Novos termos do Google

Pessoal, no dia de hoje ,a Google está disponibilizando os novos termos de serviço, e apos ler cuidadosamente gostaria de abrir uma discussão sobre o paragrafo a seguir:

Finalidade

Esta licença é destinada aos fins restritos de:

• operar e melhorar os serviços , o que significa permitir que eles funcionem de acordo com o planejado e criar novos recursos e funcionalidades. Isso inclui usar sistemas automatizados e algoritmos com o objetivo de analisar seu conteúdo para:
    • buscar spams, malware e conteúdo ilegal;
    • reconhecer padrões nos dados, como determinar quando sugerir um novo álbum no Google Fotos para manter as fotos relacionadas juntas;
    • personalizar nossos serviços para você, como o fornecimento de recomendações, resultados de pesquisa, conteúdo e anúncios personalizados, o que você pode mudar ou desativar nas Configurações de anúncios.Essa análise ocorre à medida que o conteúdo é enviado e recebido, e quando ele é armazenado.
  • usar o conteúdo que você compartilhou publicamente para promover os serviços . Por exemplo, para promover um app do Google, podemos citar uma avaliação que você escreveu. Ou, para promover o Google Play, podemos exibir uma captura de tela de um app que você oferece na Play Store;
  • desenvolver novos serviços e tecnologias para o Google de acordo com estes termos.

Minha indagação é: Até que ponto, esses algoritmos que vão “analisar” nossos computadores e arquivos podem ser prejudiciais, mesmo que a longo prazo para a privacidade dos usuários? Tendo e vista que a Google possui praticamente o monopólio da maioria das informações de “quase tudo”, me preocupa o paragrafo seguinte a esse que expõe que dados que não possuam propriedade intelectual registrada, não irão entrar no escopo de privacidade do usuário.

Gostaria de saber qual a opinião de vocês sobre o assunto.

5 curtidas

O Google quer PODER sobre seus dados.

Por exemplo, para promover um app do Google, podemos citar uma avaliação que você escreveu. (falsificação)

aham sei… ‘‘que você escreveu’’

dados que não possuam propriedade intelectual registrada, não irão entrar no escopo de privacidade do usuário. (Como roubar a vitima sem que ela tenha chance de reclamar.)

Bem mas hora! você aceitou os termos! (só esquecem de dizer que vão poder nos roubar sem nenhum pudor, pois ‘‘não tem propriedade intelectual’’. bla bla bla

3 curtidas

Pois foi exatamente o que eu pensei … E me preocupo seriamente com isso…

sobre o trecho abaixo…

Só me explica essa parte que eu não entendi … :sweat_smile:

2 curtidas

(sua versão)
"Oi Google gostei da sua aplicação só que ela tem alguns problemas’’
(versão do Google)
"Oi Google gostei da sua aplicação ela é muito boa e funciona corretamente, era exatamente o que eu procurava.’’

Não duvido nada de empresa privada.

2 curtidas

sim… agora entendi… :rofl:
Pois é, essa manipulação dos dados está ficando cada vez mais descarada, e empresas privadas estão “atualizando” os termos de serviço para que isso seja cada vez mais “permissível”

2 curtidas

O Youtube de certos influencer que o diga.
E o destaque que é gerado em cima de certos veículos.

1 curtida

A questão é: EVITAR AO MÁXIMO USAR PRODUTOS E SERVIÇOS DESSAS EMPRESAS!

1 curtida

Na verdade não! mas sim o conteúdo que nós oferecemos na maquina que acessa os produtos deles.
Evitar ao máximo que sua propriedade seja raptada por tais.
Qualquer info que você escreve em um bloco de notas deles, eles podem alegar a justiça que foi de autoria deles ou algo assim, caso você não tenha ja registrado ela.

1 curtida

Eles podem pegar arquivos dos computadores da gente?

Roubam nossos dados para movimentar um mercado gigante.
É como eu disse num tópico: “Somos como vacas leiteiras. Os fazendeiros dão às vacas o pasto e em troca retiram o leite para vender. Já as grandes empresas nos dão os serviços gratuitamente e em troca coletam nossos dados e vendem para outras empresas.”

