O fim do Flash Player

O plugin do Adobe Flash Player será encerrado para sempre em dezembro de 2020, o que dará oportunidade a outros padrões.

“Nós vamos parar de atualizar e distribuir o Flash Player no final de 2020 e encorajar os criadores de conteúdo a migrar qualquer conteúdo em Flash existente para esses novos formatos”, explicou a Adobe em 2017.

Segundo a Adobe, o Flash Player deixará de ser distribuído em 31 de dezembro deste ano e orienta os usuários a desinstalarem o plugin antes mesmo do encerramento.

O Flash Player foi um plugin bastante popular nas últimas décadas, lançado em 1996, foi responsável por diversas aplicações na internet, em 2018, era utilizada em 5% dos sites.
O que você achou dessa noticia? Deixe nos comentários e até a próxima noticia, dica ou tutorial!

3 Curtidas

É o fim de uma era. Mas, eu particularmente espero que os players de vídeo ainda tenham suporte ao formato via codecs, pois, ainda tenho vídeos antigos guardados no formato, rsrsrs.

2 Curtidas

Seria esse o fim do maravilhoso click jogos? rs

2 Curtidas

Não sei, mas o Guitar flash já era, e o Guitar flash 3 é horrivel ksksk

1 Curtida

Acredito que eles vão migrar, abandonar os jogos desse formato (porque apesar de simples por serem muitos não compensaria portar) e em substituição irão adotar alguma tecnologia similar como HTML5 (o mais provável) ou JavaScript.

1 Curtida

Essa é basicamente a ideia da Adobe, esperamos que dê certo essa migração, e tenhamos mais avanços nessa área.

Taí uma coisa que sempre fiquei confuso. Quando saiu o HTML5, prometeram que seria uma revolução e me parecia que me permitiria fazer coisas que o Javascript fazia. Dei uma estudadinha nele (amadoramente, não sou da área de TI) e não vi nada, dele em si, que me permitisse a fazer algum mais dinâmico. Se você quiser fazer um jogo “”“em HTML5"”", na verdade você terá que fazer uso pesado do Javascript de qualquer jeito, a diferença é que o HTML5 facilita um pouco mais a sua vida graças ao canvas, elementos de vídeo e audio e melhor suporte a armazenamento local.

Então por que você falou HTML5 OU Javascript?

1 Curtida

Não sou desenvolvedor ou programador também, todavia o que foi prometido é que esses formatos seriam os mais adequados para a dinâmica da WEB, naturalmente existem outros como CSS, WebGL, Unity, Silverlight e WebAssembly, mas, ou não são populares o suficiente ou são muito pesados talvez para navegadores. Apenas reconsiderando, eu diria que talvez o Unity 3D esteja pareio com o HTML5.

1 Curtida

Um toque, o CSS é usado há tempos e está numa categoria completamente diferente dessas outras tecnologias que você citou. Um site bem simplesinho, mas moderno, faz uso do trio HTML, CSS e Javascript.

HTML = faz o trabalho de formatação de texto, embora o HTML5 tenha trazido algumas coisinhas interessantes.
CSS = é um recurso que mexe com o design da página, muito mais indicado do que fazer isso através do HTML.
Javascript = é com ele que conseguimos dar uma dinâmica ao site, como, por exemplo, um botão que você aperta e aparece um menu, ou quando você passa o ponteiro do mouse em cima de uma imagem e essa imagem muda com esse simples gesto. É claro que dá para fazer coisas mais complexas com ele, como jogos.

2 Curtidas

Sim, sim o velho HTML, não o 5 é usado há muito tempo e CSS e Java também, mas, não com essa aplicação em específico que citei. O que me refiro vai no sentido do exposto aqui nessas fontes:

https://tableless.com.br/fim-definitivo-do-flash-o-novo-software-da-substituto/
https://www.carcasa.com.br/site/fim-do-flash-em-dezembro-de-2020/

Haviam certas promessas de um uso diferenciado destes softwares em conjunto.
1 Curtida

Alguém precisa fazer um AppImage do flashplayer

2 Curtidas

Aliás, esse site tem uns WEBjogos legaizinhos:

1 Curtida

Alguém precisa fazer um programa que facilite a criação de Appimages.

1 Curtida

Uma merd* de criação que fez muita gente feliz kkkkkkk ja vai mais que tarde!

1 Curtida

Mais um capítulo dessa história: atualização do Windows que retira o plugin do Adobe Flash e impossibilita sua reinstalação.

4 Curtidas

Quem ainda tiver arquivos SWF e quiser reproduzi-los, ainda está disponível o Flash Player Standalone:

https://www.adobe.com/support/flashplayer/debug_downloads.html
https://aur.archlinux.org/packages/flashplayer-standalone/

Diferente do plugin de browser, o Flash Player Standalone não tem a “bomba relógio” e ainda pode ser usado.

Além do Flash Player Standalone, tem os emuladores extra-oficiais, mas eles ainda engasgam com alguns SWFs (inclusive, cheguei a testar dois aqui antes de desistir e arriscar usá-lo).

5 Curtidas

Deveria rir, se não fosse um motivo de chorar:

e garantir mais segurança aos usuários do sistema.

1 Curtida