Olá. Retirei um NVMe com dual boot (W11 e Ubuntu Budgie 24.04 LTS) de um note e o substituí por outro de maior capacidade. Acontece que agora ele não é reconhecido em um case (testei em dois cases) no Ubuntu Budgie 24.04 LTS (o mesmo acontece no W11). Verifiquei e está íntegro, sendo reconhecido pelo GParted como sda, mas não permite criar uma nova partição, informando que está como somente leitura. Usei os comandos sudo chmod 750 /dev/sda e sudo chown $USER /dev/sda -R, como indicado em outro post aqui do fórum. Alguém tem outra indicação sobre como resolver isso?
Qual o erro que mostra na tela?
Dá uma analisada nele com o smartctl:
smartctl -x -q noserial /dev/nvme0
Ah, se houver mais de um nvme conectado, então precisa saber qual é.
Outro ponto é que se você estiver usando um dispositivo de conversão NVME → USB, talvez seja diferente. Recomendo tentar a leitura e recuperação com ele conectado diretamente ao computador. Pode até ser que o dispositivo nvme → usb só permita acesso somente leitura, ou seja, que não haja nada errado com o dispositivo.
Respondendo a vocês, a mensagem obtida com o comando smartctl é: Smartctl open device: /dev/sda [USB NVMe Realtek] failed: Permission denied