O Deepin só não embala por conta do preconceito? (Dúvida real)

Comecei a usar o Deepin OS 25.1 depois de rodar praticamente por todas as distros e DE. Tive um Galaxy Book3 360 que não se deu bem com nenhuma distro Linux por conta da arquitetura híbrida do processador, o que ocasionava travamentos tremendos.

Decidi então comprar um notebook AMD (Ryzen 7 5700U + 36GB RAM) e nunca consegui uma experiência fluída como no Windows com Gnome / KDE. Tive uma experiência legal no Hyprland, mas achei o sistema “ineficiente” pro meu tipo de uso.

Decidi dar uma chance a única distro que ainda não havia testado: o DeepinOS. Instalei a versão 25.1 (mais recente). Me surpreendi positivamente.

É a experiência mais fluída que tive, de todas as distribuições Linux que já usei. Soube que o pessoal da Union Tech desenvolveu o próprio compositor (Treeland) baseado em Qt Quick e wlroots, e acredito ser esse o grande segredo de toda a fluidez do sistema. É uma experiência com a interface que nunca tive com o Gnome antes. E os inputs? Latência praticamente zero, inclusive com o touchpad.

A tradução do sistema ainda deixa muito a desejar, com vários menus no app de configurações ainda em inglês, mas são coisas pormenores, que acredito serem reparadas no futuro.

Então surgiu minha dúvida: porque o Deepin não emplaca entre os usuários de Linux? É uma distribuição imutável, aparentemente estável, com um compositor rápido e moderno e que utiliza pacotes .deb, ou seja, roda praticamente tudo que existe pra Linux.

1 curtida

Na realidade, é o oposto, está sempre mudando o visual do ambiente gráfico.

Salve @kadinho120, tudo bem contigo?

Quando falamos em “usuários de Linux”, estamos incluindo desde quem opera servidores críticos até quem usa um kiosk em aeroporto, então não existe um perfil único nem expectativas padronizadas.

Também é importante lembrar que um número desconhecido de distros ativas, possivelmente milhares. Só esse fato já mostra como é difícil reduzir o tema a uma explicação simples. Dentro desse cenário enorme, o fato de o Deepin aparecer com frequência nas comunidades brasileiras já indica que ele tem mais destaque do que muitas outras.

Tentar responder por que o Deepin não se torna mais popular, assim como acontece com projetos como o Solus, com certeza daria uma ótima tese de mestrado em Filosofia ou História.

No fim, cada pessoa encontra um projeto que identifica por motivos diferentes, sua experiência positiva com o Deepin reforça como o ecossistema é variado e cheio de possibilidades.

:vulcan_salute:

2 curtidas
  • Aplicativos
  • Drives
  • Tradução
  • Performance geral
  • Estabilidade

Gosto do DDE mas o Deepin não parece que notou ou não quer ser visto no ocidente… no mínimo deveriam ter duas ISO’s; uma pra China e outra pro restante do mundo; mudando alguns apps, repositórios, e claro, com melhor Wiki e tradução.

Das distros chinesas eu ainda acho o Kylin melhor. DDE é mais bonito que o UKUI mas a base do Ubuntu Kylin me é mais sólida que a do Deepin. Não esquecer do OpenKylin, que entrega algo bem razoável, e no geral uma boa experiência.

1 curtida