Nvidia 930M problemas com Low FPS

Opa pessoal! Tudo certo?

Estou tendo um problema de baixo FPS e, em alguns casos, nem abre o jogo. Tenho um notebook com i5 5200u, 12GB de Ram e uma Nvidia 930M. São configurações modestas, mas pros jogos que normalmente gosto de jogar (No Man’s Sky, The Witcher, Don’t Starve são alguns exemplos) nunca me deram problemas. Não me importo de rodar a 30FPS com gráficos no médio, só quero me divertir.

O problema é que de uns tempos pra cá, mais ou menos 6 meses, nenhum jogo desses que antes rodava com o mínimo de dignidade está funcionando mais. The Witcher tá rodando a 10FPS msm sendo Platinum no ProtonDB. Usei todas as configurações recomendadas no Fórum e no Site Diolinux e os drives NVidia usados são os do repositório do Ubuntu.

Já procurei nas internets e não encontrei nada a respeito. Alguém tem alguma luz? Hoje vou instalar o Windows em Dual Boot pra testar o desempenho.

Para facilitar os dados são:

SO.: Ubuntu 18.04.3 LTS
Drive: Nvidia 435 dos Repositórios Oficiais

Agradeço desde já.

Qual a distro? Qual a versão do driver? Baixado de onde?

Sem as informações mais importantes, a pergunta fica vaga.

1 curtida

Ultimamente estou rodando o RegataOS, e ele já vem com uma versão pronta para notebooks híbridos com Nvidia, e ele vem me surpreendendo do trabalho do Josué (“o dono” da distro BR). Acho que a vale dar uma testada nessa distro viu man (ela baseada no openSUSE).

3 curtidas

No texto eu informo que é o Ubuntu e que uso os drives do repositório, mas segue:

Ubuntu 18.04.3 com o Drive NVidia 435

1 curtida

Nunca usei nada que viesse do openSUSE, vou testar sim, vlw pela dica =)

2 curtidas

Eu perguntei porque você não disse a versão do sistema nem dos drivers.

A melhor recomendação, caso queira continuar usando o Ubuntu, é adicionar o repositório do Pop!_OS e instalar os drivers disponíveis lá.

Mas se quiser testar outra distro, vai direto no Pop!_OS que é sucesso pra quem usa NVIDIA.

1 curtida

Possivelmente vou tentar o Pop!_OS pq sou muito mais habituado com o Ubuntu. Vlw a dica =)

1 curtida

O visual atual do Pop!_OS não me agrada muito, mas isso é facilmente contornável usando um tema que te agrade, se for o caso.

Na questão do desempenho, realmente é a distro que tá entregando mais pra quem usa NVIDIA.

2 curtidas

Instala e habilita essa extensao Fix Fullscreen Tearing - GNOME Shell Extensions e testa pra ver se melhora.

Eu testei com o Windows e o problema persistiu. Diante disso eu defini a morte da placa de vídeo e agora tô usando exclusivamente pra programar. Mas valeu a dica =D

Também não pode ser o S.O. e sim o hardware que deve estar sujo e precisando trocar a pasta térmica.

Eu faço manutenção periódica nele, limpo a placa inteira, troco pasta. Inclusive fiz isso umas semanas antes de começar esses problemas.

Então só pode ser o cooler que não deve estar resfriando os componentes.

Não é não @TercioLustosa , o problema é de hardware, eu testei. Não é superaquecimento nem nada do aspecto, a placa morreu msm.