Olá pessoal,
Hoje fiz uma instalação em meu computador com boot EFI do Manjaro KDE Minimal, usando Architect. Porém, fiz a besteira de durante a instalação, instalar automaticamente os drivers proprietários e como resultado, ao iniciar o Manjaro não subia para o GUI.
De início pensei que era algo com o gerenciador de login, assim como fiz com o Ubuntu, que resolvi instalando o lightdm, mas não deu certo.
Então procurando mais a fundo e voltando o gerenciador de login original da instalação, descobri o que era. Mas porque adicionei a palavra “possível” no título?
Pois bem, o que fiz funcionou comigo, mas não quer dizer que funcione com outra pessoa, afinal cada Hardware pode ter resultados diferentes.
Então vamos lá… Desculpe não haver fotos do erro, meu celular estava descarregado na hora e não deu pra tirar as fotos.
Como não estava subindo para a tela de login, fui para o Terminal tty2, com o atalho CTRL+F2
Nesta hora, deve digitar o comando mhwd -li
para listar qual driver foi instalado automaticamente e descobri que o driver que o Manjaro instala é o video-hybrid-intel-nvidia-bumblebee e lembrei que esta versão é bem ruim.
Dando o comando mhwd -l
ví que tem a versão do driver normal com o nome video-nvidia.
A partir deste ponto fiz o seguinte comando para remover o driver que estava instalado:
sudo mhwd -r pci `mhwd -li | grep PCI | tail -n1 | cut -d " " -f "1"`
Se quiser pode fazer o comando assim:
sudo mhwd -r pci video-hybrid-intel-nvidia-bumblebee
Fazendo isto, já dá pra fazer o comando rebooot
, pois irá iniciar a Distro normalmente, porque ao remover o driver da NVidia, é assumido o nouveau.
Após iniciar e se logar, abra o gerenciador de configurações do sistema e clique em “Configurações de Hardware”. Selecione para instalar o video-nvidia e clique em aplicar.
Com isso o Manjaro vai iniciar normalmente usando o driver da NVidia.
Vai umas imagens pra compensar, meu hardware é bem básico, mas pelo menos aguenta jogar alguns jogos pesadinhos:
Este Screen mostra o driver correto já instalado
Neste, é a lista de drivers disponíveis e o que está instalado, via Terminal.
Finalmente, a área de trabalho mostrando o NVidia X Server Settings e o screenfetch.
Se quiser instalar o driver via linha de comando, no Manajaro, basta fazer o comando:
sudo mhwd -i pci video-nvidia
Não é certeza de que vá funcionar o mesmo esquema pra todos, mas já é mais algo pra tentar fazer para resolver o problema de instalação de drivers.
Mas o ideal é instalar a Distro usando os Drivers Free, pra depois do primeiro boot, instalar o driver correto.
Até a próxima