Será que agora vai? O Fedora 43 poderá ser o último a dar suporte ao X11 em uma de suas versões mais icônicas. Entenda essa proposta.
Por mim, fui forçado no Fedora 42 a ir para o Wayland por que o X11 quebrou, ele travava depois do login. Hoje estou até que meio satisfeito, só queria a tela de desenho do Slack mostrando no meu monitor enquanto outros desenham, mas acho que isso é culpa dos Devs do Slack que até hoje não melhoraram o suporte Linux.
Para quem tem gpu hibrida terá problemas.
mas isso corrige rápido. o wayland n poderá se dar ao luxo de deixar esse recurso de fora.
Eu uso e não tenho problemas.
X11? Gnome ou KDE? Aqui ficou uma resolução bem estranha e na epoca que testei estava crachando o gdm
Galera, me corrigem se eu tiver enganado.
Sabemos que o wayland trás muitos benefícios mas isso pode acarretar em um consumo mais puxado do PC se o mesmo for renderizado via software ao contrário do hardware ?
Renderização por software consome mais, mas em hardware moderno (leia-se: praticamente todos que ainda têm suporte no Mesa, e isso inclui placas de vídeo que têm mais de 20 anos) isso não dá vantagens especiais para o Xorg. Qualquer hardware que suporte o OpenGL ES 2.0 (2007) e GBM (parte do kernel) vai ter renderização via hardware no Wayland.
Acho que a única situação em que um hardware relativamente recente vai ter essa desvantagem especificamente no Wayland são placas Nvidia da série 700-900 que ficaram presos em drivers proprietários anteriores ao Nvidia 500 mas não possuem reclocking no Nouveau (pela falta do GBM). Os outros exemplos que consigo pensar são hardware que já eram fracos na época que lançaram e que a aceleração de hardware mal serve para alguma coisa hoje (como placas SiS ou integradas de Pentium 4).
placas Sis ainda existem? benzadeus.