O dia em que fui censurado pela Canonical por perguntar o óbvio
No outro dia, postei no fórum da Canonical um questionamento:
“Por que vocês insistem em manter o Snap quando todo mundo está abandonando?”
Elaborei esse post da forma mais respeitosa possível.
Porém, um monte de gente estranha apareceu nos comentários defendendo cegamente o posicionamento da empresa.
Teve gente me chamando de IA e outro, com um comentário arrogante, me chamando de troll.
Esse tipo de comentário eu costumo ignorar, pois não me afeta.
“Entrar por um ouvido e sair pelo outro” (fingir que não te afeta e seguir adiante).
Pois bem. O que eu não esperava era que, em menos de 1 dia, receberia uma notificação do próprio fórum da Canonical dizendo que fui DENUNCIADO, TIVE MINHA CONTA BANIDA pela Canonical por X dias.
Quem me bloqueou foi um STAFF – para quem não sabe, refere-se a um funcionário.
Bom, acho que vocês precisam saber qual era o corpo do texto. Ainda bem que tenho uma cópia do que escrevi:
No vídeo “Por que o Ubuntu insiste tanto no Snap?” (apelido que dei para o vídeo " O "inmaravilhoso" Ubuntu 25.04 Plucky Puffin ", o Criador de conteúdo para YouTube discute a insistência da Canonical (empresa por trás do Ubuntu) em promover o formato Snap em vez de alternativas como o Flatpak. Abaixo estão os principais pontos abordados e a solução que ele propõe:
Pontos principais sobre a insistência no Snap:
Controle da Canonical
- O Snap é desenvolvido e mantido pela Canonical, o que dá à empresa maior controle sobre o ecossistema de pacotes no Ubuntu.
- O Snap possui um repositório centralizado (Snap Store), enquanto o Flatpak é mais descentralizado (podendo usar várias fontes, como Flathub).
Integração forçada no Ubuntu
- A Canonical vem substituindo pacotes tradicionais (.deb) por versões em Snap, mesmo quando os usuários preferem outras opções (como no caso do Firefox).
- Em algumas versões do Ubuntu, comandos como
apt
instalam Snaps por padrão, sem aviso claro ao usuário.Problemas técnicos e de desempenho
- Snaps tendem a ser mais lentos para iniciar (devido ao sistema de compressão e verificação).
- O Snap não segue totalmente as convenções do sistema Linux, como a hierarquia de pastas do Filesystem Hierarchy Standard (FHS).
Falta de escolha para o usuário
- A Canonical prioriza o Snap mesmo quando os usuários preferem Flatpak, que é mais aberto, performático e amplamente adotado por outras distribuições.
Solução proposta pelo Criador de YouTuber sobre Linux:
Usar distros que não forcem o Snap
- Ele recomenda distribuições que não impõem o Snap como padrão, como:
- Linux Mint (que bloqueou o Snap por padrão).
- Debian (usa APT e suporta Flatpak livremente).
- Fedora (foca em Flatpak e RPM).
Remover o Snap manualmente no Ubuntu
- Para quem quer continuar no Ubuntu, ele ensina como remover o Snap e substituí-lo por Flatpak:
sudo apt purge snapd sudo apt install flatpak flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo
Priorizar Flatpak quando possível
- O Flatpak é mais leve, aberto e compatível com várias distros, sendo uma alternativa melhor para aplicativos sandboxed.
Conclusão:
A Canonical insiste no Snap por motivos de controle e integração do ecossistema Ubuntu, mas isso muitas vezes vai contra a preferência dos usuários. A solução é optar por distros mais neutras ou desativar o Snap no Ubuntu em favor do Flatpak.
Se você quer liberdade de escolha, Flatpak é geralmente a melhor opção.
O link do post, infelizmente, foi removido pela Canonical:
https://discourse.ubuntu.com/t/why-does-ubuntu-insist-so-much-on-snap/62790
Como podem ver, sim, um membro da Canonical me baniu.
O que pode ser?
Parece que a Canonical leu minha mensagem e se irritou?
Se for isso, é triste saber que estão usando recursos de censura contra vozes discordantes no projeto.
Por que a Canonical se comporta desse jeito, ainda mais comigo, que sempre fui um fã do sistema desde seu lançamento?