Tutorial de como numerar páginas esquerdas e páginas direitas no Libre Office Writer na Versão 24.2 instalado no meu Microsoft Windows 10 Home Single Language Versão 22H2 :
Amigo , eu consegui fazer numeração de páginas esquerdas e páginas direitas com numerações alternadas .
Depois de muito raciocínio !
Foi difícil colocar as instruções exatas de como numerar páginas imapares (páginas direitas) páginas pares (páginas esquerdas) com rodapés personlizados e cabeçalhos personalizados !
Observação: Esta configuração abaixo foi feita em meu documento de página de Estilo Padrão no Libre Office Writer na versão 24.2 instalado no meu Microsoft Windows 10 Home Single Language Versão 22H2 e
pode acontecer de seu sistema operacional Linux , MacOS e Windows 10 Pro alterarem a predisposição dos menus do Libre Office Writer Versão 24.2
Para numerar páginas esquerdas e páginas direitas no Estilo de Página Padrão no Libre Office Writer Versão 24.2 façam o seguinte :
-
Primero , vocês vão em Rodapés da Primeira Página no Estilo de Página Padrão em seu documento aberto no Libre Office Writer Versão 24.2 , cliquem neste mesmo rodapé ,
-
No Libre Office Writer Versão 24.2 , vão no menu Formatar>Inserir Número de Página ,
-
Abrirá uma tela chamada : o Assistente de Numeração de Página ,
-
Nesta mesma tela do Assistente de Numeração de Página cliquem em : “Alinhamento” e escolham “No Centro” ,
-
Ainda nesta mesma tela do Assistente de Numeração de Página cliquem em : “Incluir Total de Páginas” e cliquem em “OK” ,
-
Aparecerão em todos os rodapés do Estilo de Página Padrão , os rodapés já numerados como páginas e o total de páginas após o numero de página , obrservando que os rodapés numeram as páginas .
-
Agora o seu documento está numerado corretamente ! Mas ainda precisa de mais ajustes finos personalizados nos rodapés .
-
Agora vem o pulo do gato : No Libre Office Writer Versão 24.2 , cliquem em qualquer parte do documento , aparecerá um cursor ,
-
Agora vocês vão no menu Formatar>Estilo de Página ,
-
Abirá uma tela chamada : “Estilo de Página : Estilo de Página Padrão”
-
Ainda na mesma tela “Estilo de Página : Estilo de Página Padrão” , agora vocês vão na guia Rodapé ,
-
Ainda na mesma Guia Rodapé , vocês vão na seção chamada “Rodapé” , cliquem no quadrado de seleção para ativar o “Rodapé” .
-
Ainda na mesma Guia Rodapé , desmarquem o quadrado de seleção da opção chamado : “Mesmo Conteúdo Nas Páginas Direitas e Esquerdas” ,
-
Ainda na mesma Guia Rodapé , Clique em OK na parte inferior da Tela “Estilo de Página : Estilo de Página Padrão” , isto salvará as configurações .
-
Agora vocês observam , que as páginas impares e pares do rodapé tem o mesmo fator campo de numeração arábica e estão com recuo centralizado , vamos mudar esses recuos em cada página individualmente e separadamente de forma dinâmica sem ter muito trabalho de edição .
-
Vocês agora vão na primeira página do estilo padrão dentro do documento , cliquem no rodapé desta primeira página , aparecerá um cursor , aparecerá um cursor no rodapé .
-
Ainda com o cursor no mesmo rodapé da primeira página , vão no menu Formatar>Alinhar Texto e cliquem na opção : “Á Direita” .
-
Vocês observarão que todas as páginas impares estão com o rodapé alinhado à direita , em outras palavras , as numerações de páginas impares estão alinhadas à direita dentro dos rodapés , tenham em mente que rodapé e página neste quesito são a mesma coisa.
-
Agora vocês vão no rodapé da segunda página , vão no menu Formatar>Alinhar Texto e cliquem na opção : “Á Esquerda” .
-
Vocês observarão que todas as páginas pares estão com o rodapé alinhado à esquerda , em outras palavras , as numerações de páginas pares estão alinhadas à esquerda dentro dos rodapés , tenham em mente que rodapé e página neste quesito são a mesma coisa.
Observação : As técnicas acima também servem para cabeçalhos ! Vocês pode colocar testo escrito antes dos números de páginas , aí é da escolha de cada um fazer as suas devidas personalizações .
Eu espero ter ajudado com esta solução pata toda nossa comunidade DioLinux a crescer cada vez mais em conhecimento , eu fui a vários vídeos no YouTube sobre numeração de páginas , mas muitos desses canais me ajudaram , mas nenhum deles me ensinaram a numerar páginas direitas e esquerdas dentro de um documento no Libre Office Writer Versão 24.2 instalado no Microsoft Windows 10 Home Single Language Versão 22H2.
Se alguém aqui na comunidade DioLinux conhece um método melhor do que o meu método de numeração de paginas direitas (impares) e páginas esquerdas(pares) no Libre Office Writer Versão 24.2 para páginas pares e impares , ficarei feliz se contribuírem com este post para mais discussões produtivas com novos métodos aqui , e estou aberto a novas sugestões e instruções .
Eu aguardo vocês comentarem aqui neste post , trazendo novas técnicas de numeração de páginas pares e impares no Libre Office Writer 24.2 ou de qualquer outra vesão do Libre Office Writer !
Desde já agradeço a todas e a todos que visitaram meu post !