ver a evolução até o lançamento da versão estável.

:vulcan_salute:

2 curtidas

Pelo título achei q teria alguma info da previsão de lançamento, mas acho q foi clickbait.

Não acho q esteja chegando, a versão 2.99.2 é de 11/2020, então já temos quase 2 anos em desenvolvimento e no gitlab do GIMP, o 3.0 tá com 38% concluído. Supondo q leve 1 ano pra cada 20%, a versão final ficaria pro fim de 2025.
E tlvz mais 1-2 anos pro 3.2
Imagino q tenham poucos colaboradores, pra demorar tanto assim

Na minha opinião a UI do GIMP é sofrível. Eu desisti de usar. Acabo usando o photopea que é gratuito tbm e roda 100% online

2 curtidas

O PhotoPea que é um projeto mais novo, é mais intuitivo, prático e rápido de usar, ele basicamente imita o Photoshop. Gimp foi feito por programadores com zero noção de UX, pensei que com a versão 3 iriam fazer um Full revamp na interface, os caras trocam apenas a cor, eh pra lascar

2 curtidas

@Moabe_Vettore e @Bruno_Funnie, então, mas a solução pra isso não seria criar presets de interface assim como no PS (3D, Pintura, Fotografia, etc.)?

Algums comportamentos como redimensionar, transformar ou mesmo filtros não possuem preview. O exemplo da interface foi apenas 1, mas o comportamento das camadas em si é diferente. Isso que eu lembro de cabeça pois afinal eu só uso o Gimp quando todas as outras opções estão fora de alcance.

1 curtida

Eu imaginei que se refiria a coisas assim também. Realmente, amigo, nesse ponto ainda é muito amador ou incompleto como software do tipo.

Ah outro exemplo, acabei de instalar o flatpak do gimp + photogimp do Dio aqui. Abre um jpg, cria uma seleção (tecla m) tenta mover… você vai precisar segurar ctrl + alt, ok até aí tudo bem, mas sabe o que acontece de comportamento padrão? Ele começar a criar outra layer maluco, eu só queria manipular a imagem na mesma camada e aí como faz agora? Cria nova camada, mescla as duas? Ou provavelmente deve ter um atalho X para fazer isso. A mesma coisa com copia e cola que no Photo(pea|shop) cria uma nova camada por padrão, no Gimp ele vai criar uma “seleção|camada flutuante” e vc precisa ctrl + shift + n para criar a camada de verdade… tudo no Gimp para fazer as operações mais simples você precisa de 1 + 3 ações.

Então, aqui não tá rolando isso, talvez eu não tenha feito o passo a passo exato que descreveu. Explique um pouco mais, por favor.

Queria tanto que integrassem o Photogimp como Layout padrão, pelo menos dar a opção de colocar esse visual pois ajuda muita gente que vem do Photoshop.