Numerar Páginas No Libre Office Versão 24.2

Eu tenho Libre Office Writer Versão 24.2 instalado no meu Microsoft Windows 10 Home Single Language Versão 22H2 .

O meu documento de texto está no Estilo de Página Padrão no Libre Office Writer Versão 24.2 , mas não está com páginas numeradas .

Eu desejo criar rodapés diferentes com numeração de página diferente para cada um desses rodapés diferentes no meu documento .

Como faço rodapés diferentes com numeração diferente para cada página em meu documento no Libre Office Writer 24.2 ?

Como numerar páginas de rodapés diferentes ?

Será que eu terei que fazer estilos de páginas esquerda com estilos de pagina direita para serem numeradas ao invés do estilo de página padrão ?

Como numerar estilos de páginas esquerdas junto com estilos de páginas direitas no Libre Office Writer 24.2 sem o estilo de Página Padrão ?

Muita gente não sabe que Estilos de Páginas Direitas possuem páginas impares , e os Estilos de Páginas Esquerdas possuem páginas pares no livro Writer Guide 24.2 . É isso que eu desejo fazer , mas não consigo !

Basicamente o que eu desejo é fazer numeração diferente de páginas para cada rodapé diferente criado , igual ao que acontece no Writer Guide 24.2 em arquivo PDF !

Eu quero numerar páginas e rodapés igual ao que acontece no Writer Guide 24.2 , para terem uma idéia melhor do que eu desejo acessem este link de visualização do Writer Guide 24.2 em PDF , lá aparece o arquivo com páginas esquerdas e páginas direitas numeradas de forma diferente em cada página do livro em questão !

Eu fui a tutoriais no YouTube mas são de versões anteriores ao Libre Office Writer 24.2 , aí fica difícil de entender e fazer estes exercícios propostos por estes mesmos tutoriais !

Alguém sabe numerar páginas no Libre Office Writer 24.2 como descrito nas perguntas acima ?

Desde já eu agradeço a quem me responder aqui na Comunidade DioLinux !

O documento que você está editando é muito grande?

Pelo que vi, inserir quebra manual de página (estilo de página direita… página esquerda) permite você colocar número de página, alternando entre direita e esquerda.

Deve haver uma maneira de fazer isso de forma automática, em vez de quebra manual página por página. Mas, ao menos funcionou.

O meu documento não é grande , o meu documento tem apenas 58 paginas no Libre Office Writer 24.2 . No entanto , este meu documento está em texto simples e sem sumário . Gratidão a ti amigo desde já por sua resposta !

1 curtida

O meu documento tem extensão de arquivo .rtf do WordPad do Windows 10 Home , no entanto eu fiz este documento no WordPad no Windows 10 Home , e eu abri este mesmo documento no Libre Office Writer Versão 24.2 para editá-lo com mais eficiência , visto que o Libre Office Writer Vesão 24.2 tem mais ferramentas de edição de texto do que o WordPad do Windows 10 Home .

Como o seu documento não é tão grande, dá pra fazer manualmente as quebras de página.
Você vai ter que salvá-lo no formato .odt do Writer, para editá-lo.
Para montar o sumário automaticamente, é preciso configurar os tópicos no decorrer do texto.
Fiz minha monografia da graduação no LibreOffice. Aprendi bastante, apesar de ter esquecido muitos detalhes de como editar.

Terei que testar quebras de página em formato de índice no estilo de página padrão para ver se eu consigo numerar páginas de forma mais dinâmica , é uma pena eu não conseguir numerar paginas esquerda e direita igual ao que acontece em livros físicos que lemos , pois as páginas de estilo padrão , os rodapés são todos iguais , aí perde a graça do livro .

Em relação à numeração das páginas, o que você quer não é, apenas, essa alternância entre esquerda e direita?

Sim amigo , é esta alternância de páginas que eu desejo fazer no meu documento de arquivo .rtf aberto no Libre Office Writer Versão 24.2 .

Mas eu salvarei este mesmo documento como arquivo .odt do Libre Office Writer Versão 24.2 .

Por favor amigo wmassis , como eu faço esta alternância de páginas numeradas ?

Nessas alternâncias de páginas é possível inserir palavras nesses rodapés alternados de páginas alternadas ?

A alternância é simples:
Inserir > Mais quebras > Quebra manual > Estilo de página (Página direita / página esquerda).

