Alguém poderia me informar qual é o melhor método para instalar o driver mais atual da Nvidia no Fedora 40? Eu sei que é possível instalar tanto pelo repositório do RPM Fusion instalando o akmod-nvidia, ou baixando o arquivo do driver direto do site da Nvidia. Eu já tentei instalar pelo arquivo baixado no site da Nvidia, mas quando eu fui instalar, deu um erro de que não tinha o módulo no Kernel. Alguém poderia me ajudar? Obs: Antes de tentar instalar, eu tinha desativado o driver do Nouveau antes.
Olá @FefeJ, tudo bem contigo?
O método recomendável é usar a loja e instalar o driver mais recente disponível lá, ele nem sempre vai acompanhar o “último lançamento” da Nvidia. Mas, usando a loja você garante que está usando um driver que foi testado e funciona para a distro.
Apesar de ser possível usar o script da Nvidia, não é recomendável instalar o driver dessa forma. Porque isso implica que você vai precisar fazer o trabalho de gestão e atualização dos drivers e módulos do kernel manualmente, toda vez que sair uma nova versão.
O driver da Nvidia disponível no Fedora 40 atualmente é o 555.58 o que é bem atualizado se formos considerar que o driver 560 ainda é considerado “beta” para Linux. mas se mesmo assim você quer usar o último driver lançado pela Nvidia, só resta usar o script mesmo.
Você diz a própria loja do Fedora, certo? Eu já procurei, mas tive que ativar o repositório do RPM Fusion.
Isso mesmo, você precisa ativar o RPM Fusion.
Mas depois pode fazer todo processo de instalação direto pela loja.
O 555 é o atual, mas pode instalar o que está no testing (560).
Mas tenha em mente que é do repo “TESTING” pode quebrar, bom, se usa Nvidia já deve estar acostumado com o risco…
Se não adicionou, adicione o RPMFusion completo:
sudo dnf install https://mirrors.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm
sudo dnf install https://mirrors.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm
Instalar o driver do repo testing do RPMFusion:
sudo dnf --enablerepo=rpmfusion-nonfree-updates-testing install akmod-nvidia
Para reverter vai ter que remover com dnf remove + dnf clean e instalar o com dnf install akmod-nvidia normalmente.