Recentemente Joshua Peisach do projeto Ubuntu Cinnamon Remix, publicou algumas notas no blog do projeto, falando sobre o futuro da distribuição e o impacto que o projeto terá aos usuários já que as notícias não são as melhores,
A equipe do Ubuntu Cinnamon Remix, precisa de permissões para fazer o upload para repositórios do Ubuntu, algo que eles não podem fazer por algumas razões. O objetivo deles é não ter um PPA, eles deveriam ter o mínimo de pacotes nele. A solução seria mover os pacotes para os repositórios oficiais do Ubuntu.
Segundo Joshua, há algumas desvantagens cuja maioria delas está relacionada apenas a ele, mas que possuem um impacto aos usuários.
Em resumo, após o dia 13 de agosto(uma semana após a point release), o projeto irá focar no status de flavour. A equipe trabalha não apenas com pacotes do Ubuntu cinnamon, mas em pacotes do cinnamon como um todo e a inserção desses pacotes no Ubuntu, é um processo complicado, já que os pacotes devem ser públicos ao Debian. Com vários problemas que surgiram, Joshua Peisach irá parar nesse ponto.
Em 13 de agosto, os pacotes de terceiros da distribuição, não serão mantidos até que eles possam saber o estado. Então os pacotes do PPA serão excluídos, e o código no GitHub será arquivado. A equipe do Ubuntu Cinnamon Remix, recomenda que os pacotes .deb sejam salvos em algum lugar caso alguém queira.
Joshua não achou que chegaria a esse ponto, porém a posição que eles estão é um tanto quanto desconfortável e sabe que esse post pode causar problemas e parecer pouco profissional da parte do projeto, já que eles estavam querendo entrar no status de flavour.
Você pode conferir a postagem completa a partir desse link.
O que você achava do Ubuntu Cinnamon? Você espera que o projeto seja retomado em breve? Deixe nos comentários pra gente, confira nosso Feed RSS e até a próxima notícia, dica ou tutorial.