O bizarro fórum não-oficial do Void Linux

O Void Linux não tem fórum oficial, mas vasculhando na internet achei um site… muito estranho.

Para começar: o fórum não é oficial - na postagem inicial o próprio dono comenta isso.

Até aí nada de mais, porém a coisa fica mais estranha.

O fórum está cheio de spam, alguns envolvendo até mesmo conteúdo para adultos e parece que está sem moderação alguma.

Algumas perguntas sérias, num mar de bots.

Alguns tópicos estão com mais de 400 páginas cheias de puro lixo.

O que me deixa “triste” é que aparentemente esse era para ser um fórum normal, como qualquer outro.


Enfim, achei tudo isso muito estranho. O que será que está por trás desse site?


Algumas fotos:





Vasculhando na Internet, achei esse site no ar desde 2004 (4 anos antes do lançamento da distro) e várias vezes como domínio a venda:



Entrem por sua conta em risco.

1 curtida

Seria melhor se retorna-se VAZIO, mas ao que indica os desenvolvedores tiveram algum, contratempo com o mantenedor do Forúm.

1 curtida

Já cheguei a abrir esse site, mas não sabia se o fórum em si era esse que eu mostrei.

Acredito não ser mesmo, até porque o único fórum, por eles anunciado o domínio era https://forum.voidlinux.eu, como foi anunciado na seguinte noticia.

1 curtida

Alguns anos atrás fiz um forum pra meu uso mesmo, não divulguei em lugar nenhum a URL e nem tinha link pela raiz do site. Pois chegou em uma semana e deu aviso de servidor sem espaço disponível. Fui ver e tinha havido uma invasão de boots que inundaram o site com lixo, spam, e propagandas em diversos idiomas.

Resolvi colocando senha pra entrar no site.

Eu acho que tem milhares de bots pela internet que ficam se registrando em sites de qualquer tipo. Então a dificuldade de criar um forum simples é ter que lidar com essa escória da internet. No meu caso foi simples resolver porque eu tinha a data da minha ultima postagem e facilmente apaguei todos os registros aṕos aquela data, mas imagina num forum desse ter que “pescar” as mensagens humanas…

6 curtidas

Olá @dev_null, tudo bem contigo.

Estou retirando o link da sua postagem, sendo que este fórum não é oficial e segundo seu relato, não agrega valor ao projeto do Void.

Ao linkarmos o nosso fórum com eles, apenas estamos aumentando as chances dos buscadores nos utilizarem como referência e aumentarem a relevância deles nas buscas.

:vulcan_salute:

7 curtidas

Sites que usam Disquus estão contaminados por bots, o problema é remediado, mas, de tempos em tempos volta sob a forma de ondas.

Agora fiquei curioso: e esse fórum? Também sofre com isso?

1 curtida

Muito provavelmente um fórum mantido por alguém sem experiência nesse tipo de mídia

Felizmente raramente vemos contas assim, mas geralmente elas acionam o anti-spam de uma forma ou de outra, que leva a necessidade de aprovação manual das contas.

Além disso, o sistema de níveis de confiança também limita o estrago que eles podem causar até serem avistados.

Não ajuda que o captcha utilizado lá é facilmente quebrado por bots desde 2014.

3 curtidas

Esse é o grande problema de fóruns não-moderados ou moderados incorretamente, participava de vários fóruns de roms de games e desbloqueio de consoles do tipo wii e nintendo DS, sendo que vários deles herdavam esse problema. Sua moderação era fraca, ou inexistente, e acabavam por cair nesse cisma de vários spams e p*rn.
Dentre os problemas um que pode ser pontuado é o de segurança, hora ou outra, esse site vai ser invadido e aqueles membros honestos, que estão ali para pedir ajuda, vão acabar sendo prejudicados, tudo por culpa dessa falta de moderação (e respeito) dos criadores do fórum.

Acho o Void Linux fantástico por sua fluidez, mesmo com DE’s mais pesadas, e lamento que não haja um fórum oficial.
Uso ele com LXQt. Não achei tão mais veloz que o Lubuntu, mas enfim, gosto de sua independência do systemd. O dia que o Void musl (não o glibc) rodar appimages sem depender de gambiarras, com driver nvidia 100% Wayland rodando em qualquer DE, inclusive LXQt, e houver plena integração com contas online (pelo menos Google calendar e contacts), vou dizer que cheguei a um Linux ideal.