Isso seria uma forma “meia boca”, mas funciona.
Sobre inserir palavras, não dá certo, fazendo desse jeito.

Tutorial de como numerar páginas esquerdas e páginas direitas no Libre Office Writer na Versão 24.2 instalado no meu Microsoft Windows 10 Home Single Language Versão 22H2 :

Amigo , eu consegui fazer numeração de páginas esquerdas e páginas direitas com numerações alternadas .

Depois de muito raciocínio !

Foi difícil colocar as instruções exatas de como numerar páginas imapares (páginas direitas) páginas pares (páginas esquerdas) com rodapés personlizados e cabeçalhos personalizados !

Observação: Esta configuração abaixo foi feita em meu documento de página de Estilo Padrão no Libre Office Writer na versão 24.2 instalado no meu Microsoft Windows 10 Home Single Language Versão 22H2 e
pode acontecer de seu sistema operacional Linux , MacOS e Windows 10 Pro alterarem a predisposição dos menus do Libre Office Writer Versão 24.2

Para numerar páginas esquerdas e páginas direitas no Estilo de Página Padrão no Libre Office Writer Versão 24.2 façam o seguinte :

1. Primero , vocês vão em Rodapés da Primeira Página no Estilo de Página Padrão em seu documento aberto no Libre Office Writer Versão 24.2 , cliquem neste mesmo rodapé ,

2. No Libre Office Writer Versão 24.2 , vão no menu Formatar>Inserir Número de Página ,

3. Abrirá uma tela chamada : o Assistente de Numeração de Página ,

4. Nesta mesma tela do Assistente de Numeração de Página cliquem em : “Alinhamento” e escolham “No Centro” ,

5. Ainda nesta mesma tela do Assistente de Numeração de Página cliquem em : “Incluir Total de Páginas” e cliquem em “OK” ,

6. Aparecerão em todos os rodapés do Estilo de Página Padrão , os rodapés já numerados como páginas e o total de páginas após o numero de página , obrservando que os rodapés numeram as páginas .

7. Agora o seu documento está numerado corretamente ! Mas ainda precisa de mais ajustes finos personalizados nos rodapés .

8. Agora vem o pulo do gato : No Libre Office Writer Versão 24.2 , cliquem em qualquer parte do documento , aparecerá um cursor ,

9. Agora vocês vão no menu Formatar>Estilo de Página ,

10. Abirá uma tela chamada : “Estilo de Página : Estilo de Página Padrão”

11. Ainda na mesma tela “Estilo de Página : Estilo de Página Padrão” , agora vocês vão na guia Rodapé ,

12. Ainda na mesma Guia Rodapé , vocês vão na seção chamada “Rodapé” , cliquem no quadrado de seleção para ativar o “Rodapé” .

13. Ainda na mesma Guia Rodapé , desmarquem o quadrado de seleção da opção chamado : “Mesmo Conteúdo Nas Páginas Direitas e Esquerdas” ,

14. Ainda na mesma Guia Rodapé , Clique em OK na parte inferior da Tela “Estilo de Página : Estilo de Página Padrão” , isto salvará as configurações .

15. Agora vocês observam , que as páginas impares e pares do rodapé tem o mesmo fator campo de numeração arábica e estão com recuo centralizado , vamos mudar esses recuos em cada página individualmente e separadamente de forma dinâmica sem ter muito trabalho de edição .

16. Vocês agora vão na primeira página do estilo padrão dentro do documento , cliquem no rodapé desta primeira página , aparecerá um cursor , aparecerá um cursor no rodapé .

17. Ainda com o cursor no mesmo rodapé da primeira página , vão no menu Formatar>Alinhar Texto e cliquem na opção : “Á Direita” .

18. Vocês observarão que todas as páginas impares estão com o rodapé alinhado à direita , em outras palavras , as numerações de páginas impares estão alinhadas à direita dentro dos rodapés , tenham em mente que rodapé e página neste quesito são a mesma coisa.

19. Agora vocês vão no rodapé da segunda página , vão no menu Formatar>Alinhar Texto e cliquem na opção : “Á Esquerda” .

20. Vocês observarão que todas as páginas pares estão com o rodapé alinhado à esquerda , em outras palavras , as numerações de páginas pares estão alinhadas à esquerda dentro dos rodapés , tenham em mente que rodapé e página neste quesito são a mesma coisa.

