O gerenciamento da placa de som no Kubuntu

Pessoal é o seguinte, eu estou utilizando o Kubuntu 24.04 LTS no meu setup intel de quarta geração com uma placa mãe ASUS Z97-A. Tudo funciona, inclusive o áudio. Porém o gerenciamento do áudio aqui está muito esquisito. Meu sistema está detectando “duas placas de som” são elas:

1. Áudio da placa mãe Intel IEC958/AC3 - com saídas analógico, 5.1 e digital
  2. Elesmere HDMI Audio - Radeon RX 470/480 / 570/580/590

Aqui no meu sistema eu uso a saída de som normal (estéreo - conector verde) da placa mãe. Não uso o áudio da GPU. Uso também a conexão de microfone. Contudo estou enfrentando problemas com aplicativos, o som e o microfone.

Nas configurações de áudio tem acontecido algo curioso. Eu só consigo que o sistema saia som nas caixas de som e o microfone funcione se deixar na opção Analog Stereo Duplex. Se mudo para Analog Stereo Output, por exemplo, continua saindo som, mas o microfone some. Se eu vou no microfone e defino ele para Analog Stereo Imput, o som para de sair e some da tela de configuração. O som e o microfone só funcionam se eu deixar no “Duplex”.

Isso está impactando outras aplicações que utilizam som e microfone. Como por exemplo, os visualizadores de Second Life. O visualizador Alchemy, versão pra Linux, parou de funcionar o voice e até mesmo os sons dele desapareceram. Eu vou nas configurações do dispositivo de áudio e aparece um monte de opções

Já deixei em defaut, já escolhi algumas das opções e nada. Sinceramente eu não sei o que fazer mais. O voice chegou até a funcionar por um curto período de tempo, mas agora não consigo mais resolver isso. Quando eu abro o Alchemy Viewer ele parece matar o som do sistema inteiro.

Aqui uso o OBS studio para gravar e transmitir vídeos. Nele o microfone funciona e o OBS capta audio do sistema. Mas, eu não posso usar nenhuma outra aplicação que utilize o microfone. Ai da problema.

Creio que tudo isso que estou passando, relacionado ao som, o sistema e aplicativos, esteja relacionado ao sistema de gerenciamento de som do KDE.

Eu não sei mais o que posso fazer.

Alguém poderia me dar uma luz?

Obrigado!

1 curtida

Olá!

Aparentemente esta funcionando normal.
Algumas designações de nome podem confundir, mas estão corretas.

De maneira simples, sim, há mais de uma “placa de som” em seu pc. Aplaca de áudio normal do chip controlador na placa mãe e o sistema de áudio codec acoplado ao controle e gerenciador de display (hdmi).

Sendo assim a situação é como controlar os perfis de áudio.
Como você utiliza o som analógico via plug então para que tenha simultaneamente os canais de entrada e saída funcionando você precisa deixar em Duplex, que é justamente isso, permitir a controladora habilitar simultaneamente o som ser reproduzido (out/playback) e gravado (input/record).

Quando você especifica somente o perifil de analog output significa que apenas os canais de reprodução estarão habilitados. Mesmo que você tenha o mic numa entrada analógica de plug ele não “escutará” o sinal de entrada. E o mesmo caso você mude para o perfil de somente input. Ele não ira enviar sinal de saída para falantes.

Dito isto, se usa caixa de som via conexão plug e microfone tbm conexão plug seja p2 stereo ou combo terá que deixar no DUPLEX para que controle os canais. E se não utiliza a saída de áudio digital HDMI, pode até desativar o perfil para ele não selecioná-lo como fonte de playback em algum app.

Exemplo, meu caso, uso placa de áudio via USB, então deixo todos os perfis analógico e digitais que não a placa que desejo desabilitados. Mas se quero, por exemplo plugar um headphone usando a saída da placa mãe ai só habilito a controladora de áudio da placa mãe no perfil de output/playback e assim inibindo qualquer captação de áudio analógica da placa mãe já que não tem mic nem nada plugada nela.

Adicional a isso, é preciso compreender o roteamento de nós/canais no ato de compartilhamento de apps. Por exemplo, utilizar o mic no OBS Studio você precisa criar uma fonte de entrada e apontar que a fonte em si que deseja é o equivalente ao canal → entrada analógica. Ou seja o plug físico que está a conexão de entrada/mic. Daí, também verificar se não está usando duplicações, pois um dispositivo pode ser compartilhado, mas não verdadeiramente acessado simultaneamente de uma só origem,é preciso se um “escutador” virtual daquele dispositivo.Tipo você tem 1 mic real, mas pode 10 apps captando o sinal deste 1 mic sendo 1 real e 9 virtuais. Esses virtuais são cópias digitais do sinal enviado com certo atraso para cada app. Bom isso é simplificando bem a ideia de compartilhamento/roteamento de som.

No OBS, para que tenha controle real do mixer (tabela de misturador de sons) o ideal é que nas configurações do OBS na sessão de áudio você desabilite os canais de playback e capture default. Sendo assim, para cada cenário você crie separadamente as fontes de entrada e saída adicionando “captura de áudio” e “reprodução de áudio” e para cada um selecione o dispositivo envolvido na ação. Lembrando que um vez adicionado uma fonte que relaciona um item físico (mic) você não poderá adicionar novamente esse mesmo mic, apenas copiar essa fonte para inúmeras outras cenas.

Espero ter clarificado algumas informações para você.

