NVIDIA com Wayland?

A NVIDIA está trabalhando em formas de melhorar seu suporte a Wayland no Linux e as notícias são bem animadoras.

20 curtidas

Estou ansioso por isso! Testei o Wayland e não consegui usar meus aps de serviço e tive de voltar para o X11 mas tomara que o suporte completo chege logo!

2 curtidas

Atualizei meu Ubuntu 21.04 para o 21.10 beta mesmo, rapaz! que delicia, 13 anos depois do lançamento finalmente nós usuários de Nvidia(Proprietário) poderemos desfrutar do Wayland, está funcionando até que bem, ví alguns artefatos aqui e ali, uma hora tirando um aplicativo de uma pasta no gnome shell a sessão morreu, as animações do sistemas não estão suaves(nem no xorg era lizo… usando os driv. da nvidia, já vi mais suaves usando o nouveau).

E como podem ver estou usando pipewire, que é excelente afinal, o que posso dizer desse pipewire que mal conheço mas já considero pacas…

Quando atualizei, a sessão wayland não estava disponível, segui esse tutorial e funcionou certinho.
https://www.if-not-true-then-false.com/2021/debian-ubuntu-linux-mint-nvidia-guide/4/

Do tutorial acima sudo apt install xwayland libxcb1 libnvidia-egl-wayland1 foi o suficiente para funcionar, mas eu segui o tutorial até o fim, na dúvida de faltar algo :thinking:

Cemu rodando Mario kart com Vulkan :ok_hand:

5 curtidas

Curiosamente o pipewire não estava presente na primeira ISO beta (fique um pouco desapontado quando não o vi ), ele veio em uma grande atualização semana passada.

1 curtida

Poderia dizer qual método você utilizou para executar o Cemu no Linux?

2 curtidas

Lutris, roda perfeitamente Cemu - Lutris . Ele roda bem com o wine puro dando dois clicks no .exe usando o renderizador OpenGL, porém quando usa vulkan da erro “cannot create a Win32 Vulkan surface: -9” por que no wine puro falta algum componente do vulkan, no wine do lutris esse erro não existe.

2 curtidas

As coisas estão melhorando…

6 curtidas

Ressuscitei minha 1060 e a primeira coisa que fui fazer é testar na sessão Wayland. Me surpreendi! apesar da experiência com AMD ainda ser melhor, já está usável e estável com alguns “por menores” a serem otimizados…

4 curtidas

Matéria bastande desatualizada. Poderia ter um Edit no final do artigo relatando as ultimas atualizações sobre o assunto.

Mas é possível utilizar o driver proprietário da NVIDIA com o Wayland? Não falo do driver noveau com Wayland num NVIDIA.

Não entendo muito desses tecnicismos mas tudo bem.

Sim, funciona. Ja tá quase completando 4 meses que decidi fazer Nvidia (driver proprietário) + Wayland como meu driver de trabalho diário no Fedora (justamente porquê muitos diziam que Wayland ainda não estava pronto). Dês de então só entrei no X11 duas vezes para conferir umas coisinhas rápidas…

Até o momento o maior problema é a “luz noturna” que não funciona (GNOME - não testei em outras DEs)… A Nvidia já tem conhecimento deste bug do seu driver.

E as vezes pode ocorrer de algum app, Flatpak, ser necessário habilitar Wayland no Flatseal ou curiosamente o contrário - deixar só X11 (para que ele funcione via Xwayland).

Até o momento o único app que não pude utilizar por conta de está utilizando Nvidia + Wayland foi o GreenWithEnvy que só funciona no X11.

De resto todas as minhas tarefas completamente normais… Edição de vídeo, imagens, áudio, animação… Games, navegação na web, criação de documentos etc.

Minha placa é uma GTX 1060 6GB.

2 curtidas

No GNOME sim, apesar de ter limitações que considero inviáveis para o meu caso de uso (vários recursos, como G-Sync e calibração de cores, não funcionam). No KDE nunca consegui fazer funcionar… Minha placa é uma GTX 1070Ti.

2 curtidas

Nossa, é bom saber que o Wayland já está com esse nível de competência ao usar NVIDIA.

À propósito, a minha também é uma GTX 1060.

1 curtida

Uma pena que de todas as DEs do mundo Linux, parece que só o GNOME e KDE levam a sério o desenvolvimento do Wayland.

Eu diria que o motivo de estar atrasado em outras DEs nem seria falta de “seriedade”, mas falta de mão de obra mesmo… Essa transição acaba dando um certo trabalho e muitas distros e DEs acabam tendo pouca disponibilidade de voluntários com tempo para trabalhar nisso, pois já são projetos pequenos e com muitas outras preocupações precisando ser resolvidas ao mesmo tempo. :wink:

GNOME e KDE Plasma são projetos grandes e com muito mais disposição de recursos (tanto financeiros quanto computacionais e humanos) para lidar com isso.

1 curtida

Isso me faz perceber que no Linux só existem 2 projetos sérios e grandes de DEs, GNOME e KDE e ponto final. O resto “surfa” na onda dos mesmos e tende a priorizar tais mudanças com muito atraso.
Era pro Wayland já está sendo usado a muito tempo, mas infelizmente…

GNOME e KDE Plasma são projetos grandes e com muito mais disposição de recursos (tanto financeiros quanto computacionais e humanos) para lidar com isso.

Basicamente isso, resumiu tudo. E por isso são os projetos que costumo levar mais a sério.