O "Distro Hopping" acabou?

Salve a todos galera!
Gostaria de compartilhar minha experiência. Antes de mais nada cumprimentar a toda a comunidade Diolinux pelo excelente ambiente criado aqui, isso permite aprendizado, e sou um profundo apaixonado pelo aprendizado.
Experimentei muito timidamente o Ubuntu em 2015, na época estava no MacOS e não consegui ver nenhuma razão pra migrar. Quase onze anos depois, e após ter voltado pro Windows, cá estamos nós outra vez, mas num cenário que posso dizer com 100% de certeza, de que houve uma revolução no mundo “Linux” no que diz respeito a facilitar a entrada de newbies como eu.
Diferente da experiência de 2015 agora consegui instalar distros que me deram praticamente tudo mastigadinho e sem ter que gastar muito tempo pra aprender, tipo Mint, Zorin e PopOS. Desde que resolvi migrar de vez pro mundo linux tenho feito maratonas no canal e no blog pra tentar aprender o máximo possível e tem sido muito enriquecedor todo esse processo.
Eu achei que iria parar no Zorin, mas lá vem um video mostrando algo interessante em outra distro e já estamos de mala pronta pra iniciar um “affair”. Não sou de jogos, então a miha máquina é predominantemente pra trabalhar, não tenho grandes exigências de placa de video…além de gostar de um ambiente polido, gosto tbm de minimalismo. Nesse sentido, acho que escolher o DE pra mim foi bem mais fácil que escolher a distro: GNOME sem medo de errar…Imagina uma criança que adentra uma sorvetereia e ela vê mil tipo de sabores e cores diferentes, é até dificil saber o que e como escolher. Foi algo semelhante o que aconteceu comigo. Depois de ter quase certeza absoluta q iria me casar com o Zorin aí veio a outra palavrinha que me seduz: “estabilidade”…lá vai eu ser promíscuo novamente e experimentar a tal da Sra. Debian.
Mesmo tendo ouvido que talvez não seja tão legal assim pra um iniciante, fui teimoso. ISO no pendrive bootavel e pan!!! Debian instalado no meu MacBook de 2014…depois da instalação sem wi-fi…2h conversando com a IA pra juntos resolvermos os zilhões de sudos que tive que por no terminal…sem sucesso a IA me manda ir pra Kernel mais antigo, instala, instala, compila, sudo, sudo e sudo e pan!!! Wi-fi chegou, mas teria que sempre fazer o boot no kernel mais antigo, num belo momento me esqueci e pan fiz no boot no kernel atual…resultado? O wi-fi, sei lá como, continuou funcionando no kernel novo…tem coisa que não se explica apenas se aceita.
Depois de dizer isso tudo posso dizer com profunda certeza, se não fosse a IA jamais teria conseguido instalar o Debian e fazer essas coisitas funcionar. Depois disso, fui assistir alguns videos gringos e me deparei com esse software chamado Linux-Assitant (https://www.linux-assistant.org/) que faz uma serie de configurações, baixa drivers, é possível escolher o navegador que vc quer (pelo que vi parece que é nada mais que uma série de comandos para o terminal, mas vc interage com a interface gráfica pedindo o que vc quer). Com esse programa instalar o Debian na máquina do trabalho foi um piece of cake!! Me desculpem a audácia de recomendar a vcs, mas caso não conheçam esse programinha, seria interessante mostrá-lo aos iniciantes, pois me ajudou bastante. No mais muito obrigado pelo aprendizado incrível que tenho com vcs. De coração!

@Dio @raulcraveiro @eddiecsilva

4 curtidas

Salve @Fernando_Carneiro, tudo bem contigo?

Agradeço por compartilhar um pouco da sua jornada conosco. Acho muito legal ver alguém voltar ao Linux depois de tantos anos e perceber o quanto o ecossistema evoluiu, eu mesmo passei por algo semelhante.

Dá para sentir o entusiasmo na forma como você explora distros, confesso que até hoje também me divirto com isso. No fim das contas, a gente sempre acaba criando mais afinidade com um projeto específico e o hopping vai perdendo força, mas até lá é uma aventura divertida.

Tenho recebido muitos relatos de pessoas que, como você, usaram IA para resolver problemas e acho isso fascinante. Gostaria que existisse algo assim quando comecei no Linux. Teria poupado algumas boas horas de suor no terminal.

E obrigado por apresentar o Linux Assistant, eu realmente não conhecia o projeto e já compartilhei com a equipe. É sempre divertido descobrir ferramentas novas, ainda mais quando ajudam iniciantes a terem uma experiência mais tranquila.

Valeu por dividir tudo isso com a comunidade. É muito bom acompanhar histórias como a sua.

:vulcan_salute:

2 curtidas