O AlmaLinux 10 Beta chegou com novas ferramentas e melhorias na segurança

Mal saiu o AlmaLinux 9.5 a AlmaLinux OS Foundation lançou o AlmaLinux 10 Beta, com o codinome “Purple Lion”, recheado de novidades para desenvolvedores e administradores de sistemas que buscam uma distribuição Linux robusta e atualizada.

Entre as principais destaques temos as versões atualizadas de linguagens de programação Python 3.12, Ruby 3.3, Node.js 22, Perl 5.40 e PHP 8.3, além do GCC 14.2, glibc 2.39, GDB 14.2, Valgrind 3.23.0, SystemTap 5.1, PCP 6.3.0, Grafana 10.2.6, Sequoia PGP , que oferecem mais recursos e uma melhora significativa no desempenho geral.

Há também o suporte a algoritmos criptográficos pós-quânticos, SELinux e OpenSSH, novas ferramentas de gestçao de acesso e compatiblidade a hardware mais antigo com a nova arquitetura x86-64-v2 e a inclusão de Firefox e Thunderbird como opções de software.

image

Esta versão também conta com melhorias nas ferramentas de monitoramento e a reintrodução do suporte SPICE e KVM para plataformas IBM POWER, otimizando o uso de recursos.

Mas não se esqueça de que é uma versão de pré-lançamento e não é recomendada para ambientes de produção. A versão estável está prevista para o segundo trimestre de 2024.

Fonte: links no texto e na imagem

2 curtidas

Grande jogado do Alma aqui ja que a Red Hat 10 e os demais Clones estão seguindo o x86-64-v3.

2 curtidas

Também achei isso inteligente por parte da equipe do Alma. Li em uma discussão no Hacker News/Reddit sobre este assunto: o principal ponto do Alma Linux não remover o suporte a hardware legado (≧ 10 anos) é porque muitas empresas e principalmente instituições de ensino usam servidores antigos devido ao alto custo de uma troca, então, remover o suporte a esse hardware significa que ficarão presos a uma versão do sistema que não poderá ser atualizada após o EOL, já que não tem suporte ao hardware. RHEL fez isso na versão 8 para 9, se não me engano, mas não existe benefício algum em perder usuários/clientes, ainda mais de longo prazo.

2 curtidas

Há uma discussão na comunidade de acabar com essas patifarias de dividir os processadores x86-64 por determinadas instruções, inclusive Linus Torvald está não está gostando nada disso.

2 curtidas