Quer-se reduzir com o NT Lite o tamanho da ISO do Windows 10, mas interessa remover só o que não tem fundamento e, também, manter como estão o Windows PowerShell e o Windows Defender, como uma alternativa ao antivírus. Como resolver esse problema?
Eu não recomendaria fazer isso. Afinal, um Update do Windows, e a possibilidade de trazer de volta tudo o que você removeu é bem grande.
Já usei isso, e posso dizer: será um completo desperdício de tempo e energia fazer uma ISO do Windows com essas coisas removidas.
A não ser que você desabilite o Windows Update, mas isso não é recomendável já que você estará mais exposto a malwares que podem se aproveitar de uma falha que não foi (e nem será) corrigida num Windows com o Update desativado.
Esses programas como o NTLite existem para apenas um propósito: Se você tem vários computadores para instalar o Windows e um punhado de programas e configurar o Windows, é muito mais fácil fazer uma ISO com os programas que você vai instalar e as configurações que você vai fazer do que fazer isso em cada computador.
Concordo com quase tudo que o @rapoelho falou, porém tenho que acrescentar ainda duas utilidades que tem o NTLite.
- Automatização da instalação: Você pode automatizar os passos da instalação, fazendo com que seja solicitado apenas algumas coisas no momento da instalação ao invés de um monte de Next que tem na instalação.
- Personalização de algumas funcionalidades: no NTLite tem uma seção em que você pode personalizar as funcionalidades que existem no painel de configurações, mas você pode deixar isso pré estabelecido. Ex: exibir ícones pequenos na area de trabalho.
OBS: Já gastei muito tempo aprendendo e aperfeiçoando o NTLite para uso próprio no passado, hoje não uso mais. Como nosso colega disse, muitas coisas removidas voltam com o update, hoje prefiro usar um script como o do Chris Titus (GitHub - ChrisTitusTech/winutil: Chris Titus Tech's Windows Utility - Install Programs, Tweaks, Fixes, and Updates) que pode ser usado novamente se algum update trazer de volta as coisas removidas. Uso mais para remover os bloatware que vem instalado.
Caso queira mesmo assim usar o NTLite, recomendo os vídeos do Azarado:
OBS: Lembrando que após a customização da ISO, teste em uma maquina virtual antes para evitar surpresas.
Eu apenas usei o NTLite para fazer o Windows 10 rodar na marra no meu antigo Lenovo G485, que tinha um AMD C70 com um clock miserável de 1 GHz (Um processador tão miserável que o único navegador que rodava bem nele era o Internet Explorer 11). Mas só foi vir o Windows 10 1511 (November Update) que as minhas alterações do NTLite foram para os ares.
Quanto ao Willian Azarado se ele ensina bem a usar o NTLite, talvez recomendar o canal dele possa ser bom. Só passe bem longe das recomendações das versões modificadas do Windows, que são completamente inseguras, problemáticas e instáveis.