NTFS x F2FS x BTRFS x EXT4; qual o melhor?

estou procurando qual desses e melhor ?

NTFS;
F2FS;
BTRFS;
EXT4;

1 curtida
2 curtidas

Bem, minha opinião baseada na experiência que tive:

• NTFS: é o tradicional sistema de arquivos do Windows, nunca usei para instalar uma distro, mas, uso no meu HD externo, e consigo acessá-lo tranquilamente e não tenho problemas de performance ou algo do tipo. Recentemente melhoraram o suporte no kernel 5.15.

• F2FS: é dito ser ideal para memórias flash como SSD e talvez seja o mais veloz, mas, tome cuidado quanto a quedas de energia pois podem corromper seus dados. Bem, fui usar no meu PC desktop e, como na minha localidade (RJ) há muitas quedas de energia, “dito e feito” e perdi meu sistema quando usei. Talvez seja melhor usar em notebooks por causa da bateria ou num desktop com nobreak, mas, use por sua conta e risco.

• BTRFS: sem dúvida é o do sistema de arquivos ideal quanto a compreensão de dados, backups instantâneos e diversos outros benefícios. Talvez eu não seja a melhor pessoa para falar sobre, tem uma galera aqui muito mais competente para isso, mas, já testei (em VMs) e é realmente incrível, um dia pretendo mudar para esse.

• EXT4: é sabido ser um dos mais utilizados e estáveis sistemas de arquivos, também é muito bom para mémórias flash e lida muito bem com fragmentação e arquivos grandes. Lembro de “chegar no Linux” e achá-lo muito rápido, e com o tempo vi que realmente é muito estável, enfim, é o “padrão do Linux”. Consegue segurar muito bem as quedas de energia daqui rs.

6 curtidas

Eu só recomendo atenção para quem planeja fazer uso de snapshots + backups incrementais usando Flatpak + BRTFS na raiz. Tem um bug que tal setup pode trazer a tona as vezes e isso pode demandar deletar os arquivos e snapshots ofensores para voltar a fazer os backups.

1 curtida

Concordo, com o @kevinlucasilva, a implementação dos snapshots, e a modularidade do BTRFS, são fantasticas, mas quando se trata de sistemas de arquivos, prezo pela estabilidade do bom e velho EXT4, aqui você pode ver o status de alguns recursos instáveis do BTRFS, e a resposta, quando perguntados se o “BTRFS é estável?”

Não seria estabilidade?

1 curtida

Corrigido…

E aos que ficam com saudades das features do BTRFS, nem tudo está perdido, o kernel tem subsistemas como dm-crypt, dm-raid, dm-integrity, LVM e afins que podem ser mesclados ao seu FS favorito.

FS antigos como o EXT4 e XFS continuam recebendo features, XFS esses tempos recebeu suporte a reflinks e deduplicação, o EXT4 recebeu suporte a compressão e ambos receberam suporte a checksum de metadados, graças a features já de longa data presentes no kernel.

o setup inicial do BTRFS ainda é mais simples, mas fica a dica de um possível caminho, com seus prós e contras, para aqueles que venham a decidir que BTRFS ainda não está estável o bastante. A maioria destes componentes tem décadas de existência.

1 curtida

Ntfs = Somente se vc for usar Windows como sistema principal.
Ext4 = Usar Linux num hd mecânico
Btrfs = Otimizado pra ssd

1 curtida

EXT4 e F2FS dependendo do dispositivo, BTRFS tem um monte de vantagens, mas praticidade pra usufruir? Praticamente zero

NTFS com certeza é o pior deles, ele deixa arquivos fragmentos no disco e precisa ser manualmente desfragmentado, a Microsoft nunca faz quaisquer melhorias no NTFS, quanto menos criar um novo sistema de arquivos mais eficiente, o NTFS só ganha do finado FAT32 que era consideravelmente limitado.

Nunca ouvi falar do F2FS portanto não posso opinar.

BTRFS é relativamente novo e não sei muito sobre ele, acho que ainda é cedo pra adotar ele como padrão.

O EXT4 é bem avançado e inteligente comparado ao NTFS, ele não deixa arquivos fragmentados no disco e não precisa ser desfragmentado, o EXT4 previne a fragmentação internamente de forma inteligente, sem falar que ele tem uma performance muito melhor que o NTFS, toda atualização do kernel traz grandes melhorias de performance para o EXT4 e o BTRFS, as vezes o BTRFS sofre regressões consideráveis em kernels novos no entanto.

Atualmente o sistema de arquivos padrão no Linux é o EXT4, e eu aconselho a seguir sempre o padrão, o Linux tem muitos padrões.

• O Wayland agora é o padrão pra renderizar os gráficos
  • O Pulseaudio gerencia o som por padrão porém em um futuro próximo ele pode ser substituído pelo Pipewire
  • Diversas distros usam o GNOME como DE padrão

Esses padrões geralmente são definidos pois funcionam bem para a maioria dos usuários, uma tecnologia nova deve ser rigorosamente testada e certificada que está pronta pra ser disponibilizada para as massas, não podemos definir como padrão uma tecnologia ainda não finalizada ou experimental, essa tecnologia precisa de tempo para madurecer.

O EXT4 funciona bem, o Pulseaudio funciona muito bem comparado com antigamente, o systemd funciona como esperado apesar de alguns usuários ter birra com ele, o GNOME é intuitivo e funciona bem.

Quanto a sua questão, na minha opinião o melhor sistema de arquivos é o EXT4, o BTRFS ainda precisa amadurecer mais e isso ainda pode levar alguns ou vários anos, ainda é muito cedo para adotar o BTRFS como padrão, no momento eu sugiro continuar usando o EXT4, se ele funciona bem não há necessidade de mudar.

Queria saber como o EXT4 iria performar em um SSD.

O NTFS do Linux é diferente da do Windows, é uma versão livre licenciado GPL.
Você pode ver isso digitando mkfs.ntfs --version no terminal, vai aparecer os autores do NTFS do Linux e a licença.

Iria performar bem. Quando falo da questão de otimização do btrfs pra ssd é q ele usa tecnologias q fazem um melhor uso desse tipo de disco. Mas pode usar tranquilamente ext4 em ssd.

mas pq vc quer um desses? vai usar pra que?

Se serve como parâmetro uso ele a uns anos NO UBUNTU sem nenhum tipo de problema. Ao contrário, notei ganhos de performance em algumas cópias de arquivos/leitura.

1 curtida

A resposta depende, melhor para qual aplicação?

2 curtidas

Concordo plenamente.

Outro fator… o BTRFS é um baita FS. Utilizo há mais de 4 anos e prefiro acima dos demais.
Ele é passível de produção tranquilamente. A malha de armazenamento do Facebook e Instagram e outros datacenters gigantes usam diariamente 24/7 justamente pela competência do FS e suas features avançadas.
Vale a pesquisa atual. Ainda existe muita desinformação sendo propagada sobre esse FS.

2 curtidas

Não sabia que as grandes empresas já usavam o BTRFS, foi bom mencionar.