Mal saiu o AlmaLinux 9.5 a AlmaLinux OS Foundation lançou o AlmaLinux 10 Beta, com o codinome “Purple Lion”, recheado de novidades para desenvolvedores e administradores de sistemas que buscam uma distribuição Linux robusta e atualizada.
Entre as principais destaques temos as versões atualizadas de linguagens de programação Python 3.12, Ruby 3.3, Node.js 22, Perl 5.40 e PHP 8.3, além do GCC 14.2, glibc 2.39, GDB 14.2, Valgrind 3.23.0, SystemTap 5.1, PCP 6.3.0, Grafana 10.2.6, Sequoia PGP , que oferecem mais recursos e uma melhora significativa no desempenho geral.
Há também o suporte a algoritmos criptográficos pós-quânticos, SELinux e OpenSSH, novas ferramentas de gestçao de acesso e compatiblidade a hardware mais antigo com a nova arquitetura x86-64-v2 e a inclusão de Firefox e Thunderbird como opções de software.
Esta versão também conta com melhorias nas ferramentas de monitoramento e a reintrodução do suporte SPICE e KVM para plataformas IBM POWER, otimizando o uso de recursos.
Mas não se esqueça de que é uma versão de pré-lançamento e não é recomendada para ambientes de produção. A versão estável está prevista para o segundo trimestre de 2024.
Fonte: links no texto e na imagem