Nvidia-settings parou de funcionar após atualização do Debian para a versão 12.2

Olá, pessoal.

Agora há pouco o Debian recebeu uma grande atualização, que envolvia o kernel e diversos pacotes. Como resultado, o driver da Nvidia parece estar quebrado, e o nvidia-settings (que desapareceu do meu sistema) sequer pode ser instalado.

Recomendo cautela. Para quem tem hardware da Nvidia (no meu caso, a placa é uma GTX 1070Ti), é melhor evitar essa atualização por enquanto.

3 curtidas

Você atualizou o sistema? Era para a versão do seu kernel ser 6.1.55 com a atualização, não 6.1.0.

Percebi que a atualização grande que recebi foi o Debian 12.2: Debian -- News -- Updated Debian 12: 12.2 released

Atualizei e, a princípio, parece ter sido conforme o esperado, pois os comandos apt update e apt upgrade retornam que o sistema está atualizado.

O comando uname-a retornou isto:

Linux Tomahawk 6.1.0-13-amd64 #1 SMP PREEMPT_DYNAMIC Debian 6.1.55-1 (2023-09-29) x86_64 GNU/Linux

A saída do uname -r é:

6.1.0-13-amd64

@KairanD quer dizer então que a equipe Debian envio patch quebrado, que vacilo ainda mais no stable.

1 curtida

É possível que sim. Estou aguardando aparecer mais alguém com o mesmo problema para ver se é algo específico daqui ou se é geral.

Antes da atualização, hoje cedo, tudo estava funcionando normalmente.

Retorno da lista de kernels instalados:

Testei um jogo e funcionou. Parece que o que “morreu” foi apenas o nvidia-settings (que desapareceu do sistema) e os recursos associados.

O G-Sync (Freesync) e a calibração de cores não estão funcionando.

Rapaz, tô começando a acreditar nisso. Se for real, foi uma tremenda mancada, já que muitos usam NVIDIA.

1 curtida

Uso o MX Linux, com a base do Debian Stable e veio essa atualização grande para mim agora a noite e mandei rodar. Quando estava atualizando vi esse seu tópico e já fiquei receoso de dar m… pois uso num Macbook antigão enjoado com driver nvidia 340 legacy que faz um patch demorado em toda atualização.
Reinicei mais de uma vez depois da atualização e funcionou tudo aqui como sempre foi: nvidia-settings instalado e normal, aparecendo os sensores da nvidia no psensor quando instalado com sucesso e os jogos que uso para testar se o driver tá ok também rodou legal.

Acredito que nesse meio tempo entre a tua atualização e a minha eles devem ter corrigido, pois no link seu ali das mudanças já tem dois nvidia-settings com correções listadas.

@mestrestein Seja bem-vindo ao Diolinux Plus. :slight_smile:

A única versão do driver da Nvidia suportada oficialmente no Debian 12 é a 525. Todas as outras deixaram de ser suportadas devido às incompatibilidades com o kernel e à dificuldade de manutenção.

Ou seja: ou o MX Linux que está instalado no seu computador usa uma base antiga do Debian, ou o MX Linux tem um repositório próprio para drivers (e patches) ou você instalou o driver manualmente de alguma forma. A sua situação é diferente, portanto.

Infelizmente, ainda não foi lançada uma atualização para corrigir o problema (aquelas mudanças listadas ali foram provavelmente e justamente a causa da quebra). Realizei um teste limpando completamente o driver e tentando instalar novamente, mas o nvidia-settings permanece quebrado por conflito de versões de dependências.

Tenho pensado em “cortar o mal pela raiz”. Ou seja, vender a placa da Nvidia e comprar uma AMD. Na época em que comprei essa placa, eu mal sabia o que era Linux, e nem sonhava em usar (ou seja, não conhecia as dores de cabeça que a Nvidia provocava).

Por hora, o fantasma do distro hopping voltou a me assombrar, rs.

2 curtidas

@KairanD Digita $ nvidia-smi
Se ele te retornar o driver então apenas o nvidia settings esta quebrado.

1 curtida

Sim, o driver está funcionando. Este foi o retorno:

O nvidia-settings que está quebrado mesmo. Mas, sem ele, estou sem G-Sync e sem calibração de cores. Isso está me deixando muito incomodado.

Estou quase formatando já…

Ve se ele funciona, mas parece ser cli: Como calibrar e ajustar o monitor com o xcalib no Linux – Elias Praciano

1 curtida

Agradeço pela indicação e pala ajuda. Contudo, o que procuro seria a função de “digital vibrance” do painel da Nvidia. E tem o G-Sync também…

Devo acabar instalando o Zorin para testar. Queria aguardar o lançamento da versão 17, mas…

Ah entendi. Quanto a questão de que não era mais suportada estava ciente, já que tinha diferenças na atualização quando era assim ¨patcheada¨ como a minha não sabia não. Estou no MX justamente por ele fazer uma instalação com uma ferramenta própria, só tive que fazer uma configuração nos arquivos para funcionar direito. Em outras distros que usei nesse computador tive que fazer tudo manual mesmo para funcionar. Também testei várias distros nele até chegar no MX devido ao driver nvidia.

