Olá, pessoal.
Acabei de instalar o Ubuntu 24.10 (kernel Linux 6.11.0-8-generic, Gnome 47). O driver NVIDIA 560.35.03 foi instalado automaticamente.
Estou utilizando um Lenovo Thinkpad T480 (Intel® Core™ i7-8650U × 8, 32GB de RAM, SSD de 1TB) com gráficos integrados Intel® UHD Graphics 620 (KBL GT2) e uma GPU dedicada NVIDIA GeForce MX150 (arquitetura Pascal).
Minha GPU NVIDIA não está funcionando no Wayland e apresenta sérios problemas no Xorg. Quando tento utilizar o Xorg, alguns aplicativos demoram muito para abrir, às vezes nem abrem, e quando abrem, utilizam o tema claro (mesmo estando configurados para o tema escuro). Tentei o “Reset to Default” (Restaurar Padrão) nas configurações do Gnome Tweaks, mas isso não resolveu o problema. Assim, no Wayland a GPU NVIDIA não funciona, e no Xorg estou enfrentando sérios problemas para abrir e utilizar os aplicativos.
Os softwares de edição de vídeo Kdenlive (24.08.1) e DaVinci Resolve (19.0.2) reconhecem a GPU NVIDIA no Wayland, mas não a utilizam. Curiosamente, o DaVinci Resolve roda e reconhece a GPU NVIDIA no Wayland, mas exibe constantemente a mensagem “Your GPU memory is full” (Sua memória de GPU está cheia) (suspeito que o DaVinci Resolve não está utilizando a GPU de fato). Meu principal objetivo é utilizar a GPU NVIDIA para edição de vídeo.
A opção “Intel (Power Saving Mode) - Intel (Modo de Economia de Energia)” não está selecionável (está cinza) no painel de configurações da NVIDIA. Tentei a opção “NVIDIA (Performance Mode) - NVIDIA (Modo de Desempenho)”, mas nada mudou no Wayland.
Já testei os drivers 550 e 560-open, sem sucesso. Também instalei todos os pacotes nvidia* disponíveis via apt, mas sem melhorias ou resultados satisfatórios.
No Xorg, tentei usar o arquivo xorg.config gerado pelo nvidia-xconfig e também pelo nvidia-settings. Com ambos os arquivos, o sistema trava e a sessão do Xorg não inicia após a tela de login. O Xorg só inicia sem o arquivo xorg.config, o que me faz pensar que o sistema está detectando as configurações automaticamente para iniciar.
Enviei um relatório completo para linux-bugs@nvidia.com, com o arquivo nvidia-bug-report.log.gz anexado. Enquanto não recebo uma resposta, estou buscando uma solução para utilizar minha GPU NVIDIA no Wayland e/ou corrigir os problemas para usá-la no Xorg.
Sugestões são bem-vindas.
Para mais informações e colaborações, esse mesmo post também foi publicado em:
-
Ubuntu Forums (in English)
[ubuntu] NVIDIA MX150 not Working on Wayland on Ubuntu 24.10 -
NVIDIA Forums (in English)
https://forums.developer.nvidia.com/t/nvidia-mx150-560-35-03-not-working-on-ubuntu-24-10-kernel-6-11-gnome-47-with-wayland/309548 -
Diolinux Plus (em Português)
NVIDIA (560) não funciona no Ubuntu 24.10 com Wayland... e com problemas no Xorg!