Faz 2 anos que uso distros Linux, começando pelo Zorin OS Lite, Lubuntu (1 ano de uso!) e depois Kubuntu e atualmente KDE Neon (e adorando) meu pc não é muito bom (anotem).
Em todas essas, o Firefox sempre era horrível, um desempenho muito ruim (e o Chrome era o único que tinha um desempenho bom) mas nunca pesquisei saber sobre como resolver o problema da lentidão (e o engraçado é que eu jogava jogos tipo Minecraft Bedrock muito bem)
Daí eu conheci mais como as coisas funcionam graças ao Diolinux, soube o que é Snap, Flatpak e afins.
Nos últimos meses, eu me forcei a usar Firefox mesmo com um desempenho (não tão ruim como antes), instalei o KDE Neon esse mês e tô aqui.
Resolvi usar apenas o Flatpak (ou tentar né?) e eu desinstalei o Firefox que veio de fabrica (cujo o nome era Firefox For Ubuntu) e instalei o de Flatpak, quando abri eu percebi uma rapidez muito grande qual não acontecia antes, este firefox está absurdamente rápido para coisas que eram lentas mesmo que básicas (e também percebi isso em outros apps do flatpak)
Então a minha pergunta é, a maioria do baixo desempenho de um aplicativo é por causa de onde ele foi instalado?
1 curtida
Bem, não necessariamente o desempenho pode estar atrelado a isto, porém ele é um fator importante, já faz algum bom tempo que o Ubuntu realizou uma parceria com a Mozilla para oferecer o navegador oficialmente em formato Snap (veja os motivos neste artigo do blog) e até a versão 105 do Firefox em snap o desempenho era considerávelmente horrível (não dentro do navegador, mas sim a experiência de abrir e utilizar o mesmo).
O KDE Neon provavelmente utiliza uma versão do Firefox empacotada em .deb para o Ubuntu e suas flavours, que são geralmente compiladas pela equipe da Canonical e/ou membros da comunidade Linux e por se tratar de um pacote que atende a diversos hardwares e softwares, o desempenho pode ser influenciado por arquivos do sistema e coisas parecidas.
Sempre tive uma boa relação com os flatpaks em questão de velocidade no sistema, isto por que, embora eles sejam pacotes globais que atendem a diversos sistemas e hardwares, são compilados de forma isolada e não possuem muita interação com arquivos do sistema, que podem ocasionar uma certa lentidão no software (no caso, ele não interage diretamente com os arquivos da pasta “/” do computador, visto que os flatpaks possuem os arquivos importantes para que o sistema funcione em seu “core”).
Enfim, respondendo sua pergunta, a forma como a aplicação está instalada no sistema pode sim interferir no desempenho da mesma, embora não seja 100% culpa do tipo de empacotamento, devem-se levar em conta fatores como otimização do software para o sistema por parte do desenvolvedor, versão da aplicação e o quanto o sistema se encontra modificado (ou “poluído”) com arquivos de cache, versões antigas de aplicações e coisas do tipo.
Em linhas gerais, aplicações Flatpak terão um desempenho consideravelmente melhor em alguns casos, visto que os desenvolvedores se preocupam em empacotar e otimizar apenas uma versão de seu software para o “core” do Flatpak, ao invés de aplicações instaladas localmente via repositório que diversas vezes são empacotadas para vários sistemas através de um único código.
4 curtidas
Interessante, o meu Firefox em snap aqui consome mais processador que o Brave por exemplo, um vídeo no youtube em 1080p no Firefox fica no pico dos 80% já no Brave o processo fica estável nos 40%, vou testar a versão Flatpak