Tem um artigo interessante no site Restore Privacy pra quem quer alternativas aos serviços da Google:

:slight_smile: :v:

6 curtidas

Não cara! download

Lissandro pense melhor cara, somos mineiros retirando os minérios que eles querem, no caso os dados.
(Eles = Google LL Company)

Não existe nada de errado nisso, nós aceitamos os termos.Sem título

HEHEHE

3 curtidas

Foi uma analogia. Tem o mesmo significado dos “mineiros retirando os minérios”.
Nos dão os serviços e em troca levam nossos dados, sejam eles gerados ao usar esses serviços ou dados que não estão diretamente ligados aos serviços, como por exemplo o IP de seu PC :joy: :v:

3 curtidas

Não tinha escutado Raul Seixas ainda, vou passar a ouvir mais :grinning:

1 curtida

Não tem pra onde fugir mais, eu já desisti.

1 curtida

Esta é uma situação realmente complicada.
Se eu abrir mão de usar o Gmail, não conheço nenhum cliente que vai filtrar tão bem o que é ou não SPAM. É um problema sério, que praticamente obrigaria a migrar para uma solução paga. Mas com estes novos tempos, tem sido algo cada vez mais interessante.
Nos demais casos, é bem claro que cada vez mais os criadores de conteúdo serão distratados e virá um tipo de consumo cada vez mais padronizado e pasteurizado.
Eu já tive uma experiência muito ruim com a empresa, depois acabei cedendo um pouco, mas é meio que falta de vergonha na cara. Os dados são muito mais importantes, e para o conteúdo relevante para a minha vida, especificamente, dá para evitar o Google.
Quem já leu com calma verificou se já vem a cláusula de que sua conta pode ser cancelada se ela não for entendida como “lucrativa” (ou algum termo semelhante)?

E ainda tem que ache que depender de Nuvem, streaming, servidores remotos para tudo seja perfeito.

2 curtidas

O ideal é usar o computador de uma forma light : não ter arquivos comprometedores , não crackear , não fazer nada ilegal , não fazer download de arquivos protegidos por Copyright , não ter redes sociais e se tiver usar pouco e colocar somente abobrinhas, ao tirar fotos não fotografar nada comprometedor ou reprovável , não emitir opiniões demasiadamente fortes em fóruns.
Se agir assim mesmo que seus arquivos sejam escaneados não haverá nada que comprometa e ninguém ligará para isso.
Ao invés de baixar filmes , livros , músicas , usar uma conta barata da Netflix , uma conta gratuita do Spotify e uma conta barata do Kindle unlimited.
Você pode usar o Google foto se não fotografar nada comprometedor .
Pode salvar arquivos no Google drive se não forem ilegais.
Mas se você quiser usar de uma forma hard aí não pode usar nada e trocou a praticidade por uma privacidade extrema que dificultará as coisas.
Você terá que eliminar da sua vida a conta do Google , Microsoft , Facebook , Instagram e todas as outras.
Não poderá ter email gratuito e precisaram usar um provedor neutro ou proprietário , não poderá usar smartphones pois são uma brecha de segurança importante. Não poderá usar whatsapp.
Então você terá que se contentar comq um celular que só faz chamadas por voz. Um computador Linux que passa a maior parte do tempo desconectado , arquivos somente locais , filmes que passam na tv , cinema ou que fez download , música do rádio ou CD , livros de papel comprados em uma livraria pequena em dinheiro vivo , arquivos editados apenas no Libre Office. Ter que trocar todas as funcionalidades online por programas Linux instalados e offline , usar HDs externos redundantes e deixar em locais diferentes.
A vantagem é que a CIA , NSA e ABIN não vão te encontrar.
Devo ainda dizer que é melhor não ter conta no banco , nem cartão de crédito , nem fazer compras online e usar só dinheiro vivo.
Pix nem pensar.
Também seria bom usar uma vpn paga na eventualidade de contatar o mundo externo ao Bunker.
Tá… tô só brincando…
Mas é bom não levar as coisas tão a sério…