Observação : As técnicas acima também servem para cabeçalhos ! Vocês pode colocar testo escrito antes dos números de páginas , aí é da escolha de cada um fazer as suas devidas personalizações .

Eu espero ter ajudado com esta solução pata toda nossa comunidade DioLinux a crescer cada vez mais em conhecimento , eu fui a vários vídeos no YouTube sobre numeração de páginas , mas muitos desses canais me ajudaram , mas nenhum deles me ensinaram a numerar páginas direitas e esquerdas dentro de um documento no Libre Office Writer Versão 24.2 instalado no Microsoft Windows 10 Home Single Language Versão 22H2.

Se alguém aqui na comunidade DioLinux conhece um método melhor do que o meu método de numeração de paginas direitas (impares) e páginas esquerdas(pares) no Libre Office Writer Versão 24.2 para páginas pares e impares , ficarei feliz se contribuírem com este post para mais discussões produtivas com novos métodos aqui , e estou aberto a novas sugestões e instruções .

Eu aguardo vocês comentarem aqui neste post , trazendo novas técnicas de numeração de páginas pares e impares no Libre Office Writer 24.2 ou de qualquer outra vesão do Libre Office Writer !

Desde já agradeço a todas e a todos que visitaram meu post !

2 curtidas

Amigo , eu te agradeço por ter me ajudado até aqui !

Eu ainda estou estudando Libre Office Writer Versão 24.2 no guia gratuito da comunidade Libre Office , eu não sei se você sabe , lá tem guias gratuitos , mas nenhum deles me ensinou a numerar páginas alternadamente sem quebras de páginas nas páginas direitas (páginas impares) e páginas esquerdas (páginas pares) como acontece num livro em pdf e em livros físicos .

Eu coloquei lá em cima um tutorial que poderá ajudar muita gente a numerar páginas esquerdas e páginas direitas sem muito esforço e sem quebras de páginas .

No meu entender quebras de páginas são aplicadas depois da capa do livro e antes a introdução do livro , sendo que a página de índice não é numerada , mas isso aí depende dos documentos que você deseja e fazer e manipular , a escolha vai de cada pessoa .

Leia lá em cima e aplique o tutorial e depois me diga como foi a sua experiência no Libre Office Writer 24.2 , o seu comentário é muito importante para mim !

1 curtida

Rapaz… você achou uma maneira rápida e prática. Top :+1:
Testei, aqui, e funcionou.

Pensei que você queria textos diferentes nos rodapés, de acordo com o capítulo, por exemplo. Se os textos são distintos entre páginas direita e esquerda, mas se mantendo iguais em todo o documento, é mais fácil.

1 curtida

Eu vi o guia. Inclusive, baixei em pdf e em odt para ver como configuravam.

A versão odt está disponível apenas em inglês, mas é útil para ver as configurações que eles aplicaram no próprio guia.

Mas eu fiz textos diferentes nos rodapés usando as técnicas acima , para colocar textos diferentes , é só colocar textos de sua escolha antes de usar as técnicas acima !

1 curtida

Eu não conheço a versão odt do Guia do Writer , eu baixei o pdf em inglês do Guia do Writer , e coloquei este mesmo guia exibido mo Microsoft Edge , lá o próprio navegador da Microsoft Edge traduz no lado direito da tela o pdf que está em inglês para português do Brasil o que está no lado esquerdo da tela através do Copilot . Possilvemente você está usando uma distro Linux que não tem suporte ao Copilot da Microsoft .

Nem sempre o caminho mais fácil é o melhor !

Eu quebrei muito a cabeça para colocar este tutorial aqui na comunidade DioLinux , eu só não garanto que este tutorial funcionará para todos da Comunidade DioLinux em virtude de sistemas operacionais difenetes alterarem os menus do Libre Office Writer Versão 24.2 .

1 curtida

Como faço para baixar a versão odt do Guia do Writer ?

Gratidão desde já por estar aqui comigo no meu post !

1 curtida

Se deu certo… excelente! :+1:

Selecione Writer Guide, clique “Download ODF”.

Vai abrir outra página. Role a página para baixo. Os arquivos odt estão separados por temas.

Você está certo e é quebrando a cabeça que se aprende.
Quando fiz minha monografia no LibreOffice, quebrei cabeça, também.