O Debian é uma das bases do ecossistema Linux atual, e, naturalmente, vem a pergunta: será um bom ponto de partida? Depende de onde você está partindo.
Na minha opinião, não. Principalmente para novos usuários. O Debian, por ser mais cru, me faz pensar que seja mais indicado para usuários que já tenham alguma noção de Linux, pacotes e uso do terminal. Outro ponto que pode ser um desafio é a ausência do suporte a Flatpak integrado ao GNOME Software, o que pode confundir novos usuários ao perceberem que não há versões atualizadas do Firefox ou de outros navegadores comuns disponíveis na loja, além de não trazer drivers proprietários configurados por padrão. Para iniciantes, considero que o Ubuntu ou o Linux Mint sejam opções mais adequadas
Concordo, principalmente pelos mencionados pacotes e terminal. Adicionaria também a edição de arquivos de configuração de maneira “manual”. Algumas coisas não vêm prontas. Acredito que sem ter um conhecimento razoável (ou sem ao menos a vontade de conhecer e explorar) esses três pontos, a experiência pode ser frustrante, ou pior, ignorantemente tranquila (ignorância é uma benção rsrsrs).
Eu concordo! O fato de o Flatpak não estar configurado na loja é um ponto relevante, que exige conhecimento do usuário para ser ajustado. Outro detalhe que para muita gente pode não ter importância, mas que eu sempre preciso resolver é a ocultação do GRUB. Também costumo configurar o Plymouth para habilitar a splash screen.
Definitivamente não. Há opções melhores como Mint, Zorin, Pop. O próprio Ubuntu.
Debian vai servir mais a quem já maneja pacotes, sabe o q precisa instalar para distro ficar “completa” e etc.
Interessante que o Debian tem vindo como sistema “embutido” em notebooks de marca. É posto como Debian mesmo ou como versão ligeiramente modificada e sob outro nome.
Por outro lado, para além do Ubuntu, há sistemas baseados diretamente no Debian e que são amigáveis: MX Linux; SparkyLinux; Mauna Linux etc.
Diria que é um bom lugar para começar depois que os pacotes non-free passaram a ser inclusos na ISO do Debian 12/13 e era justamente o que mais gerava problemas para os novatos. Debian hoje precisa de poucos ajustes, tem um rico repositórios e se precisar de algo mais novo ou não quer ficar lidando com terminal tem os snaps e flatpks disponíveis.
Eu concordo, pois olhando para minha mãe ou minha esposa, vejo que a mínima configuração não seria possível se eu não ajudar. Enquanto que o Ubuntu, o Zorin e o Mint, elas simplesmente sentaram na cadeira e utilizaram.
Se a pessoa quer usar o Debian, talvez eu fosse de LMDE; é meio esquecido mas é um Mint com a base Debian, sólida e confiável, numa distribuição já facilitada ao usuário. Logicamente que nem tudo que funciona no Mint normal funcionaria no LMDE, mas seria minha opção.