Mesmo deixado de lado pela Canonical em 2017, o desenvolvimento do Ubuntu Touch segue em frente sob a égide da UBports, que continua atualizando e aprimorando o sistema operacional para dispositivos móveis. O Ubuntu Touch OTA-25 lançará até o final desta semana e será o último a ainda utilizar como base o obsoleto Ubuntu 16.04, que como o nome sugere, foi lançado há quase sete anos. Qual será então a base do próximo Ubuntu Touch?
O que o Ubuntu Touch OTA-25 trará de novo?
A nova edição do Ubuntu Touch, que será lançada na sexta feira, dia 24 de março e terá suporte, pelo menos, até 2027, contará com contadores de emblemas para os aplicativos de ligação e de mensagens, notificações persistentes, quando o status de urgência for configurado para “crítico”, assim como correções de bugs nas notificações e na vibração ao pressionar as teclas do teclado virtual.
Ademais, uma série de bugs está passando por correções, como elementos invisíveis no tema escuro e os problemas com os favoritos na agenda telefônica. No backstage do sistema, houveram algumas atualizações, dentre elas, o QtWebEngine subiu para a versão 5.15.12, aprimorando seu suporte à elementos da Web
O que podemos esperar da próxima edição
O Ubuntu Touch OTA-26 não será mais baseado no Ubuntu 16.04, o esperado é que utilize o Ubuntu 20.04 no lugar. Esta não é a primeira vez que a UBports altera a base do sistema operacional para dispositivos móveis, ao assumir o desenvolvimento em 2017, o Ubuntu Touch era baseado no Ubuntu 15.04 e uma das primeiras coisas que fizeram foi atualizar para a edição LTS mais recente da época.