O plugin do Adobe Flash Player será encerrado para sempre em dezembro de 2020, o que dará oportunidade a outros padrões.
“Nós vamos parar de atualizar e distribuir o Flash Player no final de 2020 e encorajar os criadores de conteúdo a migrar qualquer conteúdo em Flash existente para esses novos formatos”, explicou a Adobe em 2017.
Segundo a Adobe, o Flash Player deixará de ser distribuído em 31 de dezembro deste ano e orienta os usuários a desinstalarem o plugin antes mesmo do encerramento.
O Flash Player foi um plugin bastante popular nas últimas décadas, lançado em 1996, foi responsável por diversas aplicações na internet, em 2018, era utilizada em 5% dos sites.
O que você achou dessa noticia? Deixe nos comentários e até a próxima noticia, dica ou tutorial!
É o fim de uma era. Mas, eu particularmente espero que os players de vídeo ainda tenham suporte ao formato via codecs, pois, ainda tenho vídeos antigos guardados no formato, rsrsrs.
Acredito que eles vão migrar, abandonar os jogos desse formato (porque apesar de simples por serem muitos não compensaria portar) e em substituição irão adotar alguma tecnologia similar como HTML5 (o mais provável) ou JavaScript.
Taí uma coisa que sempre fiquei confuso. Quando saiu o HTML5, prometeram que seria uma revolução e me parecia que me permitiria fazer coisas que o Javascript fazia. Dei uma estudadinha nele (amadoramente, não sou da área de TI) e não vi nada, dele em si, que me permitisse a fazer algum mais dinâmico. Se você quiser fazer um jogo “”“em HTML5"”", na verdade você terá que fazer uso pesado do Javascript de qualquer jeito, a diferença é que o HTML5 facilita um pouco mais a sua vida graças ao canvas, elementos de vídeo e audio e melhor suporte a armazenamento local.
Não sou desenvolvedor ou programador também, todavia o que foi prometido é que esses formatos seriam os mais adequados para a dinâmica da WEB, naturalmente existem outros como CSS, WebGL, Unity, Silverlight e WebAssembly, mas, ou não são populares o suficiente ou são muito pesados talvez para navegadores. Apenas reconsiderando, eu diria que talvez o Unity 3D esteja pareio com o HTML5.
Um toque, o CSS é usado há tempos e está numa categoria completamente diferente dessas outras tecnologias que você citou. Um site bem simplesinho, mas moderno, faz uso do trio HTML, CSS e Javascript.
HTML = faz o trabalho de formatação de texto, embora o HTML5 tenha trazido algumas coisinhas interessantes. CSS = é um recurso que mexe com o design da página, muito mais indicado do que fazer isso através do HTML. Javascript = é com ele que conseguimos dar uma dinâmica ao site, como, por exemplo, um botão que você aperta e aparece um menu, ou quando você passa o ponteiro do mouse em cima de uma imagem e essa imagem muda com esse simples gesto. É claro que dá para fazer coisas mais complexas com ele, como jogos.
Sim, sim o velho HTML, não o 5 é usado há muito tempo e CSS e Java também, mas, não com essa aplicação em específico que citei. O que me refiro vai no sentido do exposto aqui nessas fontes:
Diferente do plugin de browser, o Flash Player Standalone não tem a “bomba relógio” e ainda pode ser usado.
Além do Flash Player Standalone, tem os emuladores extra-oficiais, mas eles ainda engasgam com alguns SWFs (inclusive, cheguei a testar dois aqui antes de desistir e arriscar usá-lo).
Na verdade, um AppImage porque porque o GTK 2 (no qual o Flash Player é baseado) foi dropado, AppImages (realocável) e Nixpkgs são o único meio de preservar software no Linux, esse do Firefox ESR vai funcionar por um tempo limitado