Descubra quantos usuários Linux existem no Brasil e no mundo, também veja como os sistemas do pinguim vem crescendo de forma surpreendente!
Faltou so a parte que o Satya Nadella vem ajudando estragando o produto Windows o maximo o possivel para forçar os clientes a largar do SO kkkkkkk(tipico de fanboy opensource)
Mudei definitivamente pra Linux mes passado, tenho testado algumas distros, mas o Fedora é o unico que funcionou 100% no meu hardware [5800X - 4070 Ti]. Ainda mantenho um dual boot por causa do NIKKE, entro 30min no inicio do dia para fazer minhas diárias e apenas isso, esperando o Fedora 40 lançar para usar o KDE nessa maquina e fazer dual boot com Gnome no meu notebook (que mantenho dual boot também, justamente por causa do NIKKE).
Sinto 0 falta do Windows, mesmo trabalhando com fotografia, não senti desafio nenhum usando o Dark Table, raramente precisava do Photoshop pra retocar algo, mas se precisar, nada que o projeto Photogimp não resolva.
No Fedora KDE, senti que a maioria dos meus jogos ganharam desempenho comparado ao Windows, principalmente Horizon Zero Dawn e Dead Space Remake. Como não jogo jogos competitivos, não tenho que me preocupar com jogos que não vão rodar aqui (quitei de Destiny ja).
Trocar para linux foi a melhor decisão que fiz na vida.
O campeão continua sendo a Índia:
World 4,05%
Asia 5,89%
North America 3,38%
South America 3,15%
Europe 2,73%
India 15,68%
Venezuela 5,92%
Viet Nam 4,84%
Nigeria 3,95%
Bangladesh 3,49%
Indonesia 3,05%
Pakistan 2,74%
Mexico 2,34%
Russia 2,13%
China 1,13%
USA 3,61%
Alemanha 3,28%
France 2,70%
UK 1,27%
Japan 1,05%
A Europa está meio fraquinha – embora a Alemanha esteja acima da média europeia.
Rússia, China e Japão na lanterninha.
Peguei só os países e continentes mais populosos – mas isso são números relativos (entre os que navegam). – Não temos como saber o percentual de usuários de PC Desktop dentro de cada população.
Índia 1,428 bilhão
China 1,425 bilhão
USA 334,6 milhões
Indonésia 281,6 milhões
Paquistão 232,9 milhões
Nigéria 220,5 milhões
Brasil 216,4 milhões
Bangladesh 169,3 milhões
Rússia 146,1 milhões
México 132,7 milhões
Já ouvi falar isso num post que um cara zoou pro Elon Musk falar pra ir pedir para que essa tal pessoa ajude, mesmo que seja uma piada
Não sei muito quem é
so uma ressalva, que eu tambem me enganava até um tempo atraś. Alguns falam do photogimp como se fosse um projeto alternativo para o photoshop ao gnu/linux, mas o “photogimp” é o próprio gimp. a única diferença é q o “photogimp” vem com algumas modificações que auxiliam usuários de photoshop, mas você poderia fazer isso facilmente sozinho, etc. Que legal que você está curtindo! O darktable e o rawtherape realmente são incríveis!!
To ligado que é o proprio gimp, nunca me enganei nesse sentido ja que eu usava o gimp antes do Dio lançar esse projeto, mencionei ele pelo exemplo de ser mais facil se adaptar de quem vem do photoshop por conta dos atalhos e similaridade com a interface. Vou dar uma olhada nesse Rawtherape depois, obrigado pela sugestão!
Sempre curti, dessa vez em definitivo, é que eu pulo do windows pro linux há muitos anos ja, desde meados dos anos 2000 (olha eu denunciando minha idade), devo ter fotos perdidas do meu antigo notebook Knnex, rodando ubuntu 08.04 ou seria o 09? bom, é gnome 2 com um wallpaper de anime, sempre. ![]()
Só que dessa vez eu decidi de vez migrar, cansei das politicas da microsoft, de como o windows tem evoluido, entre outras coisas que apenas deixam o windows mais inutilizavel e pesado sendo que eu apenas quero jogar e editar minhas fotos.
Acho até não, porque o windows 11 é cópia descarada do kde e ficou bom, que até gostei do danado, o wsl está em constante evolução, e depois dos grande softwares perdendo para o modo de apps online isso está mudando o mercado drasticamente veja o caso “digna”, mexeu fundo na Adobe mano e as paradas mudam, o modelo de mercado está mudando drasticamente e quem não acompanhar vai ficar pra trás.
E vai continuar crescendo, com as tomadas de decisão questionáveis da Microsoft em relação ao Windows 11, por exemplo
WSA - Subsistema Android - Opção excelente, funciona razoavelmente bem, eu tive poucos problemas com Apps Android nele, ai acontece o que? a Microsoft simplesmente anuncia que vai parar de dar suporte, infelizmente eu diria, ai em contra partida a isso você ve noticias do tipo
Propaganda no menu iniciar do Windows 10 pode chegar ao Windows 11
Faça-me o favor Microsoft… por isso ta perdendo mercado pro Linux, e espero que não muito distante, realmente seja algo que ameace a supremacia Windows, não por ser fanboy de nada, porque eu não ligo pra isso, eu uso SO como ferramenta, então se ele tem algo que me sirva pra ganhar dinheiro, eu vou e uso, fim… por isso eu tenho um Fedora com 2 VM’s aqui, uma do Windows 11 e outra do MacOS Sonoma, e faria o inverso com qualquer um dos 3 se precisasse, mas a Microsoft ta ela própria dando espaço pra outros sistemas, fazendo esse tipo de coisa