2 curtidas

Já isto eu acho mais sério , que seria ser banido do Google em definitivo.
Um usuário do Google , segundo a reportagem , teria perdido todo acesso aos serviços, sendo impedido de acessar os seus emails , não conseguindo acessar arquivos do drive nem serviços como YouTube , docs , etc. Ele foi completamente banido e não consegue voltar a acessar a conta , perdeu tudo.
Eu já pensei algum tempo atrás que isto poderia acontecer a mim. Configurei o insync Linux para baixar todo o meu Google drive. Configurei o Thunderbird para baixar todos os e-mails do Google e de um outro provedor que uso. Tenho backup de todo o meu Google fotos ,até a mudança da política da empresa, salvo no shotwell, e também em uma conta de backup do Google e em um HD externo.
Já tentei instalar a loja da Amazon para Android no passado e funcionou. Mas prefiro a loja do Google. Tenho um tablet Kindle funcional com a conta Amazon.
Conseguiria sobreviver pois há muito tempo implementei um plano B.
Mas e se fosse banido da Microsoft e da Amazon?
Não creio que a Amazon queira banir ninguém pois ela sobrevive de venda de produtos e serviços para o mundo todo. De qualquer forma poderia usar uma loja alternativa no meu tablet Kindle.
Se meu celular ficasse inutilizado poderia instalar a loja F- Droid, embora perdesse muitas funcionalidades.
Em vez do Google maps usariam o Here ou outro GPS, em vez do docs usaria o Office para Android , e se não pudesse instalar usaria o WPS para Android. Para músicas usaria o Spotify e não a minha conta no YouTube music.
Se o Android desse ruim mesmo, tentaria buscar em fóruns como instalar o Lineage os.
O Chrome pode ser substituído pelo pelo Firefox ou chromium ou edge.
Existem outros provedores de email além do Google, como Outlook, Yahoo , etc.
Mas ficaria ainda pior se fosse banido da Microsoft , pois neste caso teria que usar somente o Ubuntu e Libre Office , e os aplicativos opensource, o que me alijaria de programas proprietários que preciso usar , mas poderia mudar estes programas com algum esforço ou usar alguma versão online de outro fornecedor.
Tudo bem que tudo isto é muita viagem.
Mas pense em fazer parte do que eu fiz:
1- instale o insync Linux e baixe todos os seus arquivos do Google drive e salve uma cópia em um HD externo de backup desconectado do PC. Eu fiz isto.
2- instale o Thunderbird e faça download de todos os seus email do Google e outras contas e salve o arquivo . thunderbird no hd externo. Pois como são contas IMAP a exclusão no servidor excluiria no PC.
3- instale o nixnote2 e baixe todos os seus arquivos para o HD. Se não puder mais acessar seus arquivos no Evernote por causa da falta de aplicativo na Playstore você poderá acessar os arquivos no HD. Eu tenho o nixnote2 no PC com os arquivos baixados.
4- use a ferramenta de importação do Firefox e configure uma conta no Firefox para reaver os dados. A minha é a conta do Google o que não seria bom. Pode baixar o edge e importar do Chrome usando a conta Microsoft.
5- de tempos em tempos use a conta secundária do Google para usar como backup da conta principal , configurando o celular para salvar tudo nela e faça o backup no insync também , assim eu tenho duas contas iguais com Google one. Se perder uma está tudo na outra e se perder as duas está tudo no HD.
6- aprenda a usar o Libre Office e outras ferramentas opensource.
7- tenha um tablet Kindle da Amazon como eu fiz , na época em que comprei no MercadoLivre com dólar a 2,50 custou 290,00 mas agora está mais caro.

2 curtidas

Bom vou dar minha parcela de opinião da maneira mais simplificada possivél !

Se eu contratar uma transportadora para levar materiais tòxicos , inflamavéis e até mesmo pessoais de um estado para outro , eu sei que tenho a obrigação de relatar tudo em documentos par que se torne um transporte legalizado , e tambem sei que sem duvidas serão fiscalizados em postos federais ou estaduais e então mesmo contra nossa vontade os orgão fiscalizadores terão toda autoridade para verificar a carga por completo.

assim tambem são nossos dados , eles serão fiscalizados para que não haja trafego de algo ilicito e assim combater crimes cibernéticos.

infelismente acabou a tal da privacidade digital , isso é fato.