NVMe não aparece na BIOS

Olá, pessoal!

Estou com uma situação na qual fiquei um pouco (para não dizer muito) perdido e gostaria de compartilhar afim de buscar uma solução.

Estou num PC com a seguinte configuração:
Gigabyte Z390D (atualizada)
i5-9400F
2x 8GB XPG SPECTRIX D50 3000MHz
NVMe XPG S50 Lite 1TB

Estive utilizando o Windows 10 Pro 64x por um bom tempo e, recentemente, testando o Windows 11 Insider Preview e sem problemas.
Decidi então tentar um Dual Boot com Ubuntu 20.04.2.0 LTS. O procedimento foi, ainda no Windows, diminuir o volume em 100GB (como sugerido no canal do Diolinux). Feito isso, criei o volume através da própria ferramenta de gerenciamente de disco do Windows. Utilizei o Rufus para criar um pendrive bootável e reiniciei o PC para iniciar a instalação do Ubuntu em modo UEFI… Por uma série de inexperiência com instalação de distros Linux, fiz uma baita confusão na hora de escolher as partições e tentar definir o biosgrub e a raiz / (até então ficaram como /dev/nvme0n1p5 e /dev/nvme0n1p6) , durante a instalação ocorreu um erro no qual não prestei muito atenção, pretendia apenas reiniciar o PC e recomeçar o processo.

Para minha infelicidade, o boot não estava reconhecendo a unidade, mudei para AHCI, Legacy, desativei CSM Support, testei várias configurações e, simplesmente, o NVMe não aparecia em lugar algum!

Mesmo conseguindo entrar no instalador do Ubuntu ou do Windows, as partições do NVMe não aparecem mais.

Tentei adicionar a tag “nvme_core.default_ps_max_latency_us=0” (testando outros números) ou “nvme_load=YES” como vi em alguns vídeos apresentando a possível solução e não obtive resultado.

Meu próximo passo seria substituir o NVMe por um SSD ou HDD e ver se ao menos consigo utilizar o PC. Caso eu não encontre uma solução, utilizarei Linux em outra máquina. Porém, minha maior preocupação, é perder o NVMe para este detalhe.

Agradeço desde já qualquer interesse em ajudar.

Att.

O NVMe pelo menos aparece na listagem da BIOS?

Se você mudar as configurações AHCI, Legacy ou RAID apos a instalação de qualquer sistema operacional que seja o mesmo não ira dar boot.

Se possível configure a BIOS para iniciar no modo Legacy (não me refiro aos modos de funcionamento do HD) e veja se o mesmo é reconhecido nos instaladores.

Bom dia, obrigado pelo retorno!

O NVMe não aparece na lista da BIOS, chequei em todas as opções disponíveis, e principalmente os locais onde indicam o slot M.2 e constam como vazios.

Em nenhum dos instaladores aparece qualquer evidência do NVMe, porém há algo curioso que gostaria de comentar.
Ao entrar no menu de Boot, teclando F12, a primeira opção de boot, consta um botão sem nada escrito, em seguida a lista normal de boot (Pendrive ou outro HD e SSD, se conectados).

Porém ao escolher esta opção vazia, a tela retorna ao boot menu, com as mesmas opções.

De todas as configurações feitas na BIOS, esta opção vazia sempre está lá. Não havia notado, antes deste caso que apresento, este botão vazio.

Recomendo testar esse NVMe em um outro PC se possível ou em outro slot M.2 se a placa mãe tiver, remova o SSD e o coloque novamente para ver se ele volta ser reconhecido.

Não tenho como testar o NVMe em outro PC. A placa mãe possui apenas 1 slot M.2. Também já experimentei remover e recolocar o NVMe e sem sucesso…

Por agora estou acionando a garantia, para saber se consigo trocar o dispositivo ou alternativas.

Segue algumas imagens para adição de informaçóes;