O EndeavourOS oferece a estabilidade necessária para quem busca um sistema confiável no dia a dia, ou sua natureza rolling release pode ser um desafio para usuários que priorizam consistência?
Depende para o que e para quem.
E igual o Arch
Evitou AUR a consistência e garantida
O EndeavourOS eh uma distro muito estavel. Ja usei e usaria novamente. Porem o Archinstall tambem me serviu muito bem, ao menos em VM. De toda forma, ir de Endeavour eh sucesso garantido.
E igual o rapaz acima falou, evite AUR pra garantir 100%. O que vem facil…
Acho que você terá pouquíssimos problemas com o EndeavourOS.
Priorize os Flatpaks, instale do repositório (via sudo pacman -S
) se não houver em Flatpak (ou se a versão em Flatpak for muito limitada) e fuja do AUR. Fazendo isso, você não terá problemas.
Só use o AUR para o que é estritamente necessário pra você, como alguns Drivers de impressora que só estão por lá.
A distro é muito boa, vem com o essencial instalado para vc sair usando a distro, inclusive com o AUR.
Inclusive, eu precisei formatar o meu SSD que tinha o Arch e a preguiça falou mais alto. Acabei instalando ele
Eu fiz ao contrário: achei um HDD antigo que eu já tinha decidido que não funcionava mais, e resolvi instalar o Arch Linux puro mesmo nele. O archinstall é uma mão na roda, por que eu não lembro mais como faz tudo manualmente. Então me aproveitei desse script, e estou usando o Arch nesse HDD secundário, até agora, sem problemas. Não coloquei nada do AUR por que eu não preciso, e os programas estou utilizando em flatpak.
O que me irrita do Flatpak é que não há uma integraćão legal dos programas feitos em GTK no mundo Qt do Plasma. Então, o ícone do mouse fica inconsistente, e o launcher dos programas sempre abre algo inspirado no Gnome ao invés de abrir algo inspirado (falo do file manager/browser) no que há disponível no KDE Plasma. Isso não ocorre em todos os programas, porém. Somente o Lutris, e o Librewolf (que eu desisti de usar e voltei pro Firefox, por que o outro não salva nada do que eu faćo, e fica com o ícone do wayland ao invés do Librewolf). Porém a facilidade que ele oferece, se eu ignorar esses detalhes, me serve muito, e é preferível a fazer tudo manualmente com dificuldades.
Depende do que você chama de “estabilidade”.
- Se for estabilidade como sinônimo de poucos bugs, provavelmente vai ser uma ótima distro, o Arch é uma base bem solida
- Se for estabilidade como sinônimo de poucas mudanças, ai talvez não seja, por exemplo, se você pegar o Endeavour com o Gnome, de tempos em tempos o sistema vai mudar bastante de cara, ja se você pegar o sistema como o XFCE (que quase não muda nada), o sistema vai parecer que não esta mudando.
Eu particularmente acho uma distro do grupo “mais do mesmo”.
Uma derivação do Arch que de diferencial oferece uma interface customizada com a cara do sistema proposto.
Pra quem prefere uma instalação mais amigável e colorida, oferece um instalador gráfico e em termos de funcionalidade não vi nada que eu mesmo não pudesse fazer com o Arch.
Então não usei, a não ser em VM pra verificar o que poderia me oferecer.