Tomara que eles corrijam esse teu caso, pois é complicado ficar mudando de distro quando tá tudo redondo. E em tempo me lembro lá de uns 15 anos atrás quando usava linux num pc com uma vga AMD ATI e nunca consegui rodar o driver dela direito, mas diz que hoje a AMD mudou com linux.

Putz, então foi isso.

Dias desses atualizei o Debian 12, e parou tudo de funcionar. Só ligava em modo texto.

Tive que reinstalar tudo do zero. Agora tem um update e estou com medo de fazer :rofl:

Uso uma Nvidia gt700 ou coisa assim.

Eu uso desde o Debian 10 e nunca tinha tido um problema deste tipo, de ter que reinstalar tudo.

1 curtida

Vocês acham que o Debian está deixando de ser “estável como uma rocha” como antes?

Você vê que o Debian deu uma afrouxada na sua rigidez quando o KDE Plasma 5.27, lançado em fevereiro, foi incorporado ao Debian 12.

Muita gente se surpreendeu com quão tão bem atualizado o Debian 12 estava no momento de seu lançamento.

Mistério resolvido: o problema foi específico da minha máquina, e não do Debian. Fui eu quem provocou o problema, de certa forma. Atualizei o título.

Realizei uma instalação limpa do sistema e o nvidia-settings instalou e funcionou sem qualquer problema. E daí acho que descobri a causa dessa dor de cabeça: um aplicativo “gambiarra” que instalei para controlar o brilho do monitor por software (ah, a preguiça de esticar o braço…) e que trouxe outros pacotes junto…

Meu laptop tem uma GT 740M e também sofre devido aos drivers descontinuados.

Você usa a placa dedicada para alguma coisa? Eu aqui uso um script ACPI call para desconectar completamente a placa da Nvidia do sistema, como se ela não existisse. Como resultado, posso usar qualquer distro, enquanto ao mesmo tempo a duração da bateria aumenta e aquecimento do computador diminui muito. Veja o passo a passo (a placa ficará inutilizável a menos que você desfaça todo o procedimento): GitHub - bayasdev/nvidia-gpu-off: The definitive guide to completely turn off your Nvidia dedicated GPU on Optimus laptops running Linux

Outra alternativa seria experimentar o Manjaro. É o único sistema que testei até hoje que oferece uma implementação do BBSwitch por padrão (é por isso que não há superaquecimento em laptops com placas antigas da Nvidia no Manjaro).

Os drivers da AMD já foram péssimos no Linux. Inclusive, alguns anos atrás a recomendação era evitar hardware da AMD nas Steam Machines, por exemplo (o desempenho no Linux deixava muito a desejar): Why you should avoid AMD and get a Steam Machine with Nvidia's GeForce graphics | PCWorld

Atualmente, os drivers abertos da AMD são excelentes no Linux. Enquanto, do lado da Nvidia, ainda existem muitos problemas (embora o desempenho do driver proprietário seja excelente).

Seja bem-vindo ao Diolinux Plus. :slight_smile:

O Debian 12 abandonou o suporte a drivers legacy da Nvidia. Apenas placas de arquitetura Maxwell (GTX 750, GTX 750Ti, GTX 800 series, GTX 900 series) ou mais recentes são suportadas. Só existe o driver 525 nos repositórios.

Se você tem uma placa de arquitetura Kepler (GTX 700 series, exceto GTX 750 e GTX 750Ti), deve usar o Nouveau ou buscar outra distro (isso evitará dores de cabeça).

Nessa atualização parecem ter forçado um pouquinho sim, de forma a deixar o sistema bem atualizado para o próximo ciclo. E eu percebi um bug do GNOME que passou, porém novamente relacionado à nossa “amiga” Nvidia: se o driver proprietário estiver instalado, não é possível logar com uma conta do Google na área de “contas online”. Esse problema não foi corrigido e permanece mesmo na versão mais atual do GNOME. Ou seja, por enquanto não há muito o que se fazer (para adicionar a conta, é necessário remover o driver, logar e instalar novamente). E não é algo específico do Debian (o problema é generalizado).

Eu diria que o Debian ainda permanece como sinônimo de estabilidade. É, de longe, a distro que menos me deu dores de cabeça até hoje, e acredito que deva permanecer assim nos próximos anos.

A maioria dos problemas (senão quase todos) que tive no Linux até hoje, tanto no desktop quanto no laptop, estão relacionados à Nvidia. No caso de distros como o Fedora, presenciei quebras logo após a instalação do driver (nem consegui usar o sistema), enquanto no Ubuntu (e derivados) tive problemas variados, como superaquecimento (apenas no caso do laptop, e isso também ocorre no Debian, a menos que desative completamente a placa), driver mal instalado e inoperante (faltando componentes) e tela preta (sistema quebrado) após atualização point release.

Quem usa Linux e deseja paz deve evitar Nvidia. Simples assim…

6 curtidas

O meu deu problema no Grub. Sumiu o Ubuntu que estava como segundo sistema.

Rapas depois do reconfigure você podia ter dado um “apt-get --reinstall pacote” com isso o apt reinstalaria o pacote substituindo a instalação anterior do mesmo, isso poderia resolver a reclamação do dpkg dizendo que a instalação não foi completa.