Nvidia RTX IO - GPU passará a mandar também e não somente obedecer o CPU!

A Nvidia criou um SSD que irá alterar o comportamento padrão do computador:

CPU é o conjunto principal Processador+RAM+Armazenamento(SSD, HDD); CPU Manda;
GPU é o conjunto secundário vProcessador+vRAM mas só obedece o CPU; GPU Obedece;

Com o SSD RTX IO esse comportamento irá mudar para programas que derem suporte, forem programados para este hardware, ou seja, a GPU passara a mandar e ser ativa sem precisar obedecer o CPU. Isso significa que poderemos ter jogos com Qualidade Gráficas no Ultra+ 8k+ 120hz+ sem bottleneck (gargalo) pois este procedimento irá poupar o CPU de mandar oque e como o GPU deve fazer.

Os esquemas abaixo ilustram oque irá acontecer com software que derem suporte ao RTX IO:

Nesta 1st imagem o procedimento padrão de como a energia(dados) circulam no computador, primeiro CPU e depois GPU; A GPU nunca manda, ela só obedece e espera as ordens do CPU.

Ou seja nesta 2nd imagem mostra a causa, a perda de tempo para calcular e enviar gráficos prontos para o monitor, o famoso gargalo, bottleneck, pois o Processador+RAM do CPU precisa lidar com os dados antes de enviar para a GPU completar o serviço.

A solução para Games, Renders e software compatíveis, o RTX IO. Com ele o GPU passara a ser ativo e independente do CPU como mostra a 3rd figura acima. Ou seja nada de bottlenecks com jogos a 8k+ 120hz+ com Qualidade Gráfica no Ultra+.

Mas aparentemente este dispositivo RTX IO não irá substituir o armazenamento tradicional(SSD/HDD) do CPU, servindo para transformar devez uma GPU em um 2nd computador com capacidade de mandar também e não somente obedecer. Isso significa que para a maioria das coisas o CPU ainda manda e então precisa do SSD/HDD tradicional mas terá um grande alívio com o RTX IO complementando o setup Gamer!

A própria Microsoft está encantada com esta nova tecnologia da Nvidia o RTX IO e já está desenvolvendo e preparando software especificos para este novo Hardware segundo o Bryan Langley Gerente do Grupo de Programadores para Gráficos e Gaming(Jogos).

Vejo muito trabalho vindo para Linus Torvalds e sua equipe, talvez para o Kernel na versão 6 ou 7? Ancioso para saber como o Linux irá lidar com esta nova tecnologia.

:pray:t2:

3 curtidas

Uma correção da informação. Na verdade a tecnologia não é um hardware, um SSD em si. Ela são técnicas que farão a GPU usar e se aproveitar dos SSDs NVMe Gen4 fazendo sim a GPU mandar e não esperar mais as ordens do CPU. O título do tópico está correto, acertei por sorte :joy:, mas não é um SSD a parte e sim técnicas, software que usarão SSDs NVMe Gen4.

O funcionamento está certo, a GPU passara a mandar, de acordo com os software programados para usufruir desta técnica.

Peço perdões pela falha por não ter revisado oque eu escrevi. Levem em consideração que eu não sou jornalista, reporter… :relaxed: Mas claro que eu não tenho nenhuma intenção de passar informação enganosa/falsa. Da próxima vez eu irei fazer revisões antes de publicar alguma notícia :smiley: afim de ela ser mais precisa possível.

:pray:t2:

3 curtidas