O Fedora é um SO estável?

Tava pensando em “me mudar” pro Fedora, mas fico pensando nos pacotes .rpm se eles tem grande disponibilidade como os .deb. Antes que perguntem eu usaria o usaria o sistema pra desenvolvimento em Java e como também sou meio metido a designer :laughing: então eu uso o GIMP e faço um pouco de edição de vídeo no Shotcut. E claro, preciso de um sistema que não quebre sozinho com alguma atualização por exemplo.

2 curtidas

Quem usa diz que é estável, e também nunca vi ninguém dizendo o contrario. Pessoalmente tenho minha dúvidas, como é um sistema que ta sempre implementando novas tecnologias, tendo a ver ele como uma distro bleeding edge, tipo um Manjaro, nesse caso para mim seria estável o suficiente, eu usaria de boa.

Acho que o .rpm estão bem disponíveis, todo site com pacote pra linux tem sempre as opções “.deb Debian/Ubuntu” e “.rpm Fedora/OpenSUSE”.

2 curtidas

No sentido de “estável” por segurar atualizações por mais tempo, mantendo pacotes mais antigos, definitivamente não. Um dos destaques do Fedora é justamente o contrário: ele sempre está bem atualizado.

No sentido de “estável” por não ser propenso a quebras, eu diria que sim. O Fedora é bem confiável, apesar de estar sempre atualizado.

4 curtidas

Eu uso o Fedora Workstation diariamente, e nunca tive grandes problemas não. Eu diria que é um sistema bem estável :slight_smile:

O que eu já tive de problemas foram algumas extensões quebrando, ou o Lutris que há muito tempo tava com um bugzinho, mas até aí são problemas dos softwares específicos, e não da distribuição.

Quanto a disponibilidade de pacotes: a grande maioria dos softwares disponíveis pra Ubuntu também estão disponíveis na base Fedora. O que pode acontecer é caso você use alguma coisa muuuuito específica, de algum desenvolvedor menor, aí depende muito. Recomendo dar uma olhada em todos os softwares que você utiliza e ver se eles estão disponíveis.

6 curtidas

Eu sai do Ubuntu para o Fedora há algumas semanas atrás e estou gostando. A grande maioria dos programas q eu usava no Ubuntu eu consegui achar uma versão para o Fedora. Foram poucas vezes q o sistema encontrou algum erro, mas quando encontrou n impactou no meu uso.
O Gimp e a maioria das IDEs tem versões por Fedora. O Shotcut eu n sei pq eu nunca usei.

3 curtidas

a palavra “estável” é um tabu que precisa ser decifrado para os usuários Linux pq oq é estável pra uns não significa estável pra outros.

então a resposta é:

não o Fedora não é estável se vc busca estabilidade a estagnação do OS.

Porém o Fedora é muito estável se vc busca um OS sólido e seguro sem muita surpresas.

2 curtidas

No canal Diolinux no YouTube há vídeos com o Fedora “rodando redondo” e, por outro lado, com o Fedora não se entendendo de jeito nenhum com o computador. Mas problemas de incompatibilidade ocorrem com qualquer sistema de base Linux. A vantagem do Fedora é ser muito bem desenvolvido, um produto que resulta de alto profissionalismo. Isso é o que deve torná-lo estável mesmo sendo um sistema “novidadeiro”, de crista de onda.

1 curtida

Lembrando que tem o silverblue, com a proposta de ser inquebrável (ou quase isso), caso dê problema, rollback.
Além disso, no Fedora normal, você pode escolher em atualizar apenas os pacotes de segurança, como mostrado no Fedora Magazine literalmente ontem:

1 curtida

Cara os únicos problemas que eu tive com a distro foi por ignorância minha, acho que esse artigo pode ser extremamente útil para fazer as configurações iniciais do Fedora, que aliás por padrão vem bem minimal Things to do after installing Fedora 34 Workstation - Fedora Magazine

Estável é diferente de sistema sem bugs.
Um sistema estável não oferece mudanças bruscas nos pacotes que compõem o sistema, permitindo uma certa previsibilidade para que seja possível que os desenvolvedores terceiros implementem seus softwares e serviços sem correr o risco de terem que bruscamente reescrever o código ou paralisar os serviços pois a biblioteca libxxxxx atualizou da versão 1.8 para a versão 2.0 e agora o código não é mais compatível.

Por isso, não considero o Fedora como um sistema estável pois, apesar dos lançamentos fixos, o Fedora tem pouco tempo de suporte e exige constante atualização para as novas versões.

Agradeço as respostas pessoal

4 postagens foram divididas em um novo tópico: Fedora demora muito para baixar atualização