NVIDIA vs AMD no Linux: qual GPU escolher?

Atualmente, as duas principais escolhas de placa de vídeo que temos é NVIDIA ou AMD. Mas afinal, qual é a melhor opção de GPU para quem utiliza Linux para jogar ou trabalhar?

1 curtida

Acho que eu só usaria nvidia se trabalhasse especificamente com I.A. Para jogos no Linux AMD é sólido. Tirando esse quesito (I.A) não consigo enxergar nenhum bom motivo prático para gastar a mais num setup nvidia em vez de um AMD.

2 curtidas

Desenvolvedores, programadores, engenheiros e cientistas costumam usar o linux.
Não é atoa que a AMD oferece suporte ao pinguim.
Aqueles que usam uma RTX 4090 no linux podem dizer que é um caso perdido (as vezes) mas uma RX 7900XT é lucro no linux.

Prefiro AMD, funciona sem problemas, sem dores de cabeça além de não ter que se preocupar em instalar driver, simples assim.

Meu próximo hardware vai ser AMD, queria experimentar a placa dedicada da intel, mas aí só no desktop acho. Os modelo ARC não deve ter em notebook.

Sempre vá de AMD em Linux.

O suporte das placas dedicadas da Intel no Linux e no Windows ainda é no máximo experimental.

1 curtida

Intel tambem é bom assim como amd os drivers são open source.

1 curtida

Esses dias vi um comparativo de games no windows e linux https://www.youtube.com/watch?v=DVHNXLwqP3w Quando a placa é AMD, os jogos tem mais FPS no linux (isso mesmo com wine/proton). Já quando a placa é nvidia, o contrário acontece e os jogos se saem um pouco pior.

Também faltou falar da durabilidade do hardware, pois com o driver no kernel (código fonte disponível), a placa vai funcionar por muito mais tempo, enquanto o driver proprietário da Nvidia pode deixar de ser suportado em poucos anos em versões futuras do kernel.

Fica bem difícil recomendar nvidia pra consumidor final rodando linux. Só iria com ela se fosse trabalhar com IA (nesse caso seria investimento).

2 curtidas

E trabalhar, trabalhar mesmo. Vários modelos IA caseiros (Llama, DeepSeek Distilled, Stable Diffusion, Vosk, etc.) trabalham também com o ROCm ou mesmo com shader compute de Vulkan (ou seja, rodariam até em Intel).

Espero que no longo prazo até essa vantagem suma.

2 curtidas