Agora há pouco o Debian recebeu uma grande atualização, que envolvia o kernel e diversos pacotes. Como resultado, o driver da Nvidia parece estar quebrado, e o nvidia-settings (que desapareceu do meu sistema) sequer pode ser instalado.
Uso o MX Linux, com a base do Debian Stable e veio essa atualização grande para mim agora a noite e mandei rodar. Quando estava atualizando vi esse seu tópico e já fiquei receoso de dar m… pois uso num Macbook antigão enjoado com driver nvidia 340 legacy que faz um patch demorado em toda atualização.
Reinicei mais de uma vez depois da atualização e funcionou tudo aqui como sempre foi: nvidia-settings instalado e normal, aparecendo os sensores da nvidia no psensor quando instalado com sucesso e os jogos que uso para testar se o driver tá ok também rodou legal.
Acredito que nesse meio tempo entre a tua atualização e a minha eles devem ter corrigido, pois no link seu ali das mudanças já tem dois nvidia-settings com correções listadas.
A única versão do driver da Nvidia suportada oficialmente no Debian 12 é a 525. Todas as outras deixaram de ser suportadas devido às incompatibilidades com o kernel e à dificuldade de manutenção.
Ou seja: ou o MX Linux que está instalado no seu computador usa uma base antiga do Debian, ou o MX Linux tem um repositório próprio para drivers (e patches) ou você instalou o driver manualmente de alguma forma. A sua situação é diferente, portanto.
Infelizmente, ainda não foi lançada uma atualização para corrigir o problema (aquelas mudanças listadas ali foram provavelmente e justamente a causa da quebra). Realizei um teste limpando completamente o driver e tentando instalar novamente, mas o nvidia-settings permanece quebrado por conflito de versões de dependências.
Tenho pensado em “cortar o mal pela raiz”. Ou seja, vender a placa da Nvidia e comprar uma AMD. Na época em que comprei essa placa, eu mal sabia o que era Linux, e nem sonhava em usar (ou seja, não conhecia as dores de cabeça que a Nvidia provocava).
Por hora, o fantasma do distro hopping voltou a me assombrar, rs.
Ah entendi. Quanto a questão de que não era mais suportada estava ciente, já que tinha diferenças na atualização quando era assim ¨patcheada¨ como a minha não sabia não. Estou no MX justamente por ele fazer uma instalação com uma ferramenta própria, só tive que fazer uma configuração nos arquivos para funcionar direito. Em outras distros que usei nesse computador tive que fazer tudo manual mesmo para funcionar. Também testei várias distros nele até chegar no MX devido ao driver nvidia.
Tomara que eles corrijam esse teu caso, pois é complicado ficar mudando de distro quando tá tudo redondo. E em tempo me lembro lá de uns 15 anos atrás quando usava linux num pc com uma vga AMD ATI e nunca consegui rodar o driver dela direito, mas diz que hoje a AMD mudou com linux.
Mistério resolvido: o problema foi específico da minha máquina, e não do Debian. Fui eu quem provocou o problema, de certa forma. Atualizei o título.
Realizei uma instalação limpa do sistema e o nvidia-settings instalou e funcionou sem qualquer problema. E daí acho que descobri a causa dessa dor de cabeça: um aplicativo “gambiarra” que instalei para controlar o brilho do monitor por software (ah, a preguiça de esticar o braço…) e que trouxe outros pacotes junto…
Meu laptop tem uma GT 740M e também sofre devido aos drivers descontinuados.
Outra alternativa seria experimentar o Manjaro. É o único sistema que testei até hoje que oferece uma implementação do BBSwitch por padrão (é por isso que não há superaquecimento em laptops com placas antigas da Nvidia no Manjaro).
Atualmente, os drivers abertos da AMD são excelentes no Linux. Enquanto, do lado da Nvidia, ainda existem muitos problemas (embora o desempenho do driver proprietário seja excelente).
Seja bem-vindo ao Diolinux Plus.
O Debian 12 abandonou o suporte a drivers legacy da Nvidia. Apenas placas de arquitetura Maxwell (GTX 750, GTX 750Ti, GTX 800 series, GTX 900 series) ou mais recentes são suportadas. Só existe o driver 525 nos repositórios.
Se você tem uma placa de arquitetura Kepler (GTX 700 series, exceto GTX 750 e GTX 750Ti), deve usar o Nouveau ou buscar outra distro (isso evitará dores de cabeça).
Nessa atualização parecem ter forçado um pouquinho sim, de forma a deixar o sistema bem atualizado para o próximo ciclo. E eu percebi um bug do GNOME que passou, porém novamente relacionado à nossa “amiga” Nvidia: se o driver proprietário estiver instalado, não é possível logar com uma conta do Google na área de “contas online”. Esse problema não foi corrigido e permanece mesmo na versão mais atual do GNOME. Ou seja, por enquanto não há muito o que se fazer (para adicionar a conta, é necessário remover o driver, logar e instalar novamente). E não é algo específico do Debian (o problema é generalizado).
Eu diria que o Debian ainda permanece como sinônimo de estabilidade. É, de longe, a distro que menos me deu dores de cabeça até hoje, e acredito que deva permanecer assim nos próximos anos.
A maioria dos problemas (senão quase todos) que tive no Linux até hoje, tanto no desktop quanto no laptop, estão relacionados à Nvidia. No caso de distros como o Fedora, presenciei quebras logo após a instalação do driver (nem consegui usar o sistema), enquanto no Ubuntu (e derivados) tive problemas variados, como superaquecimento (apenas no caso do laptop, e isso também ocorre no Debian, a menos que desative completamente a placa), driver mal instalado e inoperante (faltando componentes) e tela preta (sistema quebrado) após atualização point release.
Quem usa Linux e deseja paz deve evitar Nvidia. Simples assim…
Rapas depois do reconfigure você podia ter dado um “apt-get --reinstall pacote” com isso o apt reinstalaria o pacote substituindo a instalação anterior do mesmo, isso poderia resolver a reclamação do dpkg dizendo que a instalação não foi completa.