#sucessoai

2 curtidas

Gratidão por dispor um pouco do seu tempo em me responder. :pray:t2:

Entendi o que você escreveu. É fato que tudo aqui funciona. O que eu estou, ainda, apanhando é em aplicações como essa que mandei as imagens no post inicial. Eu até tinha conseguido fazer o microfone funcionar e o áudio também. Porém, não sei o que houve que, do nada, o microfone parou de funcionar e na aplicação não sai mais som nenhum. Não tem o que eu escolha que funcione. Nem deixando tudo no default (padrão) está resolvendo. Tampouco qualquer outra opção que eu escolha.

Instalei um outro aplicativo do mesmo gênero, que acessa o mesmo serviço, e nela consigo ouvir o som tocado no aplicativo, mas o microfone não funciona. Não sei mais o que fazer. Até neste, mesmo deixando o microfone em default não funciona.

Estes aplicativos que estou, aqui relatando, são visualizadores de Second Life versão para Linux. Só que, pelo que li a respeito, eles utilizam uma “extensão” para o voice funcionar que é o SL-Voice. Este depende do Wine para funcionar. Pois bem eu configurei tudo aqui e, até, havia conseguido fazer o voice funcionar. Só que, do nada… acontece o que relatei mais acima.

No aplicativo cujas imagens aparecem na postagem inicial, que é o Alchemy Viewer Linux64, na sessão de configuração do áudio aparece aquilo que pode ser visto nas imagens. Ele até detecta o microfone e parece funcionar. Na tela de configuração de som do Linux até aparece o Alchemy na saída e o SL-Voice na entrada. Ocorre que quando faço login da minha conta nada funciona, as vezes mata até o áudio do sistema. Não sei se isso estaria relacionado há algum conflito ou o que.

Já o meu OBS Studio está exatamente assim:

Bom, diante deste meu novo relato, você teria alguma ideia do que pode estar ocorrendo aqui? O que mais eu poderia fazer?

Estou, ainda, há manter o Windows 11 só por conta destes detalhes. Pois utilizo o Second Life para produzir conteúdo pro meu canal no YouTube. E também uso o sistema de voice para interagir com outros usuários dentro do Second Life, como, por exemplo, minha família que lá possuo.

Eu quero muito solucionar esta questão pois eu sei, e vi, que funciona. Só não estou acertando no que fazer aqui para volte a funcionar.

1 curtida

Olá!

O que me parece é que está havendo conflito de requisição devido ao controle do sistema de áudio. O sistema de áudio possui algumas camadas de funcionamento e interação. Para simplificar, parece-me que o App que está usando está pegando um stream de aúdio em baixo nível, ou seja, realizando uma conexão direta com o alsa (driver) que é a parte fundamental do sistema de áudio. Porém essa comunicação é direta ao hardware, ou seja, se for dado acesso a um app (pelas opções ) para que ele estabeleça um direct stream ao hardware sem passar pela mixer/servidor de áudio do sistema ele vai funcionar normal naquele app, mas vai “travar” os recursos de áudio do hardware para qualquer outra app inclusive o sistema. É como um modo exclusivo.

Sendo assim, pelo que você está comentando pode ser isso que venha acontecendo.Daí o caminho é alinhar os modos de utilização em que para haver multi acessos tando para gravação quando para reprodução utilizando um mesmo hardware você tem que deixar o servidor de áudio (pipewire) trabalhar normal. Então, basta manter o profile de uso do dispositivo padrão do computador no modo full deplex. Ai, no app, você vai selecionar opção que é a mesma coisa, porém pela lista da imagem que você enviou inicialmente equivale ao:

→ HDA Intel PCH ALC892 Analog-Default Audio Device
E se caso ainda ficar dando os mesmos problemas tente o:
→ HDA Intel PCH ALC892 Analog-Default Audio Device with all software conversions

Importante que ao colocar essa opção NO APP, o que ele faz é simplesmente seguir o dispositivo padrão que está selecionado para o usuário nas configurações do sistema.
Para ter visão clara e fácil, recomendo que utilize o PulseAudio VolumeControl. Que é um app cujo objetivo é permitir o gerenciamento dos recursos de áudio. E nele você vai colocar como padrão a placa de som interna (vista como intel hda que usa o chip codec ALC892) e ainda certificar que está no profile full duplex.

Para instalar o PAVUCONTROLvocê pode abrir a loja de apps (discover) e pesquisar pelo nome ‘Pulse Audio Volume Control’ ou pode ir pelo caminho direto abrindo o terminal (control+alt+T) e digitar:

sudo apt install pavucontrol-qt

Assim ele instala o app na versão adequada pro Kubuntu. Feito a instalação é só abrir o app ir na aba de configuração e certificar que o dispositivo padrão apontado é a placa Intel no modo full deplex.

Estando alinhado tanto na configuração do sistema quanto no app (Alchemy) que estiver usando de modo a utilizarem o mesmo dispositivo padrão ele deve funcionar normal. Se caso não, ai pode haver outro problema mais complexo (e perguntando, você chegou a mudar alguma configuração personalizando algo via comando ou arquivo de configuração do sistema?)

Outra coisa para deixar informações sobre o sistema de áudio sugiro fazer o seguinte:

. instalar o inxi

sudo apt install inxi

após instalado rodar o programa usando:

inxi -Aa

Vai ser listado as informações de dispositivos e etc. sobre o audio. Copiar e colar aqui para referência também.

Veja como está o meu aqui nesse momento:

1 curtida

benzadeus. acho que esse homem compilou os drivers de som dessa placa. como ele sabe! vixi. :stuck_out_tongue:

Gratidão a todos que responderam. Resolvido por hora. Até gravei um vídeo pra mostrar:

2 curtidas