NVIDIA com Wayland?

Confira o post completo no blog: https://diolinux.com.br/nvidia/nvidia-com-wayland.html

A NVIDIA está trabalhando em formas de melhorar seu suporte a Wayland no Linux e as notícias são bem animadoras.

17 curtidas

Estou ansioso por isso! Testei o Wayland e não consegui usar meus aps de serviço e tive de voltar para o X11 mas tomara que o suporte completo chege logo!

2 curtidas

Atualizei meu Ubuntu 21.04 para o 21.10 beta mesmo, rapaz! que delicia, 13 anos depois do lançamento finalmente nós usuários de Nvidia(Proprietário) poderemos desfrutar do Wayland, está funcionando até que bem, ví alguns artefatos aqui e ali, uma hora tirando um aplicativo de uma pasta no gnome shell a sessão morreu, as animações do sistemas não estão suaves(nem no xorg era lizo… usando os driv. da nvidia, já vi mais suaves usando o nouveau).

E como podem ver estou usando pipewire, que é excelente afinal, o que posso dizer desse pipewire que mal conheço mas já considero pacas…

Quando atualizei, a sessão wayland não estava disponível, segui esse tutorial e funcionou certinho.
https://www.if-not-true-then-false.com/2021/debian-ubuntu-linux-mint-nvidia-guide/4/

Do tutorial acima sudo apt install xwayland libxcb1 libnvidia-egl-wayland1 foi o suficiente para funcionar, mas eu segui o tutorial até o fim, na dúvida de faltar algo :thinking:

Cemu rodando Mario kart com Vulkan :ok_hand:

4 curtidas

Curiosamente o pipewire não estava presente na primeira ISO beta (fique um pouco desapontado quando não o vi ), ele veio em uma grande atualização semana passada.

1 curtida

Poderia dizer qual método você utilizou para executar o Cemu no Linux?

2 curtidas

Lutris, roda perfeitamente Cemu - Lutris . Ele roda bem com o wine puro dando dois clicks no .exe usando o renderizador OpenGL, porém quando usa vulkan da erro “cannot create a Win32 Vulkan surface: -9” por que no wine puro falta algum componente do vulkan, no wine do lutris esse erro não existe.

2 curtidas

As coisas estão melhorando…

6 curtidas

Ressuscitei minha 1060 e a primeira coisa que fui fazer é testar na sessão Wayland. Me surpreendi! apesar da experiência com AMD ainda ser melhor, já está usável e estável com alguns “por menores” a serem otimizados…

3 curtidas