O Fedora é um SO estável?

Tava pensando em “me mudar” pro Fedora, mas fico pensando nos pacotes .rpm se eles tem grande disponibilidade como os .deb. Antes que perguntem eu usaria o usaria o sistema pra desenvolvimento em Java e como também sou meio metido a designer :laughing: então eu uso o GIMP e faço um pouco de edição de vídeo no Shotcut. E claro, preciso de um sistema que não quebre sozinho com alguma atualização por exemplo.

2 curtidas

Quem usa diz que é estável, e também nunca vi ninguém dizendo o contrario. Pessoalmente tenho minha dúvidas, como é um sistema que ta sempre implementando novas tecnologias, tendo a ver ele como uma distro bleeding edge, tipo um Manjaro, nesse caso para mim seria estável o suficiente, eu usaria de boa.

Acho que o .rpm estão bem disponíveis, todo site com pacote pra linux tem sempre as opções “.deb Debian/Ubuntu” e “.rpm Fedora/OpenSUSE”.

2 curtidas

No sentido de “estável” por segurar atualizações por mais tempo, mantendo pacotes mais antigos, definitivamente não. Um dos destaques do Fedora é justamente o contrário: ele sempre está bem atualizado.

No sentido de “estável” por não ser propenso a quebras, eu diria que sim. O Fedora é bem confiável, apesar de estar sempre atualizado.

4 curtidas

Eu uso o Fedora Workstation diariamente, e nunca tive grandes problemas não. Eu diria que é um sistema bem estável :slight_smile:

O que eu já tive de problemas foram algumas extensões quebrando, ou o Lutris que há muito tempo tava com um bugzinho, mas até aí são problemas dos softwares específicos, e não da distribuição.

Quanto a disponibilidade de pacotes: a grande maioria dos softwares disponíveis pra Ubuntu também estão disponíveis na base Fedora. O que pode acontecer é caso você use alguma coisa muuuuito específica, de algum desenvolvedor menor, aí depende muito. Recomendo dar uma olhada em todos os softwares que você utiliza e ver se eles estão disponíveis.

6 curtidas