Nvidia GTX 1050 TI não funciona no LINUX

Olá pessoas, tudo bem?

Eu instalei hoje o LINUX MINT no meu computador. Instalei ele em um SSD separado do windows. Instalei corretamente a NVIDIA pelo terminal na versão 455. Nas configurações, eu consigo verificar a NVIDIA funcionando em perfeito estado. Contudo, quando eu INICIO qualquer jogo ela entra em tela PRETA. Ou seja, fui na STEAM cliquei em jogar por exemplo o FAR CRY 5 => Tela preta. Quando eu alterado a NVIDIA para a INTEL o jogo abre normalmente, mas, pela NVIDIA ocorre esse erro. Essa versão (455) é a mais recente e já instalei outras. Contudo, mesmo assim não funciona. Vocês tem alguma ideia do que pode ser?

Eu iria sugerir o Kernel, mas o problema maior da Nvidia é nas versão 5.9 do Kernel. O Mint 20 vem com o 5.4 se eu não me engano. Por via das duvidas, verifica o Kernel no terminal com o comando “uname -r” sem aspas.

O meu está:
5.4.0-58-generic

Teria de ir passo a passo, vamos dizendo assim. Você saberia dizer se o BIOS da sua máquina é o mais atual?

Depois poderia ver o windowing system/compositor se esta logando como wayland ou xorg. Tenta um deles, o xorg de preferência.

Use a versão 450, que é a LTS.

A versão 455 é short lived e está com bastante bugs no Mint, aparentemente. Talvez seja porque o kernel é mais antigo.
Você pode tentar usar a ppa graphics-drivers/ppa para obter a 455.45.01, que é a última versão.

Existem 3 tipos de drivers Nvidia no Linux

  • Long lived branch : esta série fornece correções críticas ou de baixo risco e outras atualizações menores para hardware não legado, sem expor quaisquer novas funcionalidades. Essas versões são destinadas a usuários de GPUs não legadas que não precisam necessariamente dos melhores e mais recentes recursos. O suporte para novas GPUs pode ser transferido para esta série.
  • Short lived branch : ao contrário do ramo de vida longa, esta série apresenta novos recursos.
  • Legacy Drivers : GPUs legados são GPUs nVidia de geração mais antiga que não são mais compatíveis com o driver gráfico UNIX unificado nVidia regular. Em vez disso, essas GPUs continuarão a ter suporte por meio de drivers especiais “GPU herdadas” que serão atualizados periodicamente para adicionar suporte para novas versões de componentes do sistema Linux (por exemplo, novos kernels Linux, novas versões do servidor X, etc). O prazo de suporte para drivers legados está documentado na página oficial de suporte do site da nVidia
5 curtidas

Instala o driver que aparecer no gerenciador de drivers.

A GPU dele é hibrida meninos.

Pessoal, no meu caso é um NOTEBOOK. Ela vem com 2 placas de vídeo. A primeira: INTEL e a segunda NVIDIA. Exatamente como dito por aguamole. Sério, linux é muito bom curti muito, mas se n tiver um joguinho ai me deixa maluco kkkk.

Já o fiz, mas não resolveu.

Já tentei jovem, mesmo assim não funciona.

A minha BIOS está sim a mais atualizada, mas eu não consegui entender a afirmação de baixo.

exatamente.

Qual a versão do seu Linux Mint? Pra mim que eles já tinham uma função de mudar de uma placa para a outra (já que é uma GPU híbrida). Em meu notebook com uma configuração similar, eu usava o Pop!_OS e funcionava muito bem. Sugiro tentar ele, caso for possível, pois foi o que menos me deu problema. Nele você tem uma opção de trocar entre uma gpu e outra direto no painel do Gnome, próximo ao menu de ligar e desligar.

Vou fazer isso. Mesmo colocando a NVIDIA, os jogos não abrem. Fica tela preta. Qual versão do Pop!_OS vc me recomenda?

A partir da 20.04 essa função já deve estar disponível. Pode tentar essa ou a 20.10 que é tranquilo.

Você deixou no modo On Demand (Nvidia apenas quando solicitar) ou Performance (apenas a placa da Nvidia)? Se estiver no On Demand, veja se colocar em Performance resolve o problema.

1 curtida

tentei, mesmo assim os jogos ficam com tela preta quando inicia pela steam.

Jovem, tentei, mas também fica com tela preta quando inicia os jogos pela steam. Qualquer jogo até mesmo os PADRÕES LINUX.

1 curtida

Ai ta um problemao que n~ao to entendendo como resolver. Serio, dificil pensar em alguma coisa.

Mesmo no Pop nao funcionou?

edit: tenta dar um sudo ubuntu-drivers autoinstall e ve no que da, pode ajudar

Instalei o POP 20.10 (Lindo), mas os jogos não rodam na ndivia, apenas na intel. TIpo, sem lógica.