O Android está se fechando? O que muda com a nova estratégia do Google

Uma mudança substancial está acontecendo com o Android. Entenda o que vai acontecer, agora que o desenvolvimento do sistema está ficando mais fechado.

2 curtidas

:waving_hand:

Estratégias de gigantes.
Eu que sou user do LineageOS, que na data de hoje está na versão 22.1 suportando o Andoid 15, espero que está notícia não influencie no time do LineageOS, “Distro Android” no qual eu gosto muito.

Eu sou muito curioso e uso o LineageOS no tablet como um Sistema Operacional Desktop controlado por mouse e teclado físicos. Meu tablet é um Samsung Galaxy Tab S5e e estava com o Android 11. Posso dizer que inquestionavelmente o tablet com o Android 15 suportado pelo LineageOS ficou muito mais ágil e com uma performance muito acima do que eu esperava. Sinceramente, usando este tablet com o Android 11 como Desktop por mais de 3 anos, não acreditei que fazendo upgrade para o Android 15 ele ficaria melhor. Por experiência própria achei que ficaria pior comparando com o meu Sony Ericsson Xperia Play no qual fiz este upgrade do Android 2 para o Android 4 e ficou muito ruim (inclusive, com este upgrade, ele perdeu a habilidade de rodar games do Playstation 1 nativamente :sob:).

Testei os 2 modos LineageOS puro e com Gapps. Puro ele ficou com uma performance superior mas com Gapps ficou melhor no meu ponto de vista. Mais fácil para manter os apps atualizados e 90% dos apps tem na Play Store com excessão do Breezy Weather que peguei pelo F-Droid. Além do mais, sou assinante do Youtube Premium e sem o Gapps minha assinatura ficou inútil, já que aplicativos do Google precisam do Gapps para funcionar. Tem outros modos mas achei bobeira tentar. Ainda assim o LineageOS 22.1 com Android 15 e Gapps no meu tablet ficou muito melhor que quando estava com o Android 11.

Estratégicamente falando, eu uso o Android 15 no tablet mas não usaria no meu smartphone do dia a dia que é um Samsung Galaxy A50, Android 11. Então por ser curioso eu vejo o seguinte, com o tablet posso experimentar as novidades do Android enquanto que no A50 prefiro deixar ele com o sistema padrão dele, devido bancos, aplicativos de transportes e etc. E isso vai também para o Windows que fica focado em games enquanto alguma distro Linux uso para as demais tarefas e diversões como música, vídeos e etc. No caso agora prefiro o Android para entretenimento do tipo vídeo e música.

Tomara que esta notícia não desanime o time do LineageOS pois com eles meu tablet ganhou vida longa e própera :vulcan_salute:

“Texto digitado pelo Samsung Galaxy Tab S5e LineageOS 22.1 com Android 15 controlado pelo Windows com mouse e teclado físicos através do software scrcpy”

1 curtida

Eu diria que é uma mudança estratégica. Ficará mais fácil produzir uma versão só, do que manter duas ao mesmo tempo. Agora para os que falam que isso dará mais controle ao Google. Quem criou o Android em primeiro lugar? O Google. Android é código aberto, mas quem mantem ele é o Google, gostem ou não.

1 curtida

Nenhuma novidade, já era fechado no kernel cheio de trojans e spywares integrados kkkkk, não vai mudar nada no mundo com essa notícia