O desempenho do computador pode dobrar sem precisar comprar nenhuma peça

Já pensou conseguir o dobro de desempenho do computador ou celular sem precisar comprar nenhum componente? É isso que esses pesquisadores estão fazendo!

2 curtidas

Sempre tive esta dúvida, tenho uma baita GPU (RTX3090) no meu computador que só utilizo para jogar que é no máximo 10% do tempo que fico no computador os outros 70% é trabalhando (programando/compilando) e 20% em algum lazer tipo assistindo video e navegando na internet.

Hoje devido ao meu trabalho precisei montar uma super maquina com AMD Ryzen 9 5950X, 64GB de RAM e a RTX3090 (comprei para trabalhar com animação em 3D), fico me perguntando e se fosse possível unir o processamento da minha CPU + GPU, o quão rápido seria a compilação/debug de meus projetos?!

E se assim como a GPU utiliza a RAM quando falta memoria também fosse possível fazer ao contrario e utilizar a memória da GPU quando a RAM não for o suficiente?!

E se assim como algumas APUs antigas permitiam, se fosse possível somar a capacidade de processamento da CPU para ajudar quando a GPU não tiver capacidade o suficiente?!

Embora eu entenda que existe uma questão de barramentos e protocolos de comunicação entre estes recursos, mas tendo um framework robusto e bem otimizado acredito ser algo muito funcional, poderíamos dar uma sobrevida extra a muitos equipamentos, embora talvez as fabricantes de CPU e GPU não gostem da ideia.

1 curtida